javascript:; F Petróleo Infonet: LACPEC 2012 discutirá o futuro da indústria de petróleo e gás na América Latina

segunda-feira, 16 de abril de 2012

LACPEC 2012 discutirá o futuro da indústria de petróleo e gás na América Latina



Começa nesta segunda-feira (16) a Latin American and Caribbean Petroleum Engineering Conference (LACPEC), que acontece até o dia 18 de abril, na Cidade do México, com o tema central “Oferta Adicional de Energia: América Latina faz a diferença”. O objetivo do evento é debater o futuro do setor de petróleo e gás na América Latina e mostrar o que está sendo desenvolvido e implementado nos países da região para explorar, de maneira sustentável, as reservas e as novas descobertas, incluindo óleo e depósitos não convencionais de gás.

Em uma perspectiva global, a América Latina emerge como a segunda maior região em termos de reservas de petróleo e a terceira região produtora mais promissora. O impacto das atividades de exploração e produção no continente é o tema discutido durante a seção plenária inaugural, conduzida por executivos das empresas líderes da região.

“A LACPEC é uma grande oportunidade para que os colegas de nossa região compartilhem conhecimento sobre as tendências da indústria, dimensionem as oportunidades e os riscos enfrentados pelo setor, assim como para melhorar o nosso trabalho, e cada vez mais aproveitar os avanços técnicos que poderão ser aplicados em benefício da produtividade”, diz Néstor Saavedra, diretor da Ecopetrol e Presidente do Instituto Colombiano do Petróleo.

Entre os especialistas da indústria que farão palestras na conferência, destacam-se: Carlos Morales Gil, diretor da Pemex Exploração e Produção e Presidente da LACPEC; Javier Gutiérrez, Presidente da Ecopetrol; Tomás García Blanco, Chefe de Operações e Diretor Executivo Upstream da YPF; José Jorge Moraes Jr., gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras; e Eulogio Del Pino, diretor da PDVSA Exploração e Produção.

Depósitos subsalinos (campos do pré-sal) da América Latina são, também, um desafio enfrentado pelos operadores regionais. Outras prioridades incluem o óleo pesado e campos em águas profundas, que requerem avanços tecnológicos significativos para alcançar excelência em exploração.

Os recursos de tight gas e shale gas estão incluídos nos debates da sessão plenária. Entre os palestrantes desse tópico estão o presidente para as Américas da Exxon Mobil, Rocky A. Becker; presidente para a América Latina da Schlumberger, Hatem Soliman; presidente para a América Latina da Halliburton, Roberto Muñoz; subdiretor de Planejamento da Pemex Exploração e Produção, Pedro Silva López; e o gerente executivo do Cenpes-Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga.

“Participar da LACPEC e de outras conferências da SPE é um método efetivo para a Baker Hughes compartilhar o conhecimento e a experiência com a comunidade que se dedica à indústria de petróleo e gás, o que contribui para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais ao redor do mundo”, diz Roderick Larson, presidente da América Latina da Baker Hughes.


Cursos de capacitação serão realizados após o evento

A Society of Petroleum Engineers (SPE), realizará três cursos de capacitação nos dias 19 e 20 de abril, como atividades complementares para os participantes do evento.

No dia 19 de abril se realizará o curso Campos de Experimentação para EOR / IOR (Enhanced/Improved Oil Recovery - Recuperação Melhorada / Otimizada de Petróleo), ministro pelo doutor Ashok K. Singhal, especialista em tecnologias EOR. A oficina proporcionará aos participantes a oportunidade de revisar e aprender várias estratégias de Recuperação Avançada de Óleo.

Com mais de 35 anos de experiência na indústria mundial de petróleo e gás, o doutor Singhal é o consultor principal da Premier Reservoir Engineering Services, que presta consultoria e serviços de treinamento de EOR.

O prognóstico de produção e o dimensionamento de reservas e depósitos não convencionais de gás é o tema do curso que será conduzido por John Lee, membro da Academia Nacional de Engenharia, dos Estados Unidos, assim como da Academia Russa de Ciências Naturais. Este curso, que se realizará em dois dias (19 e 20)  aborda as habilidades e a compreensão necessárias para estimar a produção e dimensionar reservas e reservatórios não convencionais de gás. John Lee preside a renomada Cátedra Kranz, Hugh Roy e Lillie Cullen, do programa de engenharia de petróleo da Universidade de Houston.

Também nos dias 19 e 20 de abril será realizado um treinamento sobre dados minerais de depósitos, pelo professor Shahab D. Mohaghegh. Este curso examina a aplicação bem sucedida  de Inteligência artificial na indústria da exploração e a produção, nos últimos anos.

O curso começará com os fundamentos de DM&AI redes artificiais neurais, computação evolutiva coberta e lógica difusa. Com mais de 18 anos de experiência, Sahahab D. Mohaghegh é o fundador e presidente de Soluções Inteligentes, companhia líder no fornecimento da indústria de exploração e a produção de soluções baseadas em inteligência artificial e informação mineral (DM&AI).

A meta da SPE é promover continuamente cursos de capacitação para que os seus membros desenvolvam melhores habilidades e vivenciem novas técnicas.

Mais informações sobre LACPEC: www.spe.org/events/lacpec2012/es/index.php 

Fonte TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...