javascript:; F Petróleo Infonet: Ministro defende uso de recursos do pré-sal em ciência e tecnologia

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ministro defende uso de recursos do pré-sal em ciência e tecnologia


Marco Antônio Raupp assumirá Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, defendeu na quarta-feira (25/04) o investimento de parte dos recursos advindos da exploração do petróleo do pré-sal na área de ciência e tecnologia. Segundo ele, a camada do pré-sal só foi descoberta por conta das pesquisas feitas pela Petrobras, com financiamento do Fundo Setorial do Petróleo. “A pesquisa possibilitou a identificação de campos de petróleo e, agora, a riqueza do petróleo deve ajudar a financiar o setor de ciência e tecnologia”, afirmou.
As declarações foram dadas em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre as metas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para 2012.
O deputado Newton Lima (PT-SP) propôs que 50% do fundo social do pré-sal seja destinado para investimentos em educação, ciência e tecnologia. Ele criticou o fato de as discussões sobre os royalties do petróleo estarem centradas na disputa entre estados produtores e o restante dos estados, sem se dar igual importância ao debater sobre as áreas a que os recursos serão destinados.
Quando era presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Raupp propôs que os recursos com a exploração do pré-sal fossem investidos em pesquisa para assegurar o desenvolvimento econômico e a competitividade do País.
Base brasileira na Antártica
O ministro Marco Antonio Raupp afirmou ainda que o Programa Antártico Brasileiro já está se recuperando do acidente do início deste ano. No dia 25 de fevereiro, a Estação Comandante Ferraz, base brasileira de pesquisa na região, foi atingida por um incêndio que destruiu instalações e causou a morte de dois militares. Ele destacou que a tragédia comprometeu 40% das pesquisas realizadas na operação do último verão – e não de toda a pesquisa já realizada na área, conforme teria noticiado grande parte da imprensa.
“Estão em curso estudos para a reconstrução de nossa base e para maior uso de navios especiais para pesquisa oceonográfica”, disse. “Também haverá intensificação das atividades de pesquisa em cooperação internacional, para superar a perda das instalações físicas”, completou. Conforme o ministro, essa cooperação já corresponde a 76% das ações do programa. Atualmente, o Brasil tem acordo de cooperação com a Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Chile, Bélgica, entre outros países.
Código de Ciência e Tecnologia
Raupp manifestou ainda apoio à proposta de Código Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, que está em tramitação na Casa. O relator da proposta, deputado Sibá Machado (PT-AC), pediu mais apoio do governo para que se dê andamento ao projeto, que, segundo ele, “está parado na Casa”.
Fonte: UFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...