javascript:; F Petróleo Infonet: Petrobras Magazine: Inovação Aberta

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Petrobras Magazine: Inovação Aberta


27 de janeiro de 2012 / 15:04
Para acelerar sua evolução, companhias  vêm investindo na chamada inovação aberta. A partir do compartilhamento de conhecimentos,  essas empresas desenvolvem soluções tecnológicas em conjunto.Dessa forma, podem aproveitar ideias inovadoras que surgem fora de seus domínios.
De portas abertas para colaboradores externos, como universidades, fornecedores, instituições independentes de pesquisa, entre outros de áreas diversas, a Petrobras faz parte desse grupo cada vez maior de empresas que trocam suas experiências. É o que aponta a matéria “Inovação aberta: onde quer que a inovação esteja”, publicada na última edição da revista Petrobras Magazine.
Para o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu Fraga, a Companhia pratica a inovação aberta desde o início das suas atividades de desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos para P&D, nos anos 60. Na época, houve absorção de tecnologias de refino criadas em outros países, que foram aprimoradas ao longo do tempo.
Segundo o executivo, também não havia tecnologia disponível para extrair petróleo de campos em grandes profundidades, quando foram descobertas as reservas petrolíferas no mar da Bacia de Campos, sendo necessário desenvolvê-la em conjunto com fornecedores internacionais, ampliando a cultura de cooperação tecnológica na Petrobras.
Redes Temáticas
Um dos exemplos de cooperação tecnológica já consolidados na Companhia são as chamadas Redes Temáticas. O modelo,  criado pela Petrobras em 2006, é focado no relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Por meio das 50 redes que hoje operam em parceria com mais de 100 instituições de todo o país, os integrantes desenvolvem estudos em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia.
Para isso, a Companhia vem investindo cerca de R$ 460 milhões anuais, em média, possibilitando às conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.
Outras iniciativas também seguem a filosofia da inovação aberta, como o programa Procap Visão Futuro – pool de mais de 40 instituições de todo o mundo voltado para soluções tecnológicas na átrea de exploração e produção de óleo e gás, envolvendo engenharia de poços, logística, reservatórios e sustentabilidade – e o Programa Tecnológico para Mitigação de Mudanças Climáticas (Proclima), no qual está sendo aplicada uma metodologia-piloto em inovação aberta, que investiga, entre outras questões, a destinação do dióxido de carbono.
Fonte: Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...