javascript:; F Petróleo Infonet: FPSO OSX-1 seguiu rumo à Bacia de Campos

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FPSO OSX-1 seguiu rumo à Bacia de Campos

11/01/2012  

O FPSO OSX-1, a primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás a integrar a frota da OSX, seguiu no dia 10 de janeiro (terça-feira), do Rio de Janeiro rumo à locação de Waimea, na Bacia de Campos, onde iniciará o processo de produção do primeiro óleo de seu cliente âncora OGX. 

O OSX-1 foi construído na Coréia e customizado em Cingapura, no estaleiro da Keppel, e a etapa final de testes concluída no Rio de Janeiro. Com 271,75 metros de comprimento, tem capacidade de armazenamento de até 900 mil barris de petróleo.

"O FPSO OSX-1 produzirá o primeiro óleo de nossa cliente OGX, que vem realizando a maior campanha exploratória privada no Brasil. É um marco inaugural expressivo na história do Grupo EBX e temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirmou Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, diretor-presidente da OSX.

A OGX concluiu as operações de conexão do sistema de ancoragem ao primeiro poço produtor de Waimea, o OGX-26. Todas as linhas flexíveis foram conectadas e testadas, tanto na árvore de natal molhada, quanto na boia do turret. A boia foi posicionada na profundidade adequada para ser conectada ao FPSO OSX-1 quando o mesmo chegar à locação.
.[Acompanhe as últimas etapas do cronograma de produção nos hotsites das empresas www.ogx.com.br/primeirooleo e www.osx.com.br/osx-1].

Perfil-A OSX é uma companhia do setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, com atuação em três segmentos: construção naval, fretamento de Unidades de E&P e serviços de O&M. A OSX foi constituída para suprir a demanda da indústria brasileira por soluções integradas de serviços e equipamentos para a produção offshore de petróleo e gás natural.

Perfil-A OGX é companhia de exploração e produção de óleo e gás natural do Grupo EBX. Atualmente realiza a maior campanha exploratória privada do Brasil e possui recursos potenciais estimados em 10,8 bilhões de barris de petróleo equivalente. Seu portfólio diversificado e de alto potencial é composto de 35 concessões, a maior parte localizada em águas rasas brasileiras.
FPSO OSX-1 em números: Primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência da OSX. Cerimônia de sail away da unidade em Cingapura ocorreu em 13/08/2011.

Os 45 dias de travessia entre Cingapura e Brasil somaram cerca de 1100 horas de navegação, cruzando mais de 16 mil quilômetros, em uma velocidade média de 8.3 nós.
Chegou ao Rio de Janeiro em outubro de 2011.

Foram construídos oito módulos totalmente novos de até 700 toneladas cada um; outros módulos foram adaptados, num trabalho que consumiu aproximadamente dois milhões de homens hora.
3200 toneladas é o peso dos equipamentos instalados no convés.

Foram lançados 180 quilômetros de cabos elétricos, que se estendidos no solo perfazem a distância do Rio de Janeiro a Macaé.
São monitorados pelo sistema de automação mais de 7.000 pontos do navio, e a capacidade de geração instalada, de 36 mega watts, é suficiente para suprir uma cidade média de 50 mil habitantes.

Entrará em operação na Bacia de Campos, para o primeiro óleo do cliente-âncora, a OGX.
Está afretado pela OGX por 20 anos.

Capacidade projetada de produção de até 60.000 barris de óleo por dia, e pode estocar até 900.000 barris.
Financiamento com um grupo de bancos internacionais, liderado pelo banco norueguês DVB Bank, no valor de US$ 420 milhões.
Pelo financiamento recebeu em 2011 os prêmios Jane's Transport Finance Awards, na categoria "Shipping Debt Deal of the Year - South America", em Londres, e “Deal of the Year – 2010”, na categoria “Project Finance”, concedido pela revista “Marine Money”, em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...