javascript:; F Petróleo Infonet: Terminologia Offshore - LETRA R

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Terminologia Offshore - LETRA R


Letra R

RABBIT - ROTO-TUBO - Roto-tubo para limpeza de tubulação. Semelhante ao pig (veja PIG), trata-se de um rotor bombeador através de uma tubulação para limpá-la ou testar para averiguar se há obstrução.
RACK - BERÇO - Estrutura para armazenamento de uso geral.
RADIOGRAPHY - RADIOGRAFIA - Estudo ou inspeção via radiografia (raio-X) de uma estrutura ou chapeamento.
RAKED BOW - PROA LANÇADA - Tipo de proa projetada acima da linha d’água utilizada por algumas embarcações de apoio marítimo.
RAMP BARGE - BALSA DE LANÇAMENTO - Tipo de balsa usada no lançamento de tubulações submarinas.
REAM - ALARGAMENTO - Alargar uma perfuração de menor diâmetro para colocação da coluna de revestimento ou ferramentas dentro do poço.
REAMER - ALARGADOR - Ferramenta munida de roletes serrilhados ou cortadores de expansão, utilizada para alargar o diâmetro de uma perfuração de poço.
RE-ENTRY - REENTRADA - Método utilizado na repetição da operação de exploração de um poço que está sendo estimulado.
RE-ENTRY SONAR - SONAR DE REENTRADA - Equipamento que permite o rastreamento submarino em operação de reentrada.
RE-INJECTION - REINJEÇÃO - Processo utilizado para reinjetar fluido na operação de perfuração.
REMOTE CONTROLLED VEHICLE (RCV) - VEÍCULO A CONTROLE REMOTO - Veículo de inspeção, trabalho e pesquisa não tripulado, geralmente operado via umbilical de uma plataforma ou de um navio de apoio.
RESERVOIR - RESERVATÓRIO - É uma formação rochosa porosa contendo óleo ou gás, que pode estar selada por uma rocha capeadora (veja CAP-ROCK).
RESERVOIR PRESSURE - PRESSÃO DO RESERVATÓRIO - Pressão natural do reservatório que pode ser ou não suficiente para que o fluido armazenado na formação possa fluir por um poço até a superfície.
RESISTIVITY LOG - PERFIL DE RESISTIVIDADE - Termo genérico para o registro da resistividade das rochas que circundam o poço, feito por diversos tipos de ferramentas.
RESOCKETING - RECONEXÃO - Recolocação do soquete de seções.
REVERSE CIRCULATION - REVERSÃO DA CIRCULAÇÃO - Procedimento adotado, sob circunstâncias especiais, onde o fluido circulante é bombeado para dentro do espaço anular entre a parede do poço e a tubulação de perfuração, retornando através do volume de perfurações.
RIG (DRILLING) - PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO - É todo o conjunto (instalação) destinado à perfuração de um poço de petróleo.
RIG LEGS - PERNAS DA PLATAFORMA - É o termo empregado para plataformas auto-elevatórias. Nas semi-submersíveis são denominadas colunas.
RIG UP - APARELHAR - É a instalação do aparelho, ou instalação de perfuração e os equipamentos necessários para a perfuração de um poço.
RISER - COLUNA DE ASCENÇÃO - Tubulação larga de diâmetro aproximado de 406 mm que se estende desde o dispositivo de segurança contra “estouros” (veja BLOW OUT PREVENTER - BOP) no leito do mar, até embaixo do piso da torre de uma instalação semi-submersa.
RISER ANGLE INDICATOR - CLINÔMETRO DA COLUNA DE ASCENÇÃO - Indicador do ângulo de inclinação da coluna de ascenção em relação ao vertical absoluto.
ROCK BIT - BROCA CÔNICA - Broca de formato cônico colocada na extremidade inferior de uma coluna de perfuração para atacar (cortar) a formação sendo penetrada.
ROCK CUTTING - CORTE DE ROCHA - Perfuração em formação rochosa.
ROCK HOUND - CÃO FAREJADOR DE ROCHA - Apelido de um geólogo que atua na exploração de petróleo.
ROCKING - PULSAÇÃO DE PRESSÃO - Operação de pressurização e liberação de pressão em ciclos, para induzir um poço a fluir por si mesmo.
ROCK PRESSURE - PRESSÃO DE ROCHA - Pressão natural do fluido que preenche os espaços porosos de uma rocha exercida principalmente pela massa sólida sobrejacente ao ponto considerado.
ROD BACKOFF WHEEL - VOLANTE PARA DESCONEXÃO DE VARETAS - Dispositivo para desaparafusar as hastes ou varetas da bomba que se encheu de areia devendo o poço ser desmontado.
ROLLER - ROLO - Rolo para evitar atrito do cabo de aço no guia-cabo (veja SPOOLING GEAR).
ROLLER BIT - BROCA TIPO CÔNICA - Veja ROCK BIT.
ROPE SPEAR - LANÇA DE RECUPERAÇÃO - Ferramenta de pesca de objetos perdidos no poço, com rebarbas salientes, utilizada para recuperar-se um cabo de aço quebrado dentro do poço.
ROTARY BUSHING - REVESTIDOR DE AÇO - Pesado revestidor de aço que é colocado na abertura da mesa rotativa (plataforma giratória) para acomodar o conjunto motriz do kelly (veja KELLY) ou as cunhas serrilhadas (veja SLIPS).
ROTARY TABLE - MESA ROTATIVA / PLATAFORMA GIRATÓRIA - Mesa rotativa (plataforma giratória) situada no centro do piso da torre. Sua função é a de sustentar o peso de qualquer tubulação ou revestimento colocado na perfuração, proporcionando também movimento giratório (ou relativo) à esta coluna, através do kelly (veja KELLY).
ROUND TRIP - VIAGEM REDONDA DA COLUNA - Operação de retirada da coluna de perfuração do poço, mudança da broca ou ferramentas e recolocação no fundo.
RUDDER PROPELLER - LEME-PROPULSOR - Conhecido como hélice azimutal ou propulsor azimutal (veja AZIMUTHAL THRUSTER).
RUN IN - DESCIDA - Operação de colocação de tubulação de perfuração ou revestimento em um poço.
RUNNING SAND - AREIA EM SUSPENSÃO - Grãos de areia suspensos em água, ou petróleo, que podem causar complicações durante a perfuração de um poço.
ROYALTY - DIREITOS SOBRE POSSE - Valor pago pelo arrendador da propriedade ao dono, baseado em certo percentual da produção bruta retirada desta mesma propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...