javascript:; F Petróleo Infonet: 6 dicas para ser aprovado em um programa de trainee

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

6 dicas para ser aprovado em um programa de trainee



  
Estágio não tem tanta importância no programa de trainee
Muitas pessoas ficam preocupadas durante a faculdade para realizar estágio e se possível em mais de uma empresa, porém na área de petróleo o estágio não significa grande coisa em uma vaga para trainee.
Os estudantes tem a falsa imaginação de que o estágio será aquele mar de desafios e que participará de diversas reuniões com engenheiros para tratar dos equipamentos ou operações da empresa, porém não é assim que acontece. Em grande parte das companhias os estagiário só realiza trabalho burocrático, fica o dia inteiro mandando email ou atualizando planilhas no excel.
Pelo fato da maioria dos estagiários trabalharem dessa forma, estagiar na empresa X ou Y, não faz diferença. O melhor mesmo é estagiar em uma pequena empresa prestadora de serviços, você vai trabalhar bastante, não ganhará tão bem, mas aprenderá bastante. Estagiar em um produtora de petróleo pode fornecer uma visão macro da indústria que também é ótimo em questão de aprendizagem.

Capriche na sua apresentação
Em muitos programas de trainee as empresas pedem que os candidatos façam uma apresentação em power point, assim os recrutadores podem avaliar como o candidato se comporta em uma situação desconfortável para muitos. Através da apresentação oral de cada um eles conseguem perceber se os candidatos possuem o perfil da empresa, sem falar que essa apresentação geralmente é em inglês.
Aqueles dez minutos é o tempo necessário para que cada um venda seu peixe da melhor forma possível, vale colocar foto de quando era criança e contar um pouco de como sua vida se desenvolveu até a chegada no processo de trainee, vale mostrar suas competências, vale de tudo.

Você pegaria na marreta?
Essa é uma brincadeira que eu e alguns amigos da engenharia mecânica sempre fazemos e tem uma história  verídica por trás disso.
Um estudante foi entrevistado e a recrutadora perguntou várias vezes à ele: "Você pegaria na marreta?!, Você pegaria na marreta?!". O estudante respondeu: "Se eu for aprovado, claro que eu pegaria!".
Mas o que há por trás disso?
Os trainees passam por um treinamento intenso, principalmente nas empresas prestadoras do serviços, então o recrutador quer ter certeza que se aprovado, o candidato conseguirá exercer as funções plenamente. Apesar de muitos sonharem com o trabalho embarcado, é importante ter em mente que o trabalho de um engenheiro em uma plataforma não é moleza. Não ficará dentro de uma salinha com ar-condicionado só assinando papel. Muitas vezes estará manuseando ferramentas, realizando trabalho pesado e no final do expediente estará sujo.

Saiba o que a empresa faz como se já trabalhasse lá
Isso parece mentira, mas ainda há muitas pessoas que comparecem a uma entrevista sem saber  informações sobre a empresa. Com o crescimento da internet ficou tão fácil, todas as empresas que realizam processo de trainne possuem sites atualizados com informações da área de atuação, equipamentos, quantidade de funcionários, países em que atuam, perfil corporativo.
Nas dinâmicas de grupo é comum que a empresa coloque uma plataforma ou um equipamento desmontados e peça para que os candidatos quebrem a cabeça tentando montar aquele objeto. Você pode até não saber montar, mas não ficará tão perdido se por acaso deu uma lida nos tipos de equipamento que a empresa trabalha, saberá em que situações aqueles objeto é utilizado, enfim, tem como se preparar.

Mostre vontade de trabalhar
A concorrência nos programas de trainee é enorme e o candidato aprovado faz parte de um seleto grupo de 0,2% de jovens bem preparados. A remuneração é acima da média para os recém-formados, a possibilidade de crescimento rápido, conseguir ser aprovado em uma grande empresa, todas essas são vantagens de se tornar trainee.
Então é necessário mostrar confiança nas suas palavras, o recrutador tem que perceber a vontade e a gana de trabalhar naquela empresa. Você precisa acreditar e o recrutador também que você tem a cara da empresa.
Essa informação é muito importante, principalmente nas últimas etapas porque o processo é longo e cansativo, com o passar dos meses os estudantes acabam ficando desistimulados mesmo com a aprovação em cada etapa.

Cuidado com os idiomas
Para participar de qualquer programa de trainees é importante ter um ótimo nível de inglês, então se pretende participar em breve, dê um upgrade no seu inglês, seja estudando ou viajando. É importante praticar a conversação, porém nunca descuide no português. O português mal falado pode arruinar suas chances ainda na primeira entrevista.

Fonte: QG do PETRÓLEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...