javascript:; F Petróleo Infonet: 05/12/12

sábado, 12 de maio de 2012

Produção de petróleo no Brasil sobe 0,1% em março


Os campos marítimos foram responsáveis por 91,4% da produção de petróleo e 74,9% da produção de gás natural



Rio de Janeiro (RJ) - A produção de petróleo no Brasil em março somou 2,085 milhões de barris/dia (bbl/d), crescimento de 0,1% em relação a igual mês de 2011. Na comparação com fevereiro, entretanto, houve queda de 5,4%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
 
A produção de gás natural brasileira foi de aproximadamente 66 milhões de metros cúbicos/dia. Houve aumento de 7,7% na comparação com igual mês do ano passado, e queda de 1,4% em relação ao mês anterior. A maior redução foi verificada no campo de Frade, devido à interrupção de produção da concessão.
 
A produção do pré-sal teve crescimento de 12% em relação ao mês passado, chegando a 158,5 mil barris dia de óleo equivalente (Mboe/d). A produção foi oriunda de oito poços nas bacias de Jubarte (1 poço), Lula (5 poços), Caratinga e Barracuda (1 poço) e Marlim Leste (1 poço).
 
Já a produção das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das Bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 175,4 mil barris de óleo equivalente/dia (Mboe/d), sendo 145,1 mil barris de petróleo/dia e 4,8 milhões de metros cúbicos de gás natural.
 
A Petrobras respondeu por 92,7% da produção de petróleo e gás natural em março. Os campos marítimos foram responsáveis por 91,4% da produção de petróleo e 74,9% da produção de gás natural. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural do País, três são operados por empresas estrangeiras: Peregrino/Statoil (11º), Ostra/Shell (15º) e Frade/Chevron (17º). Dois campos terrestres também integram a lista: Carmópolis (18º) e Canto do Santo Amaro (20º), com vazão média de 22,4 mil barris/dia (24 Mbbl/d) e 19,3 mil barris dia (19,3 Mbbl/d), respectivamente.
 
O grau API médio do petróleo produzido em março foi de 23,7º. Desse total, 37% é de óleo pesado (inferior a 22º API), 55% de óleo médio (entre 22º e 31º API) e 8% da produção é considerada óleo leve (superior ou igual a 31ºAPI).
 
A queima de gás natural no mês foi de aproximadamente 3,7 milhões de metros cúbicos/dia. Houve um recuo de 0,1% em relação ao mesmo mês de 2011 e aumento de 11,3% na comparação com fevereiro. O principal aumento foi registrado no campo de Lula, devido ao início de um novo teste no poço 4BRSA711RJS com a plataforma FPSO Cidade de São Vicente.
 
Fonte: Macaé Offshore , com informações Agência Estado
 
Leia mais...

Recrutamento ENAVAL Engenharia Naval e Offshore

Leia mais...

Petrobras e UFBA inauguram laboratório para avaliar evolução nos campos de petróleo



A Petrobras e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) inauguram hoje (11/05) o Laboratório de Isótopos Estáveis, que integra a Rede de Geoquímica. A solenidade contou com as presenças do professor Raimundo Muniz, representando a reitora Dora Leal Rosa, do gerente da Rede de Geoquímica da Petrobras, Ramsés Capilla, representante da Companhia no evento, e do professor Expedito Azevedo, coordenador do projeto.
No laboratório, será realizada a caracterização isotópica de águas de formação em reservatórios para determinação de sua origem e evolução nos campos de petróleo. Além disso, a caracterização dessas águas servirá como ferramenta para o monitoramento dos variados aspectos ambientais ligados à produção. A Petrobras investiu R$ 1 milhão em reforma de infraestrutura e aquisição de equipamentos e R$ 1,7 milhão em projetos de pesquisa e desenvolvimento.
O representante da Petrobras, Ramsés Capilla, ressalta a importância do Laboratório e das redes temáticas no desenvolvimento de pesquisas e na capacitação de pessoas. “O aumento da capacitação tecnológica e o aumento do número de pesquisas é um legado importante que vai se refletir no futuro tecnológico do nosso país”. No laboratório, serão determinados os isótopos de hidrogênio e de oxigênio das águas de formação, que são aquelas localizadas nos poros de rochas e produzidas com o petróleo a partir de poços. A determinação da chamada “assinatura isotópica” dessas águas complementa as informações obtidas através do estudo da composição química das mesmas. Em um primeiro momento, já foram estudadas as Bacias do Recôncavo, Sergipe e Potiguar para avaliar a origem e evolução das respectivas águas de formação, a interação das mesmas com minerais e rochas, e as possíveis interconexões entre reservatórios.
Com esta capacitação laboratorial, será possível avaliar se há comunicação hidráulica entre os reservatórios e aquíferos ou se há infiltração de água meteórica, bem como o monitoramento de injeção de água para estímulo de produção. Esse estudo permite também conhecer o histórico de biodegradação, ou seja, a ação das bactérias no óleo. Essa informação tem grande relevância para a indústria de petróleo para avaliação e definição da qualidade do óleo.
Outro dado importante é a avaliação da composição salina das águas dos reservatórios, tanto para entender os processos de transformação que o petróleo sofre ao longo dos anos quanto para evitar a contaminação do subsolo ou solo com a alta salinidade. As pesquisas também irão monitorar as águas injetadas nos poços para recuperação de petróleo, o que possibilitará estimar a produtividade de cada compartimento dos reservatórios.
Fonte: Petrobras
Leia mais...

Drilling Commenced at Gulf Keystone's Bakrman Well



Gulf Keystone announced that the Bakrman-1 exploration well spudded on the Akri-Bijeel block in the Kurdistan Region of Iraq on May 7, 2012.
Bakrman-1, the third exploration well to be drilled on the Akri-Bijeel block, is located 20 miles (32 kilometers) to the north-west of the Bijell-1 discovery well and 16 miles (25 kilometers) to the north-west of the Aqra-1 appraisal well, which is currently being drilled to appraise the Bijell discovery.
The well is part of the operator's extensive exploration and appraisal program, which also includes the drilling of the Gulak-1 exploration well and three additional appraisal wells (Bijell-2, Qalati-1 and Qandagul-1). Bakrman-1 will target prospective intervals in the Jurassic, with a planned total depth of approximately 11,811 feet (3,600 meters) in the Lower Jurassic.
Gulf Keystone has a 20 percent working interest in the Akri-Bijeel block, operated by Kalegran Ltd., a 100 percent subsidiary of MOL Hungarian Oil and Gas Plc., which holds an 80 percent working interest in the block. The operator's P50 resource estimate for the Bijell discovery is 2.4 billion barrels of oil-in-place, while the ongoing 2012/13 exploration and appraisal program is targeting existing and identified hydrocarbon prospects in the Akri-Bijeel block.
Source: RIGZONE
Leia mais...

Estágio em Engenharia de Petróleo na Petrobras em Natal -RN




Sobre a empresa

Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil ( União).É, portanto, uma empresa estatal de economia mista..Fundada em 3 de outubro de 1953  e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados, no Brasil e no exterior. A empresa está em segundo lugar no ranking das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo. Em valor de mercado, é a segunda maior empresa do continente  americano  e a quarta maior do mundo, no ano de 2010. Em Setembro de 2010, passou a ser a segunda maior empresa de energia do mundo, sempre em termos de valor de mercado, segundo dados da Bloomberg e da Agencia Brasil.

Vagas

Enfermagem, geologia, , Administração, Comunicação Social - JornalismoComunicação Social - Publicidade e Propaganda, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo Técnico em Geologia e Mineração e Técnico em Mecânica.

Inscrições

As inscrições ocorrerão do dia 07/05/2012 ao dia 14/05/2012 no horário de 08:00h às 11:00h e de14:00h às 17:00h, na Casa da Industria, sede do IEL/RN (Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Térreo, Lagoa Nova). 

Clique aqui e leia o Edital.

Boa sorte!
Leia mais...

Estágio para Técnico em Petróleo e Gás - Mossoró - RN





Sobre a Instituição

Parte do Sistema Indústria, o Instituto Euvaldo Lodi é a entidade responsável pelo desenvolvimento de serviços que favoreçam o aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial.Suas ações são divididas nas áreas de capacitação para empresas, educação empresarial e estágio que, em conjunto, oferecem à indústria brasileira as principais ferramentas para seu desenvolvimento pleno e sustentável: estímulo à inovação, eficiência em gestão e treinamento de lideranças afinadas com os desafios da nova ordem econômica mundial. O Instituto possui 103 escritórios de atendimento e atuação marcante nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal. 

Vagas Oferecidas

São oferecidas duas vagas para Técnico de Petróleo e Gás, entre outras como Técnico Segurança do Trabalho, Mecânica, Instrumentação e Engenharias Química, de Produção, Mecânica, etc. Clique aqui e confira as demais vagas.


Interessados

O estudante interessado em concorrer a uma das vagas, deverá se dirigir ao atendimento do IEL - Mossoró no endereço Rua Benjamim Constant, 65 - Centro (Prédio do SESI). 
Demais informações ligue (84) 3316 - 3055. 

As vagas de estágio são atualizadas diariamente, podendo ser encerradas sem aviso prévio. 

Boa Sorte!

Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...