javascript:; F Petróleo Infonet: 01/08/12

domingo, 8 de janeiro de 2012

Entendendo o Conceito do Currículo


Curriculo: O resumo da sua trajetória profissional, deve ser simples e direto
currículo deve ser entendido como se fosse um resumo da sua trajetória profissional, indicando o quanto você se esforçou para chegar onde está hoje, qual caminho você trilhou e onde é o local onde você quer chegar.
Para se produzir um bom curriculotrês idéias básicas devem ser levadas em conta: verdade, simplicidade e eficiência.
  • Verdade: Ao escrever o seu currículo a sua meta deve ser buscar um ponto de equilibrio. Você não deve acrescentar habilidades ( dizer que o seu inglês é fluente sendo que ele é básico por exemplo ) e qualificações que você não tem já que estas artimanhas são facilmente descobertas. Por outro lado deixar de falar das suas qualidades e talentos que o diferenciam das outras pessoas pode fazer você perder boas oportunidades.
  • Simplicidade: Outra atribuição importante do seu currículo é ser simples. Os examinadores tem uma enorme carga diária de avaliação de currículos ( dezenas e talvez centenas ) e não podem ( e não vão ) perder tempo examinando um documento complexo ou confuso.
  • Eficiência: O terceiro e último atributo do bom currículo é a eficiencia. Ele deve apresentar de forma direta tudo o que o analisador precisar saber sobre você.

Modelo Simples de Currículo

Para escrever um currículo simples e completo, uma sugestão interessante é dividi-lo em algumas sessões fundamentais:
  • Cabeçalho: Nessa seção do currículo coloque somente as informaçõ es fundamentais: nome completo, endereço atual, telefones para contato e o seu e-mai atual.
  • Objetivos: Escreva aqui seus objetivos na empresa, ex.: atuação na área de TI.
  • Qualificações e Características: Escreva aqui um pouco sobre você, seus talentos e principais características pessoais e profissionais.
  • Formação Acadêmica: Escreva aqui sobre faculdades, cursos de aperfeiçoamento e pós graduação cursados por você.
  • Conhecimentos Técnicos e Especialidades: Escreva aqui as tecnologicas, técnicas ou áreas do conhecimento que você domina, e com as quais já trabalhou.
  • Experiência Profissional: Escreva aqui sobre as suas últimas experiencias profissionais, não esquecendo de citar: empresa, cargo e período.
  • Linguas: Fale aqui sobre os idiomas que você domina, não se esqueça de falar o seu nível para cada um dos idiomas. Ex.: básico, intermediário e fluente.
  • Outras Informações: Escreva aqui outras informações interessantes a seu respeito, tais como intercambios culturais que você possa ter feito.
Para exemplificar melhor o texto acima ( nada melhor que um bom exemplo prático ) faça o download do nosso Modelo de Currículo

Abaixo algumas das principais questões levadas em conta por quem lê o seu currículo:

  1. Estão claras as áreas de interesse principais do candidato ?
  2. O Curriculo apresenta erros de português, gramática ou concordância ?
  3. O Curriculo dá alguma dica clara sobre a personalidade do entrevistado ?
  4. Qual o intervalo entre os empregos do candidato ?
  5. Qual a permanência média do candidato em cada emprego ?
  6. Segundo o currículo, a carreira do candidato está em ascensão, estagnada ou decadente ?
  7. O candidato tem se esforçado para obter uma melhor qualificação ? Ele se mantém atualizado ?
  8. De acordo com o curriculo, a carreira do candidato tem sido coerente, ou tem havido constantes mudanças e guinadas ?
Leia mais...

As profissões


PROFISSIONAIS DO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS

Para trabalhar na área de extração, processamento e refino do petróleo, é preciso se formar em algum curso de engenharia tais como engenharia química, naval, mecânica, metalúrgica ou de minas, ou ainda cursar Geologia. Depois de formado, o novo profissional pode fazer cursos de pós-graduação ligados à área ou prestar concurso para a Petrobras e fazer o curso de especialização exigido pela empresa, com duração de 1 a 2 anos. No Brasil, apenas duas universidades oferecem cursos de graduação em exploração: a UENF e a UFRJ.
O engenheiro de petróleo estuda e analisa dados de Geologia, Geofísica e engenharia para delimitar reservas, prever a máxima recuperação de óleo e gás, projetar e planejar a produção. Tanto pode trabalhar em um escritório como em campo. São funções típicas deste profissional a chefia de produção, de projeto e a gerência, entre outras. é um profissional habilitado a realizar a localização de depósitos de petróleo, avaliar técnica e economicamente a viabilidade de sua extração, além de comandar as operações de perfuração e produção de petróleo.
Também supervisiona as operações de perfuração e produção em campos petrolíferos, que hoje são encontrados desde em locais inóspitos, como regiões polares ou selvas, até a exploração offshore, milhares de metros abaixo do fundo do mar. Cuida da logística (alocação e métodos de transporte e estocagem) bem como das avaliações técnicas e econômicas.
Além dos engenheiros, os geólogos também são profissionais de grande importância para a indústria petrolífera, já que sua missão é achar petróleo e encontrar leitos de água subterrâneos. Como sua função básica é observar o solo, eles detém conhecimentos capazes de encontrar e analisar riquezas minerais nos mais variados locais. A busca por fontes de energia como petróleo, urânio e carvão mineral é uma das maiores ocupações dos geólogos atualmente.
A nível técnico, também atuam na indústria do petróleo os operadores de equipamentos de produção e refino de petróleo e gás. De um modo geral, realizam operações voltadas para processos de produção, refino de petróleo e gás e suas interfaces de controle, tais como Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCD), painéis e instrumentos. Essas operações atendem normas de segurança, respeito ao meio ambiente e saúde ocupacional. O tipo de máquinas que operam é utilizado para remover obstruções de bombas ou perfuradoras, remover areia e outros materiais que obstruem o fluxo de petróleo, assim como bloquear bombas obstruídas ou desviar o fluxo de petróleo ou gás. São esses operadores que avaliam causas de disfunções no fluxo de gás e petróleo, além de requisitar manutenções em equipamentos, elaborar relatórios de ocorrência e participar de reuniões técnicas.
Fonte: TN Petróleo
Leia mais...

Foto

Leia mais...

Foto


Leia mais...

Video - Como se acha o petróleo?


Leia mais...

Setor de petróleo e gás quer contratar 50 mil, por ano


No setor naval, faltam profissionais qualificados interessados em trabalhar em alto mar. O mercado de trabalho na área é promissor

Para despertar o interesse dos estudantes, a Petrobras criou o programa Profissões de Futuro
Brasília. O setor de petróleo e gás está atrás de estudantes que cursam o último ano do ensino fundamental e dos níveis médio e técnico e que ainda não definiram a profissão. A ideia é qualificar o quanto antes a mão de obra para um segmento da economia carente, porém estratégico. A expectativa é de que até 2015 devam surgir mais de 50 mil vagas por ano no Brasil para técnicos nessas áreas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Quem está em começo de carreira hoje chega a ganhar R$ 2.615,86, valor referente à remuneração básica desses profissionais na Petrobras. Atualmente a estatal petrolífera não tem nenhum concurso com inscrições abertas. Mas a estimativa da empresa é admitir 17 mil novos empregados até 2015, com a realização de dois processos seletivos por ano para cargos de níveis técnico e superior.

Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...