Formação do petróleoO petróleo se formou dos restos de minúsculas plantas e animais (plâncton) que morreram nos mares antigos entre 10 e 600 milhões de anos atrás.
Foto cedida por Institute of Petroleum O petróleo se forma a partir de organismos mortos nos mares antigos (Clique aqui para uma imagem ampliada) |
Foto cedida por Institute of Petroleum Close de uma rocha-reservatório (o petróleo é a parte preta) . |
Foto cedida por Institute of Petroleum Rochas-reservatório de petróleo (vermelho) e gás natural (azul) podem ficar aprisionadas por dobramento (esquerda), falha (meio) ou constrição (direita) |
Esses movimentos da Terra incluem:
- dobramento - movimentos horizontais, que pressionam e movem as camadas rochosas para cima em uma dobra ou anticlinal;
- falha - as camadas de rochas se quebram e um lado se desloca para cima ou para baixo;
- constrição - uma camada de rocha impermeável é espremida para cima e para o interior da rocha-reservatório.
Procurando petróleoA tarefa de encontrar petróleo é designada aos geólogos, empregados diretamente por uma companhia petrolífera ou sob contrato de uma empresa privada. Sua tarefa é procurar as condições certas para uma "armadilha" (termo usado para designar um buraco de petróleo na rocha) de petróleo: o tipo certo de rocha geradora, rocha-reservatório e aprisionamento. Muitos anos atrás, os geólogos interpretavam as características da superfície, de suas rochas, seus tipos de solo e, talvez, algumas pequenas amostras obtidas por perfuração rasa. Os modernos geólogos do petróleo também examinam as rochas superficiais e o terreno com a ajuda adicional deimagens de satélite. No entanto, eles também usam uma variedade de outros métodos para encontrar petróleo. Podem usar sensíveis medidores degravidade para avaliar pequenas alterações no campo gravitacional da Terra que possam indicar o petróleo fluindo, assim como magnetômetrosde alta sensibilidade para medir minúsculas mudanças no campo magnético terrestre causadas pelo fluxo do petróleo. Eles também podem detectar o cheiro de hidrocarbonetos utilizando narizes eletrônicos sensíveis chamadossniffers (farejadores). Por fim, e mais comumente, eles usam a sismologia, criando ondas de choque que passam através das camadas ocultas de rochas e interpretando as ondas que são refletidas de volta para a superfície.
Foto cedida por Institute of Petroleum Procura de petróleo sobre a água usando sismologia |
Nas prospecções sísmicas, uma onda de choque é criada pelo seguinte:
- canhão de ar comprimido - dispara pulsos de ar na água (para exploração sobre a água);
- caminhão impactador - golpeia chapas pesadas no solo (para exploração sobre a terra);
- explosivos - são enterrados no solo (para exploração sobre a terra) ou arremessados do barco (para exploração sobre a água) e detonados.
Apesar de os métodos modernos de exploração de petróleo serem melhores do que os anteriores, eles ainda podem ter uma taxa de sucesso de 10% para a localização de novos campos de petróleo. Assim que um impacto com perspectiva de petróleo é encontrado, a localização é marcada por coordenadas de GPS sobre a terra ou por bóias marcadoras sobre a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário