javascript:; F Petróleo Infonet: Pré-sal: Companhias desembarcam no Rio de Janeiro

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pré-sal: Companhias desembarcam no Rio de Janeiro


Parque Tecnológico conta hoje com mais de 15 empresas
17/01/2012
     Com a descoberta do pré-sal no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro, a cidade, conhecida por seus belos cartões postais, começou a atrair a atenção de grandes empresas nacionais e internacionais. Com uma área de 350 mil metros quadrados na Ilha do Fundão, o Parque Tecnológico do Rio, está cada vez mais inserido na rota dos investimentos de companhias como tecnologia, petróleo, indústria naval, informática etc.

   A Siemens vai instalar no Brasil um dos mais avançados centros globais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) voltados para o setor de Petróleo e Gás. O anúncio foi feito em 2011 pelo governador Sérgio Cabral e pelo CEO mundial da Siemens, Peter Löscher.  Resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o centro deve receber cerca de US$ 50 milhões em recursos da empresa. A iniciativa faz parte dos planos da companhia em dobrar suas atividades com novos investimentos no País.

     Em nota, o executivo faz questão de ressaltar os investimentos da companhia. ”O Brasil é um dos motores da economia global e esta tendência vai se manter nos próximos anos. Hoje nosso comprometimento se aprofunda ainda mais”, afirmou Peter Löscher, CEO Global da Siemens. “O novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro é um marco desta nova fase de crescimento no Brasil”, destacou. O novo centro de P&D da Siemens será instalado no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, com previsão de ser inaugurado até o final de 2012.

     Com isso, o Parque, que conta hoje com mais de 15 empresas, totaliza um investimento de cerca de R$ 800 milhões.  A escolha do local é privilegiada porque fica ao lado dos principais laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobras.  Em 2012, será ainda finalizado o plano de negócios do Parque, que prevê a construção de um hotel e de uma torre para abrigar médias empresas.

    Líder mundial na fabricação de equipamentos submarinos para a indústria do petróleo, a FMC Technologies inaugurou este mês, no Parque Tecnológico, o terceiro Centro de Tecnologia da multinacional. Os outros dois ficam nos Estados Unidos e na Noruega. A unidade ocupa 22 mil metros quadrados, com um enorme pavilhão para testes em escala real. O local abriga o prédio da Engenharia, onde 300 profissionais desenvolverão projetos e pesquisas de novas tecnologias submarinas.

Fonte: NN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...