javascript:; F Petróleo Infonet: Profissões: Rádio Operador Offshore

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Profissões: Rádio Operador Offshore


A profissão de operador de rádio offshore, tem atraído bastante pessoas e está sendo amplamente, propagada pelos cursos de qualificação profissional de petróleo e gás. Homens e mulheres acima de 18 anos, que normalmente fazem o curso, não têm dificuldades para adquirem suas carteira na Agencia Nacional de Telecomunicação ANATEL. Com o crescimento da indústria do petróleo no Brasil, e o maior acesso aos cursos na área, nos últimos anos cresceu substancialmente, o número de profissionais, que hoje têm uma carteira e está apto para exercer a profissão de Operador de Rádio Offshore. Proporcionalmente, cresce também o número de vagas para esses profissionais no mercado, principalmente, para aqueles que agregam em sua formação conhecimento e toda cadeia produtiva de petróleo e gás e um curso de inglês. Evidentemente, que há oportunidades para todos mesmo sem inglês, mas falar outro idioma é sempre um bom diferencial competitivo em termos profissionais e salariais.

Principais atividades do profissional

O operador, como elemento ativo da comunicação, tem seus deveres bipartidos, ora em relação à própria comunicação-rádio, ora em relação ao equipamento rádio que a viabiliza. Deveres em relação à comunicação-rádio

A esse respeito podem, objetivamente, ser elencados como deveres do operador, os seguintes:

1) Certificar-se de que a estação está sintonizada no canal adequado;
2) Pensar no que vai falar ou efetuar a leitura prévia da mensagem a ser ditada, antes de iniciar a comunicação-rádio;
3) Usar linguagem limpa e clara, sempre em tom moderado e cadenciado; especialmente, quando houver necessidade de registro escrito por parte de quem irá receber a mensagem
;
4) Manter-se atento às chamadas e aos acontecimentos na rede;
5) Atender, prontamente, às chamadas dirigidas ao prefixo da estação que estiver operando;
6) Evitar o desperdício de tempo na transmissão de mensagens, especialmente com aquelas demasiada e desnecessariamente longas;
7) Zelar pela ética.

Em relação ao equipamento-rádio, deve o operador:

Zelar por sua integridade, protegendo-o contra os elementos que possam lhe causar dano, como umidade, calor e poeira excessiva, queda; e, ainda, das tentativas não autorizadas de repará-lo;
Conhecer e aprimorar seus conhecimentos em relação ao correto manuseio de seus controles; bem como ao seu emprego adequado e pleno;
Comunicar, imediatamente, a quem de direito, a cerca das panes que detectar no equipamento-rádio e/ou no sistema, com vistas a sua depanagem; e, ainda, sobre as interferências percebidas.

Pré-requisitos

- Carteira da Anatel;
- Ensino médio completo;
- Desejável: Domínio de idioma estrangeiro, preferencialmente Inglês;
- CBSP (Salvatagem + Huet para aqueles que vão trabalhar embarcados);
- Conhecimentos em informática.
Onde atuar: No apoio as plataformas de petróleo e gás, navios e empresas de mergulhos e engenharia marítima.
Média Salarial: R$ 2.000,00 ( sem inglês ) á 8.000,00 ( com inglês).

13 comentários:

  1. Olá amigo, meu nome é Priscilla e meu e-mail é psiquebela@hotmail.com . Eu sou professora de inglês e decidi mudar de área, me interessei por rádio operador. Porém, sei muito pouco a respeito desta carreira. E estou tendo informações desencontradas a respeito de habilitação. Um determinado curso oferece dois dias de aula e certificado da anatel garantindo que é suficiente para a carreira. Outro curso oferece dezoito meses de mensalidades caras para ter o CREA. Então... preciso do crea ou da anatel?? Outra pessoa me disse que não precisa de curso nenhum, apenas fazer uma prova. Que prova? Por favor, preciso de ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, também tenho interesse na operação de radio operador e tenho as mesmas dúvidas que nossa amiga Priscilla.. Por favor poderia me ajudar com este assunto? Segue meu meai: diogoro1@gmail.com

    Obrigado e forte abraço amigo!

    ResponderExcluir
  3. Tenho o inglês ! Falta o resto !
    Me desejem sorte em 2017, vou precisar !

    ResponderExcluir
  4. Tenho o curso GMDSS, Anatel, CBSP, HUET, EMCIA e falo inglês, só falta experiência de trabalho, o que dificulta muito porque as empresas estão pedindo experiência de 1 ano. Como faz?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !
    Desejo obter maiores informações sobre a profissão de radio operador, e se a falta de experiência é um fator que poderá dificultar o meu ingresso no mercado de trabalho. E, gostaria também de saber Se há limite de idade ?
    Desde já, Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Desculpe,Não mencionei meu e-mail.
    Segue : aciryllo2006@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. BOA TARDE EDUARDO! TENHO O CERTIFICADO DE RADIO OPERADOR ADQUERIDO PELA ANATEL MAS JA FAZ TEMPO QUE TIREI ELE EM 2007 QUERIA SABER SE TENHO QUE FAZER UMA RECICLAGEM OU TENHO QUE FAZER OUTRO CURSO OU COMEÇAR DO ZERO

    ResponderExcluir
  8. BOA TARDE EDUARDO! TENHO O CERTIFICADO DE RADIO OPERADOR ADQUERIDO PELA ANATEL MAS JA FAZ TEMPO QUE TIREI ELE EM 2007 QUERIA SABER SE TENHO QUE FAZER UMA RECICLAGEM OU TENHO QUE FAZER OUTRO CURSO OU COMEÇAR DO ZERO MEU E-MAIL:ALEXSANDRE09@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o certificado da Anatel não tem validade a expirar, vc vai usar ele para sempre. Já os cursos de GMDSS, CBSP, HUET e CHT você precisa sempre renovar.

      Excluir
  9. Poderia da indicação de cursos online? Grato

    ResponderExcluir
  10. Existe idade limite pra atuar nessa profissão?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber onde e qual é a melhor escola para fazer esse curso de operador de rádio?

    ResponderExcluir




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...