javascript:; F Petróleo Infonet: Profissões: Mergulhador (Raso e Profundo)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Profissões: Mergulhador (Raso e Profundo)



Os mergulhadores em si, não temem o perigo e definitivamente são motivados pela própria profissão. Eles encaram altas profundidades para garantir o funcionamento dos poços de petróleo offshore. Com ajuda dos próprios colegas, ou por robôs, dezenas de mergulhadores todos os dias cumprem uma perigosa rotina de fazer reparos em dutos, plataformas navios a profundidades que podem chegar á 300 metros.
As acomodação e o trabalho, não são os mais confortarias, normalmente ele trabalham confinados em um cilindro de compressão e descompressão de 2,5 metro e de 6 metros de comprimento os mergulhadores ficam até 28 dias, realizando trabalhos em águas profundas, com direito a companhia de baleias, tubarões, arraias gigantes e outros cetáceo, esse bravos trabalhadores desempenham bem o seu papel . As atividades dos mergulhadores são tão complexas e arriscadas, que para esses profissionais alcançarem 200 metros de profundidade. É preciso que eles passem por um processo de compressão dentro de uma câmara que dura até 18 horas e a descompressão chega a 18 horas.
Atualmente, só na Bacia de Campos existem mais de 600 poços produtores de petróleo e 4.700 quilometro de dutos. Considerado o maior Complexo Petrolífero do mundo a Bacia tem mais de 145 poços que são atendidos mergulhadores, que recebem um salário que varia de acordo com sua experiência.

Principais atividades

- Executar serviços de vistoria, instalação, manutenção corretiva e preventiva, montagem, desmontagem, recuperação, corte, solda dos equipamentos subaquáticos de superfície (até 50 metros) e Saturados (até 350 metros);
- Executar manobras de movimentação do sino, assim como a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos de mergulho.

Conhecimentos/Habilidades

1) Devido às atividades de mergulho raso (até 50 metros) serem diferentes das atividades de mergulho profundo (até 316 metros), torna-se necessário programa de qualificação diferenciado, assim como o tempo de experiência requerido para que o profissional desempenhe plenamente as atividades inerentes à função.
2) De acordo com pesquisa realizada em 1998, entre as 8 principais empresas do setor, 71,76% dos profissionais de mergulho possuem mais de 34 anos e a profissão requer extrema aptidão física.
3) Anteriormente à abertura do mercado de petróleo, a necessidade de contratação da referida mão-de-obra já era superior ao volume de profissionais qualificados no mercado. A Entidade de Classe responsável pela categoria vem tentando desenvolver parcerias com órgãos educacionais e de treinamento, objetivando a implementação de cursos profissionais para o atendimento às necessidades atuais e futuras.

Pré-requisitos

- Mínimo ensino Médio completo;
- Especialização: Curso de Habilitação de Mergulhador Profissional, diferenciado em raso (até 50metros) e profundo (até 316 metros);
- Conhecimentos específicos em instalações e manutenção submarina (abordagens em vistoria, manutenção, montagem e desmontagem, recuperação, corte, solda em instalações subaquáticas);
- Desejável: Domínio de idioma estrangeiro, preferencialmente Inglês;
- CBSP (Salvatagem + Huet para aqueles que vão trabalhar embarcados);
- Curso de Q.S.M.S.
Onde atuar: No apoio as plataformas de petróleo e gás, navios e empresas de mergulhos e engenharia marítima.
Média Salarial: R$ 6.000,00 á 22.00,00
Fonte: SanPetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...