javascript:; F Petróleo Infonet: Petrobras instala primeiro sistema de completação inteligente no pré-sal

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Petrobras instala primeiro sistema de completação inteligente no pré-sal



No último mês, a Petrobras instalou o primeiro sistema de completação inteligente em um poço no pré-sal, o que permite monitorar, em tempo real, os dados de produção. A operação foi realizada no sistema de produção do projeto-piloto do campo de Lula, na Bacia de Santos. 
“Completação” é o conjunto de trabalhos necessários para deixar um poço pronto para produzir óleo ou gás. Com essa nova tecnologia será possível fazer o acompanhamento do desempenho de poços por meio de válvulas e sensores alojados na coluna de produção, controlados remotamente desde a plataforma.
A completação inteligente é um processo de completação de um poço em que se controla a produção de petróleo de cada zona, o que permite otimizar a produção de acordo com a necessidade do engenheiro, viabilizando maior recuperação do óleo existente num reservatório.
Os dados monitorados em tempo real podem ser consultados em qualquer computador interligado ao painel de controle da plataforma. Com informações imediatas sobre pressão, temperatura e vazão em cada zona de produção do poço, o engenheiro de reservatórios pode, por exemplo, controlar a abertura de cada válvula e reduzir uma produção indesejada de água ou gás no poço monitorado.
Por terem alto custo de instalação, os sistemas de completação inteligente são instalados em poços de grande produtividade. Como os equipamentos utilizados nesses sistemas são tecnologicamente mais sofisticados do que nos sistemas de completação convencionais, sua instalação exige um projeto criterioso de instalação para que operem adequadamente por longos períodos e evitem custos adicionais de sondas para reparos.
Devido ao crescimento do número de poços previstos para produzir em mais de uma zona, especialmente no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, a perspectiva é de que a Petrobras amplie o uso desses sistemas nos próximos anos.
Fonte: Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...