javascript:; F Petróleo Infonet: Repsol começa prospeção de petróleo em Cuba no Golfo do México

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Repsol começa prospeção de petróleo em Cuba no Golfo do México


 

A plataforma petrolífera Scarabeo-9, contratada pela companhia hispano-argentina Repsol, começou esta semana as perfurações nas águas cubanas do Golfo do México, noticia a Efe.


A Scarabeo-9 foi colocada no princípio da semana no ponto de perfuração, frente à costa do porto de Mariel, a oeste de Havana, e na terça-feira começou os trabalhos no chamado deep offshore [águas ultra-profundas], a 1700 metros de profundidade.
As fontes da agência noticiosa espanhola adiantam que a perfuração terá por objetivo numa primeira fase determinar a quantidade e qualidade de reservas petrolíferas.
A Scarabeo-9, construída na China e em Singapura, chega à ilha caribenha em janeiro, é uma das plataformas mais avançadas tecnologicamente e tem uma superfície equivalente a um campo de futebol.
A pesquisa permitirá determinar o potencial petrolífero da zona económica exclusiva (ZEE) de Cuba, de 112 mil quilómetros quadrados, nas águas do Golfo.
Os cálculos mais otimistas em Cuba apontam para reservas de 20 mil milhões de barris, enquanto que outras as situam entre cinco mil e nove mil milhões.
A ZEE de Cuba está dividida em 59 blocos, dos quais 22 estão atribuídos a várias companhias petrolíferas estrangeiras, como Repsol, a venezuelana PDVSA e a vietnamita PetroVietnam.
Cuba produz desde há cinco anos quatro milhões de toneladas anuais de petróleo.
Os planos de prospeção de petróleo da Repsol suscitaram inquietação nos EUA, por vários motivos, entre os quais os ambientais, pelo que empresa convidou os norte-americanos a inspecionar a plataforma, antes de esta chegar à ilha, para que estes comprovassem a sua qualidade, as equipas de perfuração e documentação relevante.

Fonte: Diário Digital / Lusa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...