javascript:; F Petróleo Infonet: Terminologia Offshore - LETRA F

segunda-feira, 26 de março de 2012

Terminologia Offshore - LETRA F


Letra F
FAIRLEAD - GUIA DE REBOQUE - Guias especiais, geralmente duas e tubulares com sistema de roletes, colocadas no centro próximas ao rolo de popa no convés principal de um rebocador, para direcionar o manuseio do cabo de arame, auxiliando também a estivagem na saia do guincho. Nome dado à toda guia para cabo ou amarra.
FAST LINE - CABO RÁPIDO - Cabo que se bobina sobre o tambor principal do guincho e sua denominação deriva do fato de que ele corre mais rapidamente do que o cabo bobinado através do moitão móvel.
FAULT - FALHA DE FORMAÇÃO / FALHAMENTO - Termo geológico usado para descrever uma fratura ou uma zona de fraturas ao longo da qual houve um movimento relativo dos blocos rochosos justapostos, ocasionando descontinuidade das camadas.
FEED OFF - ALIMENTAÇÃO LIVRE - É a operação contínua da coluna de perfuração, sem o uso do freio do guincho. Para este tipo de perfuração é necessária à condição de existência de formação macia (branda).
FIBER CORE - ALMA DE FIBRA - Alma (cabo central) de um cabo de aço, confeccionada em fibra natural ou sintética.
FIELD - CAMPO / ÁREA - Área consistindo de um único ou múltiplos reservatórios, todos agrupados ou relacionados aos mesmos aspectos estruturais e/ou estratigráficos da formação geológica. Geralmente um campo é assim denominado quando o petróleo foi descoberto em quantidades suficientes para justificar um programa de produção lucrativa.
FIELD APPRAISAL - AVALIAÇÃO DE UM CAMPO - Conjunto de pesquisas com intuito de avaliar a capacidade produtora do campo.
FILLING THE HOLE - POÇO CHEIO - É a operação de bombear lama para manter o poço cheio quando uma formação “ladra” está roubando o fluido.
FILTER CAKE - RESÍDUO DE FILTRO - Material ou resíduo remanescente sobre o papel filtro durante os testes das propriedades da lama, com um “filtro prensa” sob 7 Kg/cm2 de pressão atmosférica.
FINAL BOILING POINT - PONTO FINAL DE EBULIÇÃO - Último estágio da ebulição de um produto em refino.
FINGER - PRATELEIRA - É uma prateleira ou tubulação colocada na torre, a 27 m do piso, para estocar tubulações já unidas, durante a retirada ou colocação das colunas de perfuração ou revestimento.
FIRE-FIGHTHING VESSEL - EMBARCAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO - É uma embarcação dotada de sistema de combate a incêndio composto de canhões com controle remoto (passadiço) e bombas de aspiração da água do mar de alta vazão, com o jato alcançando cerca de três vezes o comprimento desta embarcação. Geralmente é colocado em embarcações de reboque e manuseio de âncoras por já possuírem capacidade de manobra bem dimensionada (podem ser instalados em navios com posicionamento dinâmico - DSV).
FIREMAN - BOMBEIRO (CALDEIRA) - Operário responsável pela manutenção e operação das caldeiras. Nas instalações de perfuração que usam motores (elétricos ou de combustão interna), o termo é motor man.
FISH - PEIXE (OBJETO PERDIDO) - Ferramenta ou objeto perdido (inclusive do desprendimento da própria coluna de perfuração) que necessita ser pescado antes de se voltar às operações normais.
FISHING HOOK - GANCHO PARA PESCA - É um gancho para pesca usado para centralizar a extremidade superior de um objeto perdido no centro do poço, permitindo o engate da ferramenta de recuperação.
FISHING JAR - FERRAMENTA DE MARTELADA - Ferramenta de pesca usada para exercer fortes marteladas, em sentido ascendente, em uma tubulação que emperrou.
FISHING MAGNET - ÍMÃ DE PESCARIA - Ímã tipo permanente usado para a recuperação em um poço de pequenos itens de metal ferroso, tais como cortadores ou roletes de uma broca destruída.
FISHING TAP - TARRAXA PARA PESCA - É uma comprida tarraxa aparafusada na extremidade superior de um objeto perdido e de uso freqüente em conjunto com diversas ferramentas de martelada.
FISHING TOOLS - FERRAMENTAS DE PESCA - São numerosos dispositivos usados na recuperação de objetos perdidos no poço (peixes).
FISH PLATE - PLACA DE CABRESTEIRA - Veja MONKEY FACE. Diferencia-se da mesma por possuir também olhais salientes para conexão.
FISHTAIL BIT - BROCA RABO DE PEIXE - Broca tipo rabo de peixe, apropriada para formações macias (brandas).
FIXED PITCH PROPELLER - HÉLICE DE PASSO FIXO - Hélice de construção convencional onde as pás são fixas no eixo e, para reversão, é necessária a inversão do sentido de rotação do eixo propulsor.
FIXED PLATFORM - PLATAFORMA FIXA - Plataforma geralmente posicionada em profundidade de até 100 m (aproximadamente), empregada em sua maior parte na produção.
FLANGE UP - ÚLTIMO CONTATO - É o ato de se fazer a última conexão no sistema de tubulação. Na gíria de canteiro, também significa o término de qualquer operação, ou de demissão do cargo.
FLANK RUDDER - LEME DE FLANCO - Tipo de leme suspenso colocado por ante-avante do hélice (geralmente dois por hélice) para melhor direcionamento da corrente de descarga em marcha atrás.
FLARE BRIDGE - SUPORTE DE FULGOR - Peça de um equipamento que mede o flash point (ponto de fulgor) de um produto ou subproduto do petróleo.
FLARE STACK - CHAMINÉ / TORRE DO QUEIMADOR - Estrutura para projeção da tubulação de condução do gás, ou fluido poço (teste), para queima.
FLARE TOWER - TORRE DO QUEIMADOR - Estrutura utilizada para se operar o queimador a uma distância segura da plataforma (calor).
FLAT KEEL - QUILHA CHATA - Tipo de fundo usado em embarcações de apoio marítimo para tráfego em águas rasas, ou fluviais.
FLEXIBLE HOSE - MANGUEIRA FLEXÍVEL - Mangueira de aço formada por anéis sobrepostos que dão flexibilidade, usada na união de cabeças de poços às unidades produtoras ou outros serviços (bitolas variadas). É também conhecida como coflexip (marca do fabricante).
FLOAT COLLAR - COLAR DE FLUTUAÇÃO - Seção curta da tubulação de revestimento aparafusada na extremidade inferior de uma coluna de revestimento e munida de uma válvula de retenção que proporciona meio de flutuação da coluna de revestimento dentro do poço, aliviando assim o trem de içamento, de cargas excessivas.
FLOATER - FLUTUANTE - É o nome genérico dado ao casco submerso das plataformas semi-submersíveis.
FLOATING RIG - NAVIO SONDA - Veja DRILL SHIP.
FLOATING HOSE - MANGOTE FLUTUANTE - Tipo de mangote utilizado nas ligações entre monobóias e navios petroleiros.
FLOATING RAFT - BALSA FLUTUANTE - Veja LIFE RAFT.
FLOAT SHOE - SAPATA DE FLUTUAÇÃO - Sapata de revestimento munida de uma válvula de retenção que opera de modo semelhante ao colar de flutuação.
FLOCULATION - FLOCULAÇÃO - Floculamento; formação de flóculos; precipitação da fase dispersa de um colóide; modificação de um soluto coloidal (sal) pode apresentar, dando origem à separação das partículas (micelas) em suspensão no líquido. Ocorre comumente no processo de tratamento da água.
FLOODING - INUNDAÇÃO - É a operação de se inundar um poço com água. É também o processo de se estimular o fluxo de petróleo à superfície pela introdução de água sob pressão.
FLOOR MAN - HOMEM DE ÁREA - Operário subalterno para funções diversas como limpeza, conservação, estiva, etc. (serviços gerais).
FLOTEL - FLOTEL - Hotel flutuante. Estrutura utilizada como apoio; em geral posicionada ao lado de uma jaqueta (plataforma fixa), interligada por rampa, a fim de prover reparos, mudanças estruturais, deck, alojamento, cozinha, etc.
FLOW BEAN - AFOGADOR - Afogador ajustável usado para restringir o fluxo do petróleo ou gás de um poço produtor.
FLOW LINE - TUBULAÇÃO DE FLUXO - É a tubulação de retorno do cabeçote do poço, através da qual a lama passa para a peneira oscilante. Pode ser também a tubulação por onde passa o petróleo ou gás produzido (ou coflexip).
FLOW METER - FLUXÔMETRO - Aparelho para medir o fluxo de um fluido em uma rede.
FLOW STRING - COLUNA DE FLUXO - Tubulação ou revestimento final colocado no poço produtor.
FLOW TANK - TANQUE DE ARMAZENAMENTO - Tanque de armazenamento do petróleo produzido.
FLOW TEST - TESTE DE FLUXO - Produção controlada de um poço para estabelecer as condições do reservatório.
FLOW WELL - POÇO PRODUTOR - Poço que produz petróleo ou gás sem elevação artificial (pressão natural de vazão).
FLUID LEVEL - NÍVEL DE FLUIDO - É o nível de petróleo no cabeçote do poço, que não é o produtor, ascendente pela coluna de perfuração.
FLUKE - PATA DA ÂNCORA - Parte da âncora que exerce a maior pressão na introdução ao solo.
FLUKE SHANK ANGLE - ÂNGULO HASTE / PATA - É o ângulo formado entre a haste e a pata de uma âncora. Dependendo do tipo da âncora, torna-se fator determinante para a permanência da âncora no solo.
FLUSH POINT CASING - TUBULAÇÃO DE REVESTIMENTO LISA - Seções de tubulação de revestimento que possuem (inclusive nas junções) diâmetro externo uniforme, contrárias às tubulações com colares de revestimento onde os mesmos possuem diâmetro externo maior do que a tabulação.
FLUSH PRODUCTION - FLUXO SATISFATÓRIO - É o alto volume de fluxo derivado de um bom poço, logo após a sua perfuração.
FOAM SYSTEM - SISTEMA DE ESPUMA - Sistema de combate a incêndio com espuma ou para aplicação de dispersante.
FORK - FORQUE - Nome dado ao dispositivo hidráulico localizado na parte de ré do convés de um rebocador RAS (Reboque-Âncora-Supridor) que substitui o pelicano hidráulico, pelo sistema de encaixe tipo “garfo”, ao invés de “abraçar” o cabo ou amarra.
FORMATION DAMAGE - AVARIA NA FORMAÇÃO - É a deterioração ou desbarrancamento da formação.
FORMATION PRESSURE - PRESSÃO DA FORMAÇÃO - É a pressão no fundo de um poço quando o mesmo é fechado no cabeçote.
FORMATION TESTER - TESTADOR DE FORMAÇÃO - Ferramenta descida através de um cabo no poço e que pode, em profundidades predeterminadas, recolher amostras de fluidos contidos na rocha, além de registrar as pressões hidrostática, de fluxo e estática.
FORWARD THRUSTERS - PROPULSORES DE VANTE - Veja BOW THRUSTER.
FOUBLE - QUATRO SEÇÕES UNIDAS - São quatro seções de tubulação aparafusadas juntas para formar uma coluna.
FPSO - UNIDADE FLUTUANTE DE PRODUÇÃO, ARMAZENAMENTO E TRANSBORDO - Sistema flutuante de produção antecipada. Normalmente é uma embarcação (petroleiro) convertida para planta de produção e estocagem. Sua capacidade de posicionamento (ancoragem) depende do sistema submerso, chegando a mais de 1.700 metros.
FRACTURING (FORMATION) - FRATURAMENTO DA FORMAÇÃO - Método de se quebrar a formação dentro do poço pelo bombeio a altíssimas pressões, a fim de se aumentar a produção de uma formação reservatório. Através dessa técnica, a formação é “rachada” e as fissuras são mantidas abertas pela introdução de cascas de nozes, bolas de vidro (contas) ou agentes semelhantes.
FRACTURING (HYDRAULIC) - FRATURAMENTO HIDRÁULICO - É a operação de se forçar líquido dentro da formação a fim de ser aberta passagem ao petróleo. Também chamado de Hydrofrac, Sandfrac, Dolofrac, Stratafrac, etc.
FREE POINT INDICATOR - INDICADOR DO PONTO DE TRAVAMENTO - É um instrumento colocado dentro de uma coluna que se prendeu (ou travou) suspenso por um cabo elétrico e que registra o ponto onde esta coluna ficou presa.
FRICTION SOCKET - RECUPERADOR DE FRICÇÃO - É uma ferramenta de pesca (veja FISHING TOOL) usada para recuperar uma tubulação de perfuração perdida no poço. A ferramenta é um tubo que pode ser forçado por cima de um objeto perdido e o recupera por força de fricção, se este conseguir ser firmemente preso. Esta ferramenta é pouco usada hoje em dia pela sofisticação de outras.
FROST UP - FORMAÇÃO DE GELO - É a formação de gelo no equipamento devido à expansão do gás, quando o mesmo passa de alta para baixa pressão, através de uma válvula (ou afogador) parcialmente aberta, ou em situação semelhante.
FULL HOLE - POÇO DE PLENO DIÂMETRO - É um poço perfurado no maior diâmetro predeterminado.
FULL HOLE TOOL JOINT - CONECTOR OU UNIÃO PADRÃO - Conector com rosca usado para unir duas seções de tubulação de perfuração, tendo o mesmo calibre interno da própria tubulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...