javascript:; F Petróleo Infonet: Erros cometidos ao enviar currículo

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Erros cometidos ao enviar currículo















Currículo sem direcionamento
Quando enviar um currículo faça o seguinte: Apresente-se no corpo de email, informe o cargo pretendido,  diga porque gostaria de trabalhar em determinada empresa e anexe seu currículo.
Tenha o cuidado de colocar o nome da pessoa resposável pela seleção e o nome da empresa.
Não faça ctrl-c, ctl v.

Vários destinatários
Um pequeno exemplo: Você está interessado em duas pessoas e ainda não sabe qual escolher, mas você tem uma ideia e decide fazer um convite para sair. Na hora que for escrever, tenho certeza que não colocará o email das duas pessoas na mesma mensagem.
Então porque é que quando se envia um currículo, coloca o email de várias empresas? Sabe o que o recrutador faz quando ver um email assim?
Se ele não teve a percepção de mandar um email específico para a minha empresa, sugiro que a concorrente fique com esse funcionário. Eles deletam, sem nem olhar seu currículo. 
É necessário ter bom senso nessas situações.

Experiências fora do perfil desejado
Tenho consciência que grande parte dos leitores do QG do Petróleo são jovens e que ainda não tiveram experiência na área, mas não é necessário colocar várias experiências que não estão de acordo com a vaga desejada.
Se está se cadidatando a uma vaga como estagiário de engenharia ou como tecnólogo de petróleo, de que adianta a informação que você trabalhou no supermercado ou no açouque? Não há nada de errado com esses profissionais, mas essa experiência não é relevante para a vaga desejada.
Colocar várias experiências fora do perfil, não enriquecerá em nada seu currículo.

Informações desnecessárias
Um bom currículo deve ser objetivo e retratar bem o candidato. Se está no ensino superior, não coloque onde cursou o ensino fundamental e o ensino médio, informações como visitas técnicas também não são recomendadas.

Foto: é um artifício realmente necessário?
Essa é uma questão muito delicada. Eu acho que só deve ser colocada foto, quando a vaga informar que é necessário, caso contrário não coloque. No setor de petróleo, dificilmente haverá uma vaga exigindo currículo com foto, porque esse artíficio é normalmente usado em lojas para contratar vendedores ou recepcionistas.
Se por acaso pedir foto, é uma foto 3x4 dessas que você tira para documento. Nada de foto em festa ou na casa dos amigos.
Vocês podem não acreditar, mas outro dia eu recebi um currículo que metade da folha era ocupada por uma foto, de corpo inteiro, de um sujeito.

Erros de português
Quando eu preparo um currículo, meus principais amigos recebem uma cópia e peço para eles verificarem se está faltando algo ou se escrevi algo errado. Todos somos cometemos erros, mas é importante saber a opinião de outras pessoas a respeito do seu currículo.
Mesmo assim quando enviar um currículo tenha certeza que não escreveu palavras como "Treineer", "Widwons", "Ofice", "à disposição".

Não envie currículos sem solicitação
Se você tem uma lista de emails dos profissionais de RH, sinto muito mas essa lista não vale de muita coisa. Porque depois de um mês, perceberão que os emails enviados começarão a retornar. Ninguém gosta de ter sua caixa de email sempre lotada com informações que você não solicitou.
Lista de email só é válida para conhecer as empresas do setor, mas o envio massivo de emails sem solicitação é prejudicial a você e as pessoas que também estão em busca de oportunidades.
Não precisar ser um spammer para conseguir uma vaga.

Seja específico em relação ao cargo pretendido:
Nada de colocar várias áreas de atuação como: Operacional, Logística, Administrativa ou vários cargos como: Operador, Coordenador, Técnico.
Seja objetivo!

Essa semana resolvi falar um pouco mais sobre o mercado de trabalho porque o período de férias é a melhor época para se conseguir um estágio. Espero que as dicas sejam úteis e o meu objetivo não é fazer piadas e tampouco ridicularizar nenhum de vocês, só quero receber boas notícias vindo de vocês, que estão bem empregados e que as dicas foram importantes.

 Fonte: QG do PETRÓLEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...