javascript:; F Petróleo Infonet: OGX confirma estimativa de 1,8 bilhão de barris em águas rasas da Bacia de Santos

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OGX confirma estimativa de 1,8 bilhão de barris em águas rasas da Bacia de Santos



OGX confirma estimativa de 1,8 bilhão de barris em águas rasas da Bacia de Santos
A OGX confirmou, nesta quarta-feira (01/02), ter encontrado hidrocarbonetos na camada pré-sal, em águas rasas da Bacia de Santos. De acordo com a companhia, há estimativas de um volume do 1,8 bilhão de barris de óleo equivalente no local, com potencial para superar essa expectativa. A perfuração, anunciada no dia 16 de janeiro, foi feita no poço OGX-63, denominado Fortaleza, no bloco BM-S-57, a 102 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de aproximadamente 155 metros.
O poço identificou uma coluna com hidrocarbonetos de cerca de 1.000 metros e net pay de aproximadamente 110 metros em reservatórios albianos e atingiu reservatórios aptianos, até a ocorrência de um "kick" (evento que ocorre quando a pressão seja do óleo ou do gás é maior do que o peso da lama injetada durante a perfuração do poço), com hidrocarbonetos, indicando a presença de reservatórios com boas condições de permo-porosidade e alta pressão.
A companhia explica, em nota, que, mesmo em águas rasas, o reservatório permite observar características de pré-sal. "Na sequência das operações, o referido "kick" foi controlado e a análise dos fragmentos de rocha permitiu a constatação de reservatório microbial de idade aptiana, ou seja, o mesmo tipo de rocha-reservatório encontrada no pré-sal de águas profundas e ultra-profundas das bacias de Santos e Campos", detalha a petroleira. O poço foi perfurado até a profundidade de 6.135 metros.
No momento, os trabalhos de perfuração estão interrompidos para substituição da sonda Ocean Quest pela Ocean Star, mais apropriada às condições apresentadas para a operação.
Fonte : NN

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...