javascript:; F Petróleo Infonet: 01/18/12

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Profissões: Engenharia Naval




Engenheiro Naval é o profissional responsável pelo projeto de barcos, plataformas, submarinos, robôs e todo tipo de tecnologia destinada e exploração de mares, oceanos e rios.
Engenharia Naval está para os mares assim como aEngenharia Mecânica está para a superfície.
Além de projetar as embarcações e plataformas em sí, também cabe ao engenheiro naval, projetar máquinas, motores e equipamentos mecânicos internos para estas estruturas, cuidar da questão do projeto de guindastes para portos, tecnologias de proteção contra naufrágios e todo tipo de aparato de segurança para tornar a exploração dos mares e Oceanos cada vez mais segura e confiável.
Os mares, oceanos e rios são as principais vias de comunicação do mundo, sendo responsáveis pelo transporte de 80% de todo o comercio mundial. Navegar, desde os tempos mais antigos, sempre foi um dos métodos mais baratos e eficazes para se transportar mercadorias pelo planeta.
A tecnologia de construção de barcos e por consequência a Engenharia Naval são conhecidas pela humanidade a mais de 4000 anos.

O Curso de Engenharia Naval

A base do curso de Engenharia Naval é muita matemática, muita física e muita computação. Assim como em todas as engenharias, no primeiro ano do curso de Engenharia Naval, o aluno vai estudar os fundamentos gerais da engenharia, além de uma forte base matemática ( cálculo ).
A partir do segundo ano, o aluno passa a estudar conteúdos mais relacionados ao projeto de navios e plataformas e a partir do terceiro ano, o curso de Engenharia Naval passa a ter um forte caráter prático, estudando disciplinas tais como hidrodinâmica, projeto de máquinas navais e projeto de estruturas.
Um dos momentos mais interessante do curso, que acontece aproximadamente no meio da graduação são os laboratórios práticos. Neles o aluno vai construir e testar pequenos modelos de navios, robôs e estruturas. É um curso recomendado para quem tem raciocínio lógico e espacial bem desenvolvidos.
Engenharia Naval: Projetando Navios e Plataformas para a Exploração das Águas

Grade Básica do Curso de Engenharia Naval

  • Cálculo
  • Física
  • Hidrodinâmica
  • Desenho Técnico
  • Tecnologia de Construção Naval
  • Mecânica dos Fluidos
  • Termodinâmica
  • Resistência dos Materiais
  • Química

Titanic, O Navio Mais Famoso de Todos os Tempos

Lançado em 1912, quase 100 anos atrás, o RSM Titanic, ou simplesmenteTitanic, foi uma das maiores maravilhas da Engenharia Naval da sua época. No início do século XX como a aviação estava apenas dando os seus primeiros passos, o transporte de passageiros entre os continentes era quase que totalmente realizado por mar.
Construido pela Harland and Wolf para ser o maior navio de passageiros de todos os tempos, o Titanic teve a sua primeira e úlitma viagem iniciada no dia 15 de Abril de 1912.
Projetado com tudo o que havia de mais moderno em Engenharia Naval, com os melhores materiais e também com o design mais arrojado da época, o Titanic era o símbolo de uma nova era, seus construtores irônicamente afirmaram: ” O Titanic é um navio inafundável… ”
Titanic: Infelizmente ele nunca chegou ao seu destino...
Partindo de Southampton na Inglaterra, com destino a Nova York, o Titanic zarpou com mais de 1800 pessoas a bordo, divididas entre primeira, segunda e terceira classes.
Infelizmente apesar de toda a tecnologia de Engenharia Naval a bordo deste gigante dos mares, ele nunca completou a sua viagem, afundando próximo a Costa Leste Americana, devido a colisão com um Iceberg, neste desastre morreram mais de 1100 pessoas, especialmente os viajantes da terceira classe.
Muita gente não sabe, mas além do Titanic, foram construidos pela Harland and Wolf mais dois navios igualmente gigantescos chamadosOlympic Britannic.
O Britannic acabou sendo torpedeado algum tempo depois do acidente do Titanic e o Olympic foi aposentado na década de 40 depois de dezenas de viagens de sucesso, quando a aviação finalmente superou a navegação no transporte de passageiros.
Quando o Olympic foi aposentado, ganhou o apelido de “Velho Confiável” e foi desmontado para que suas peças fossem aproveitadas.

Especializações da Carreira de Engenheiro Naval

  • Projeto e Construção Naval: Especialização na qual o Engenheiro Naval projeta e planeja a construção de todo tipo de navios, tais como barcos de pesca, iates, lanchas, cargueiros e petroleiros. É também o especialista que cuida da restauração e reparo dos navios.
  • Gerenciamento de Rotas Navais: Especialidade da Engenharia Naval, na qual o profissional cuida do projeto de rotas navais e também da infraestrutura, planejando sistemas e métodos de embarque e desembarque nos portos.
  • Pesquisa e Desenvolvimento Naval: Especialização onde o Engenheiro Naval vai atuar pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias para poder adapta-las em novos modelos de barcos, plataformas, submarinos e robôes marinhos.
  • Construção de Estruturas Oceânicas: Especialidade da Engenharia Naval, na qual o engenheiro vai atuar no design e projeto de grandes estruturas industriais aquáticas tais como plataformas de petróleo.

Carreira em Engenharia Naval: Aspectos Positivos

Engenharia Naval, ainda é um mercado pequeno no Brasil, porém hoje em dia com a revitalização da indústria Naval Brasileira promovida pela expansão da Petrobrás e pelo crescimento da economia em sí, tem surgido excelentes oportunidades.
Com as descobertas recentes do petróleo do Pré-Sal e a necessidade de construção de dezenas de novas plataformas o mercado tende a se aquecer ainda mais.

Carreira em Engenharia Naval: Aspectos Desfavoráveis

O principal aspecto negativo da carreira em Engenharia Naval é o alto nível de competição, já que o mercado para este tipo de engenheiro ainda é pequeno.
Leia mais...

Foto

Leia mais...

Video - Gigantes da engenharia plataformas de petróleo parte 4.wmv


Leia mais...

Vagas



Aldelia recruta

Selecionamos Operador de Sala de Controle, Supervisor e Operador de Produção, Téc. de Segurança, Mecânico e Instrumentação, Marinheiro de Convés e 2nd Engineer.

Aldelia recruta para um de seus clientes - Multinacional de Óleo de Gás - as seguintes posições para oportunidade offshore:

- Operador de Sala de Controle;
- Supervisor de Produção;
- Operador de Produção;
- Téc. de Segurança;
- Téc. Mecânico;
- Téc. de Instrumentação;
- Marinheiro de Convés;
- 2nd Engineer.

Requisitos:

- Experiência na função;
- Experiência embarcado;
- Inglês avançado;
- Disponibilidade para embarque internacional.


Interessados, enviar CV somente em inglês e com pretensão salarial, para o email "carolina.kimus@yahoo.com.br", colocando o nome da posição no campo do assunto.

Currículos fora do perfil serão automaticamente descartados. Favor atentar para os requisitos.
Leia mais...

Vaga Contramestre

Embarque para Contramestre.

Contramestre(RIO) Salário: 6.304,52 (bruto) Ajuda de Custo: R$ 348,51 P/ embarque Alimentação: R$ 264,00 p/ mês Seguro de Vida, Plano de Saúde e Odontológico BRADESCO Embarcação: Beaucephalus (PSV) Escala: 28x28 Inglês: intermediário O candidato deverá possuir passaporte, inglês intermediário, vacina febre amarela e 2 anos de experiência embarcado na CIRrecrutamento@recrutare.com.br
Leia mais...

A 4ª Frota da Marinha dos EUA e o Pré-sal


A 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos tem agido na região petrolífera brasileira do pré-sal, com navios que ficam bisbilhotando as operações em plataformas da Petrobrás. São ações ostensivas, a céu aberto, sem dar explicações ao governo brasileiro.
Esta está sendo interpretada pela Petrobrás como uma das ações estadunidenses para absorver a tecnologia que a empresa detém de prospecção em águas profundas. Outro caminho é o de técnicos que trabalham em empresas dos EUA contratadas para prestar serviços em plataformas brasileiras.
Um amigo meu, que é geólogo da Petrobrás, voltou semana passada do poço Iracema, na Bacia de Santos, e conta que um porta-aviões da Marinha estadunidense esteve fundeado ao largo durante quatro dias. No maior descaramento, sem dar explicações.
Ele revela que a embarcação militar, repleta de aviões, ficou perto o suficiente para se ver as pessoas em movimento em seu convés. Aparentemente, eles ficam com sofisticados binóculos e sonares bisbilhotando a ação dos técnicos na plataforma.
Leia mais...

Shell corrige nome de poço descoberto na Bacia de Santos




O nome do poço é Epitonium
18/01/2012
    A Shell informou que o nome correto do poço onde a empresa encontrou indícios de petróleo, no pré-sal da bacia de Santos, é Epitonium.

    Na segunda-feira (dia 16/01), a empresa informara à imprensa que o poço, situado no bloco BN-S-54, fora batizado de Gato do Mato.

    O poço, localizado em uma lâmina d'água de 1.950 metros, fica a 200 quilômetros da costa do Rio.

Fonte: Folha de São Paulo
Leia mais...

Vagas - Estagiário de Oceanografia



Oportunidade: Estagiário de Oceanografia

Empresa: InterMoor do Brasil (www.intermoor.com)
Mencionar no assunto: Estagiário de Oceanografia
Enviar currículo para: idb.oportunidades@gmail.com

Vaga SOMENTE para o RIO DE JANEIRO.

Requisitos:

- Fluência no inglês é fundamental;
- Somente formação em: Oceanografia
- Previsão de formatura: Dez/2012
- Desejável noções de eletrônica

Informações da Vaga:

- Local de trabalho: Barra da Tijuca – RJ (desejável residir próximo);
- Horário: Flexível, 4 horas por dia.
- Bolsa: R$1200,00, benefícios: Vale transporte, Vale refeição (R$20,00) e Seguro de vida.

Atividades:

- Suporte na rotina diária do escritório.
- Elaboração de relatórios e procedimentos.
- Acompanhamento do plano de manutenção dos Equipamentos de Posicionamento.

OBS: Ao termino do período de estágio, o candidato poderá ser mantido no escritório ou
transferido para o regime Off-shore.
Leia mais...

Engenharia de Dutos -PUC RJ

Leia mais...

Vagas - Estagiário Engenharia Naval e/ou Mecânica




Empresa: InterMoor do Brasil (www.intermoor.com)
Mencionar no assunto: Estagiário de Engenharia
Enviar currículo para: idb.oportunidades@gmail.com

Vaga para o RIO DE JANEIRO.

- Somente formação em: Engenharia Naval e/ou Mecânica
- Previsão de formatura: Dez/2012
- Fluência no inglês é fundamental;

- Desejável conhecimentos sólidos de Ciências Básicas da Engenharia (comprovados via Histórico Escolar), usuário de Informática, conhecimento a nível usuário de Softwares de Engenharia Naval, conhecimento a nível de usuário de Softwares de Desenho (preferentemente ACAD), domínio do pacote MSOffice.

- Horário: Flexível, 4 horas por dia.
- Bolsa: R$1200,00, benefícios: Vale transporte, Vale refeição (R$20,00) e Seguro de vida.

Atividades:

- Familiarização com procedimentos e documentos de engenharia da empresa.
- Elaborar cálculos simples de ancoragem assistido por software QMoor.
- Tratamento estatístico de informações de ancoragem referentes a operações em andamento.
- Elaboração de desenhos. Elaboração de cálculos de ancoragem de Unidades Flutuantes tipo MODU assistido por software GMoor.
- Participação na elaboração de Procedimentos operacionais e relatórios técnicos.
- Elaboração e manutenção de Inventario de equipamentos de ancoragem.
- Elaboração de cronogramas de controle e monitoração de projetos.
Leia mais...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...