javascript:; F Petróleo Infonet: Terminologia Offshore - LETRA T

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Terminologia Offshore - LETRA T


Letra T

TACKLE BLOCK - TALHA - Sistema para redução de esforço no içamento de pesos.
TAFFRAIL - GUARDA-CABO - Tubulação horizontal suspensa no convés principal, próxima às bordas falsas que estando mais alta que estas, favorece ao livre trânsito do cabo de reboque pela popa do rebocador.
TAIL BOARD - EXTENSÃO DO BALANCIM - Extensão traseira de um balancim.
TAIL OUT RODS - DEITANDO VARETAS - Operação de se afastar, do poço, a extremidade inferior de um êmbolo de sucção, quando deitando as varetas.
TAIL PIPE - TUBO DE PONTA - Seção de tubo que é colocada abaixo de um vedador (veja PACKER).
TANK FARM - PARQUE DE ESTOCAGEM - Área de estocagem, consistindo de um grupo de grandes tanques de armazenamento, com suas respectivas tubulações coletoras e unidades de bombeamento.
TARGET DEPHT - PROFUNDIDADE TOTAL - Profundidade planejada e alcançada de um poço.
TEARING DOWN - DESMEMBRAMENTO - Ato de desmembrar uma instalação de perfuração, após a conclusão de um poço e a preparação para deslocá-la para outro canteiro, campo.
TELESCOPIC DERRICK - TORRE TELESCÓPICA - Mastro retrátil, cujas seções se encaixam uma dentro da outra, podendo ser estendido e montado por meio de talha a cabo ou hidraulicamente.
TEMPERATURE SURVEY - LEVANTAMENTO DE TEMPERATURA - Operação de se determinar, em um poço, a temperatura em diversas profundidades. Usada para averiguação da cimentação de um poço.
TEMPLATE - BASE SUBMERSA - Conjunto de válvulas montadas no cabeçote do poço submerso que já está em produção.
TENSION DRUM - TAMBOR DE TRABALHO - Tambor do guincho de âncora da plataforma para controle (manutenção) da tensão na linha de fundeio.
TERTIARY RECOVER - RECUPERAÇÃO TERCIÁRIA - Processo de recuperação do petróleo após a secundária, isto é, o aumento na produção de petróleo e gás através de métodos de recuperação, que consistem em injeção de fluido mais barato que o óleo cru em uma reserva ou poço, dirigindo o óleo em direção aos poços de produção.
THERMAL DELAY TIME LOG - PERFIL DE DECAIMENTO TERMAL - Registro da vazão da captura de nêutrons termais em rochas bombardeadas por uma fonte de nêutrons. Os nêutrons capturados pelos elementos presentes nas rochas , particularmente o cloro, emitem raios gama que são registrados pelos detetores da ferramenta. É um registro que permite identificar os fluidos que saturam a rocha.
THIMBLE - SAPATILHO - Proteção interna de uma alça ou mão (veja LAY).
THROWING THE CHAIN - ARREMESSO DE CORRENTE - Técnica de se soltar a corrente de uma seção de tubulação, deitada na mesa rotativa, e enrolá-la na seção seguinte durante a montagem da coluna.
THRUSTER - PROPULSOR - Arranjo de propulsão diferente do convencional (hélice e eixo) podendo ser em tubulão, azimutal, etc.
TIGHT FORMATION - FORMAÇÃO COMPACTA - Reservatório com baixa porosidade e permeabilidade, não permitindo o fluxo livre do fluido da formação ao poço.
TOLUENE - TOLUENO / TOLUOL - Líquido incolor, com odor característico, obtido do fracionamento do petróleo aromático e do carvão (hulha), usado como solvente e matéria prima para fabricação de explosivos. Fórm. (C6H5CH3).
TONG MAN - OPERADOR DAS TENAZES - Operário do piso da torre que manipula as grandes tenazes, usadas para fazer ou desfazer colunas de perfuração.
TONGS - TENAZES - Tenazes de grandes dimensões, suspensas na torre por cabos de aço, usadas para arrastarem seções de tubulação de perfuração ou revestimento. Existem também tenazes pneumáticas ou hidráulicas.
TOOL DRESSER - AFIADOR DE BROCAS - Operário encarregado dos serviços de consertos e afiação das brocas.
TOOL JOINT - ACOPLAMENTO AUXILIAR - Pesado acoplamento de aço, aparafusado ou soldado a pontos na extremidade de uma seção única de tubulação, para facilitar a união de seções individuais durante as montagens das colunas.
TOOLPUSHER - CHEFE DE EQUIPE DE PERFURAÇÃO - Operário chefe da equipe de perfuração, encarregado da condução dos serviços.
TOOLPUSHER - “TOOLPUSHER” - Sistema utilizado para operações de perfilagem em poços altamente desviados ou com sérios problemas mecânicos. Consiste em colocar diversas ferramentas de perfilagem em comandos especiais e descê-los no poço com a própria coluna de perfuração.
TORQUE - TORQUE - Medida de força aplicada a um eixo para girá-lo. Na instalação de perfuração rotativa, o termo se aplica principalmente à rotação da coluna de perfuração.
TOTAL DEPHT (D.P.) - PROFUNDIDADE TOTAL - A maior profundidade atingida pela perfuração de um poço.
TOUR - TURNO DE TRABALHO - Turno trabalhado por uma turma ou equipe de perfuração, normalmente com 12 horas de duração.
TOW - REBOQUE - Operação de conexão entre um objeto a ser rebocado e um rebocador para deslocamento entre locações, utilizando um sistema denominado “engrenagem de reboque” (veja TOWING GEAR).
TOW WINCH - GUINCHO DE REBOQUE - Guincho instalado em uma embarcação (geralmente rebocador) destinado às operações de reboque, podendo estar capacitado a operações de manuseio de âncoras por cabos, tambores e por amarras (coroas de barbotin).
TOWING BITT - CABEÇO DE REBOQUE - Utilizado em embarcações sem guincho, de conexão direta com a “engrenagem de reboque”.
TOWING GEAR - ENGRENAGEM DE REBOQUE - Conjunto de cabos, manilhas, arames, espias, placas, pendentes, etc. usados na conexão do objeto rebocado ao rebocador.
TOWING HOOK - GATO DE REBOQUE - Dispositivo de reboque muito usado em rebocadores portuários. Nome dado ao pelicano manual usado em reboque de emergência.
TOWING POD - GUIA DE REBOQUE - Estrutura para deslocar o centro de giro do rebocador para ré e minimizar o risco de banda excessiva durante o reboque.
TRANSVERSE THRUSTER - PROPULSOR TRANSVERSAL - Veja BOW THRUSTER
TRAVELLING BLOCK - MOITÃO MÓVEL OU CORREDIÇO - Moitão móvel que contém as polias ligadas ao gancho e acomodam o cabo de içamento, através de cavalete de polias (veja CRWN BLOCK) para proporcionar meios de içamento ou abaixamento das cargas de tubulações de perfuração ou revestimento.
TREE - ÁRVORE - Veja CHRISTMAS TREE.
TRIANGULAR PLATE - BOÇA-DE-CHAPA - Normalmente chamada de “placa triangular” ou monkey face. Utilizada na conexão dos cabos ou amarras de uma cabresteira à “engrenagem de reboque” da embarcação.
TRICONE BIT - BROCA TRICÔNICA - Broca com três cortadores cônicos montados sobre rolamentos de trabalho contínuo.
TRIP GAS - GÁS ARRASTADO - Gás que entra em um poço durante a operação da viagem de ida e volta (veja ROUND TRIP) e é freqüentemente arrastado da formação pelo efeito de sucção da saída, em alta velocidade, da coluna e broca.
TUBING - TUBOS DE PRODUÇÃO - Tubulação usada no transporte de petróleo para os separadores.
TUGGER - GUINCHO AUXILIAR - Normalmente chamado de “burrinho”. Guincho localizado na parte de vante do convés da embarcação nas laterais, para serviços diversos.
TUNNEL - TÚNEL - Nome dado ao alojamento de propulsor lateral (veja BOW THRUSTER).
TURBO DRILL - PERFURADOR A TURBINA - Turbina situada no fundo de uma coluna de perfuração, acionada pela circulação da lama, para impulsionar a broca rotativa sem a rotação da coluna de perfuração pela plataforma giratória. Usada para perfuração de poços direcionais.
TURNBUCKLES - ESTICADORES - Acessório com vários tipos de conexão para tensionar uma perna de cabo. Normalmente usados para peação de carga.
TWIST OFF - TORCIDA DA COLUNA - Pane da coluna de perfuração devido ao esforço torcional (axial) excessivo, ou de tubulação com falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...