javascript:; F Petróleo Infonet: Equipamentos Submarinos

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Equipamentos Submarinos

ÁRVORE-DE-NATAL MOLHADA (Christmas-tree)



Sistema posicionado no fundo do mar, composto por válvulas conectadas ao poço e à unidade de produção na superfície. Estas válvulas permitem o fluxo de produção de petróleo e gás, do poço para a superfície, assim como a injeção de líquido e gás da superfície para o poço. 

CABEÇA DE POÇO (Subsea Wellhead) - Cabeça de poço submarina, sobre o fundo do mar.

DIVING SYSTEM - Sistema de mergulho, para suporte de mergulhadores e sino de mergulho, assim como unidades submarinas operadas remotamente. 

FLOWLINE GATHERING MANIFOLD - Manifold submarino que recebe linhas oriundas de árvores-de-natal molhadas e as distribui para risers de produção conectados às plataformas. 

MANIFOLD/ TEMPLATE (Manifold) - Estrutura metálica apoiada no fundo do mar e que acomoda válvulas e acessórios que permitem que este esteja conectado à árvore- de-natal molhada, outros sistemas de produção, de tubulações e risers. 

MIS - Manifold de integração utilizado na Bacia de Campos, este manifold que integra as linhas oriundas dos poços de produção e os risers de produção. 

MOORING LEG TO ANCHOR PILE - Corrente de ancoragem conectada à plataforma de produção em um extremo e ao sistema de ancoragem no fundo do mar em seu outro extremo. 

MSGA - Manifold submarino de gás de alta utilizado na Bacia de Campos que compõe um conjunto de válvulas e conexões submarinas para fluxo de gás em alta pressão. 

MSGB - Mainfold submarino de gás de baixa usado na Bacia de Campos que compõe um conjunto de válvulas e conexões submarinas para fluxo de gás em baixa pressão. 

PIPELINE TRENCHING AND BURIAL - Sistema para escavação do solo marinho e lançamento de tubulação no fundo do mar. 

PLEM - Manifold submarino utilizados na Bacia de Campos formado por um conjunto de válvulas e conexões submarinas que podem conectar risers, pipelines e árvores-de-natal. 

PROTEÇÃO DE CABEÇA DE POÇO (Wellhead Proctection) - Estrutura metálica para proteção física da cabeça de poço e de sistemas solidários.

RISER DE INJEÇÃO DE GÁS (Gas-Injection Riser) - Conjunto de tubos flexíveis que conectam a unidade de produção e a árvore-de-natal molhada e/ou manifold de produção, permitindo a injeção de gás no poço. 

RISER DE PRODUçãO (Production Riser) - Conjunto de tubos flexíveis que conectam a árvore-de-natal molhada e/ou manifold de produção à superfície, na unidade de produção, permitindo o fluxo de petróleo e do gás produzido. 

TUBO FLEXÍVEL (Subsea flowline) - Tubo flexível submarino. 

UMBILICAL DE CONTROLE (Control Umbilicals) - Umbilicais para controle eletrônico ou hidráulico de sistemas no fundo do mar, tais como válvulas, bombas e compressores. Estes sistemas poderão pertencer ou estar associados a árvores-de-natal submarina e/ou manifold submarino. 

WELL SERVICING - Sistema de manutenção de poço.
Fonte: TN Petróleo


Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...