javascript:; F Petróleo Infonet: Terminologia Offshore - LETRA P

terça-feira, 17 de abril de 2012

Terminologia Offshore - LETRA P


Letra P

PACKER - VEDADOR / OBSTRUIDOR - É um plug de expansão, geralmente feito de borracha, colocado em um poço para obstruir a passagem do fluido.
PADEYE - OLHAL - Ponto para conexão ou fixação em uma estrutura.
PASSIVE POSITIONING - POSICIONAMENTO PASSIVO - Estado em que se encontra o comando de perfuração, por ocasião de algum colapso existente na formação, exigindo do sondador extremo cuidado com a manobra.
PAY SAND - AREIA DE VALOR PRODUTIVO - É um reservatório de areia que contém petróleo ou gás em quantidades comerciais.
PEAR LINK - ANEL PÊRA - Anel de sustentação de um estropo / lingada composto de uma ou mais pernas de cabo de aço.
PELICAN HOOK - PELICANO MANUAL - Tipo de gato usado como boça de segurança na desconexão de sistemas em amarras ou cabos, de acionamento manual. Pode ser deslocado por todo o convés de uma unidade (embarcação).
PENETRATION RATE - VELOCIDADE DE PENETRAÇÃO - É a velocidade com que a broca procede no afundamento ou penetração do poço.
PENNANT WIRE - PENDENTE - Cabo de aço conectado a uma âncora ou outra peça (poita) que, tendo na outra extremidade uma bóia, serve para facilitar o manuseio da mesma. É também o nome dado a todo cabo, de pequeno comprimento, com sapatilhos ou mãos chumbadas nas extremidades, para a união entre outros acessórios de um sistema (de reboque ou manuseio de âncoras).
PERFORATING - PERFURAÇÃO LATERAL DE REVESTIMENTO - É a perfuração do revestimento com pistola (veja GUN - PERFORATING).
PERMANENT CHASER - PESCADOR PERMANENTE - Pescador fechado que corre ao longo do cabo e/ou amarra da linha de ancoragem de uma unidade operacional. É um sistema usado para grandes profundidades por evitar o uso da bóia de âncora.
PERMEABILITY - PERMEABILIDADE - É a propriedade de uma formação rochosa porosa permitir o fluxo de um líquido contido nela.
PERMIT TO WORK - ÁREA LIBERADA - Denominação dada a uma área inspecionada e livre de riscos de incêndio e/ou acidentes.
PERSONNEL BASKET - CESTA DE PASSAGEIROS - Equipamento para transferência de passageiros (até 8) da embarcação para a sonda (plataforma) e vice-versa, similar a uma tenda de rede, suspensa pelo guindaste da unidade através do cabo de sustentação central com amortecedor.
PERSUADER - CONQUISTADOR - Ferramenta grande, para exercer torque quando desaparafusando uma união muito apertada, ou situação similar.
PHYSICAL FORMATION LOGGING - PERFIL DE FORMAÇÃO FÍSICA - Registro feito por ecógrafo que permite delinear a formação física do terreno.
PICK-UP WIRE - MENSAGEIRO - Cabo mensageiro de aço, normalmente com diâmetro de 3 ¼”, para serviços leves, operado de um guincho auxiliar.
PIG - ROTOR DE TUBOS - É um dispositivo usado para bombear, através de uma tubulação, fluido para limpeza das paredes ou obstrução na mesma.
PIG IRON - PEÇA DE FERRO - Gíria de campo para denominar qualquer peça de equipamento da perfuração feita de ferro ou aço.
PIGGY BACK - ÂNCORA REFORÇO - É uma âncora menor ou igual a principal que, conectada à cruz desta, serve para reforçar a capacidade de penetração da linha de ancoragem.
PILOT BIT - BROCA PILOTO - Broca usada para iniciar uma perfuração direcional.
PIN - CONECTOR CÔNICO - É um conector macho de rosca cônica.
PIN PILES - PILASTRA FINA - Pilastra mais fina (vertical) da estrutura submersa denominada jaqueta.
PINGER - EMISSOR ACÚSTICO - Equipamento elétrico que permite acompanhar acusticamente a estimulação de um poço, pelas informações reunidas.
PIPE BARGE - BALSA PARA TRANSPORTE DE TUBOS - Balsa utilizada para acompanhar, transportando tubos, a balsa de lançamento de tubos.
PIPE JOINT - JUNTA DA TUBULAÇÃO - Veja CASING COLLAR.
PIPE-LAYING BARGE - BALSA PARA LANÇAMENTO DE TUBOS - É uma balsa preparada para a colocação de tubulações submarinas
PIPE RACK - PRATELEIRA DE ESTOCAGEM DE TUBULAÇÕES - Prateleira fora do piso da torre sobre a qual as tubulações de perfuração ou de revestimento são estocadas.
PIPE RECOVERY LOG - REGISTRO DE RECUPERAÇÃO DE TUBOS - É o registro das operações quando da “quebra” (desmontagem) de uma coluna.
PIPELINE (SUBMARINE) - OLEODUTO (SUBMARINO) - É a melhor maneira de se transportar o petróleo de um campo ao largo (offshore), com tubulações de diâmetro entre 813 e 864 mm. Essa linha de tubulação é parcialmente embutida no leito com uma proteção de agregado de cimento.
PIPELINE OIL - PETRÓLEO COMERCIÁVEL - Petróleo suficientemente limpo para ser comercializado.
PIRATE SAND - ARENITO PIRATA - É um arenito poroso que permite que o fluido escape durante a perfuração do poço.
PITCH - PASSO - É o ângulo formado entre a pá do hélice e a perpendicular ao eixo.
PITMAN - BIELA MOTRIZ DO BALANCIM - É a vareta que liga o balancim à manivela motriz em um aparelho de perfuração à percussão.
PLATFORM - PLATAFORMA - Estrutura ao largo (offshore) para produção de petróleo, pré-refino ou preparo do petróleo bruto para transporte, composta de jaqueta (estrutura submersa) e módulos.
PLUG - TAMPÃO - Vedação de um poço que está sendo abandonado.
PLUG BACK - RETRO-VEDAÇÃO - Vedação da extremidade inferior de um poço (no fundo) para evitar a entrada de líquidos (insumo) desta parte do poço.
PLUGGED - LACRADO - Diz-se de um poço que está fechado.
PLUGGED AND ABANDONED - LACRADO E ABANDONADO - Diz-se de um poço que já foi explorado e está abandonado.
PLUGGED AND SUSPENDED - LACRADO E SUSPENSO - Diz-se de um poço que foi temporariamente explorado. PNEUMATIC FENDERS - DEFENSAS PNEUMÁTICAS - Defensas de grande volume com dimensões externas mantidas por ar comprimido. Servem para proteção contra choques entre unidades. Normalmente usadas em navios-sonda para a atracação de outras embarcações.
POLISHED ROD - VARETA POLIDA - Vareta altamente polida, com movimento de vai-e-vem através de uma gaxeta de vedação, no cabeçote de um poço, para a operação de ferramentas ou bomba interna neste poço.
POLISHED WIRE HOPE - CABO DE AÇO POLIDO - Cabo de aço galvanizado a frio.
PONTOON - FLUTUANTE - Estrutura circular que envolve a base das pernas ou das colunas das plataformas tipo SS (semi-submersível) e PA (auto-elevatória). Nesta última recebem o nome de spod tanks.
POOR BOY - POÇO DE OPERAÇÃO BARATA - Operação ou ferramenta feita ao menor custo, em vez de sofisticados equipamentos ou serviços disponíveis.
POROSITY - POROSIDADE - Percentual do volume total de uma rocha ou solo que é ocupado por espaços vazios, isolados ou conectados.
POSCON - “JOYSTICK” - Nome de um equipamento de comando computadorizado. Veja JOYSTICK.
POSITIONING SYSTEM - SISTEMA DE POSICIONAMENTO - Sistema utilizado para o posicionamento de plataformas ou navios, através de âncoras (convencional) ou por propulsores (dinâmico).
POTENTIAL TEST - TESTE DE POTENCIAL PRODUTOR - Teste que proporciona informações sobre a capacidade de um poço.
POTTING TOWER - SILO - Depósito para armazenagem de granéis sólidos (cimento, baritina, bentonita, etc.).
POWER SWIVEL - POTÊNCIA DE ROTAÇÃO - Potência na mesa de rotação.
POWER TONG - ALICATE HIDRÁULICO - Alicate com comandos hidropneumáticos.
PRE-LOADING - PRÉ-CARGA - Teste de apoio no fundo de uma plataforma auto-elevatória (PA) em nova locação.
PRIMARY RECOVERY - RECUPERAÇÃO PRIMÁRIA - Primeiro estágio de recuperação de material ou de um poço que está sendo estimulado/explorado.
PRIME MOVER - FORÇA MOTRIZ PRIMÁRIA - Termo que se aplica à perfuração de um poço que usa como força motriz a máquina a vapor, o motor elétrico ou o motor de combustão interna.
PRODUCTING COST FACTOR - FATOR DO CUSTO DE PRODUÇÃO - Rentabilidade comercial do investimento feito para a exploração de um poço.
PRODUCTION - PRODUÇÃO - Termo utilizado para o índice de produção de um poço.
PRODUCTION HORIZON - HORIZONTE DE PRODUÇÃO - Perspectiva comercial da capacidade natural de hidrocarbonetos existente em um poço.
PRODUCTION MODULE - MÓDULO DE PRODUÇÃO - Módulos de uma plataforma de produção (veja PLATFORM) com a função de, através de separadores, prepararem o óleo para transporte por oleodutos.
PRODUCTION PLATEAU - PLATÔ DE PRODUÇÃO - Área de abrangência dos poços direcionais de uma plataforma de produção (cerca de 3,2 Km de diâmetro).
PRODUCTION PLATFORM - PLATAFORMA DE PRODUÇÃO - Veja PLATFORM.
PRODUCTION RATE - TAXA DE PRODUÇÃO - Velocidade da produção de barris de um poço.
PRODUCTION STRING - COLUNA DE PRODUÇÃO - Coluna de tubos destinada à condução de petróleo produzido no poço para o módulo de produção.
PRODUCTION TREE - ÁRVORE DE PRODUÇÃO - Veja CHRISTMAS TREE.
PRODUCTIVE SAND - AREIA PRODUTORA - Nível arenítico da coluna sedimentar no qual os hidrocarbonetos estão acumulados.
PROPANE - PROPANO - Hidrocarboneto saturado, gasoso e incolor, da família dos alcanos, obtido do petróleo parafínico. Fórm. (C3H8).
PROPENE, PROPYLENE - PROPENO, PROPILENO - Hidrocarboneto insaturado, gasoso e incolor, obtido do petróleo naftênico. Fórm. (C3H6).
PROPPING AGENT - AGENTE DE ESCORAMENTO - São os materiais para a manutenção das aberturas (fissuras) de uma formação após uma operação de fraturamento (veja FRACTURING - FORMATION).
PSI (POUNDS PER SQUARE INCH) - LIBRAS POR POLEGADA QUADRADA - Unidade de pressão.
PULLING CASING - REMOÇÃO DE REVESTIMENTO - Remoção da coluna de revestimento de um poço.
PULLING UNITS - UNIDADES DE TRAÇÃO - Unidade de serviços de perfuração utilizada para a retirada das varetas da bomba embutida no poço.
PULL IT GREEN - RETIRADA ANTECIPADA - Retirada da broca de um poço, para reposição, antes que esteja muito gasta.
PULL-OUT - RETIRADA DA COLUNA - Operação de retirada da coluna de perfuração de um poço.
PUMPING JACK - BALANCIM DA BOMBA EMBUTIDA - Unidade de operações montada sobre um poço (veja PUT ON PUMP) que aciona a bomba embutida (veja DOWN HOLE PUMP).
PUMPS OFF - RETIRADA POR BOMBEAMENTO - É uma condição na qual o petróleo de um poço tem seu nível abaixo da aspiração da bomba, em bombeamento sob pressão.
PUT A WELL ON - COLOCAR UM POÇO EM PRODUÇÃO - Abrir um poço para a produção tanto por bombeamento auxiliar, como pelo fluxo normal dentro do sistema coletor.
PUT ON PUMP - BOMBEAMENTO AUXILIAR - Instalação de equipamento de bombeamento auxiliar em um poço que não flui à superfície pela própria pressão do reservatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...