javascript:; F Petróleo Infonet: Produção nacional sobe, mas pressão por importação avança

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Produção nacional sobe, mas pressão por importação avança


 A produção de petróleo no Brasil em 2011 alcançou o maior patamar de sua história. De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram produzidos em 2011 aproximadamente 768 milhões de barris de petróleo e 24 bilhões de metros cúbicos de gás natural. A vazão diária média registrada foi de 2,52 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (MMboe/d). 



A se manter esse volume, a tendência é de que a pressão das importações de combustíveis e lubrificantes no Brasil verificada no mês de janeiro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) deverá continuar. Por outro lado, também deverá manter as exportações de petróleo e derivados na liderança das vendas do País ao mercado internacional. Isso porque o Brasil é autossuficiente em petróleo, mas ainda depende da capacidade de refino de outros países. 



Segundo os dados apresentados pela autarquia, em comparação com o ano de 2010, houve aumento de 2,5% da produção de petróleo e 4,9% da produção de gás natural, quando a vazão diária média ficou em torno de 2,45 MMboe/d.

Nos últimos 10 anos (2002- 2011) a produção de petróleo cresceu 45%, e a de gás natural, 55%. Em relação à queima de gás natural, houve redução de cerca de 27% em 2011, se comparada à queima realizada em 2010. Em média, foram queimados 4,8 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d)em 2011, contra a média de 6,6 MMm³/d em 2010. Em 2011, também houve melhor aproveitamento do gás natural, com uso de cerca de 92,7% de todo o insumo produzido no País. 



Pré-sal

A megarreserva do pré-sal, maior descoberta do mineral dos últimos 30 anos, apresentou uma produção modesta. Foram extraídos de nove poços da região 167,5 mil barris de petróleo ao dia e 5,3 MMm³/d de gás natural, totalizando 200,6 Mboe/d, alta de 6,3% comparado ao mês passado. 

Dos nove poços produtores do pré-sal, oito estão entre os 30 poços de maior produção total de barris de óleo equivalente. Destaque para os poços do Campo de Lula, onde os três que atualmente produzem figuram na lista dos 30 maiores produtores. Um deles segue como o poço com a maior produção de petróleo, pelo oitavo mês seguido, com uma produção de 26,3 Mbbl/d. 

Cerca de 91,2% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras. Já 91,9% da produção de petróleo e 76,2% da produção de gás natural do Brasil foram explorados de campos marítimos. A produção total no Brasil ocorreu em 9.043 poços. O campo com o maior número foi Canto do Amaro. 
Fonte: Panorama Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...