Letra K
KEEL COOLER - RESFRIADOR DE QUILHA - Sistema de resfriamento da água usada na refrigeração dos motores principais de uma embarcação, estanque, por meio de serpentina no fundo do casco submerso.
KELLY / GRIEF STEM - CONJUNTO DE LIGAÇÃO DA COLUNA DE PERFURAÇÃO AO TORNEL - É uma seção de tubulação, quadrada ou hexagonal, de aproximadamente 10,7 m de comprimento, aparafusada na parte superior de uma coluna de perfuração, por sua vez sustentada pelo tornel (veja SWIVEL) suspenso pelo gancho principal do moitão móvel.
KELLY BUSHING - CONJUNTO MOTRIZ DA UNIÃO - É um conjunto motriz que transmite movimento giratório ao kelly (veja KELLY) da mesa rotativa (plataforma giratória) e também permite ao kelly ser abaixado ou elevado no seu comprimento total, tanto em movimento ou parado.
KELLY COCK - TORNEIRA DE EMERGÊNCIA - É uma torneira colocada no topo do kelly (veja KELLY) e do tornel, para proporcionar meio de estancar qualquer fluxo de fluido do poço, através da coluna de perfuração, durante situação de emergência.
KENTER JOINING SHACKLE (kenter link) - ELO “KENTER” - Tipo de elo usado para a união de dois comprimentos de amarra.
KEY SEAT - RANHURA - É uma ranhura na parede do poço que pode causar dificuldades na retirada da coluna, pelo fato de uma broca ou ferramenta ficar presa à esta.
KICK - JATO DE GÁS - Jato descontrolado de gás para a atmosfera sem ignição.
KILLING A WELL - PARALISAÇÃO DO POÇO - É a operação de se controlar um poço que se encontra fora de controle, ou de se encher de lama o poço inteiro para controlar a pressão do reservatório.
KNOWLEDGE BOX - CAIXA DE SABEDORIA - Escrivaninha no escritório do perfurador no piso da plataforma.
KNUCKLE JOINT - JUNTA DE ARTICULAÇÃO - É uma ferramenta para perfuração direcional, colocada na coluna de perfuração e controlada por pressão hidráulica da circulação de lama, para armar a broca ou ferramenta, a um determinado ângulo dentro do poço.
KORT NOZZLE - TUBO “KORT” - Tubulão que envolve o hélice para direcionar sua corrente de descarga. Foi desenvolvido para melhorar a tração, fazendo-o em até 30%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário