javascript:; F Petróleo Infonet: Empresa norueguesa batiza o maior rebocador construído no Brasil

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Empresa norueguesa batiza o maior rebocador construído no Brasil



Grupo DOF ASA entregará Skandi Iguaçu à Petrobras cinco meses antes do prazo

O Grupo norueguês DOF ASA, controlador das empresas Norskan Offshore e DOF Subsea, batizou no último dia 19 de Abril o maior rebocador já construído no Brasil, o Skandi Iguaçu. A embarcação possui mais de 32.000 BHP instalados e bollard pull de mais de 300 toneladas. Ela ficará pronta para ser entregue à Petrobras cinco meses antes do prazo contratual e foi encomendada ao estaleiro STX OSV, em Niterói, com financiamento do Fundo da Marinha Mercante por meio do BNDES.
Estiveram presentes à cerimônia realizada no estaleiro STX OSV o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; o country manager do Grupo DOF no Brasil, Eirik Torressen; e o presidente do Estaleiro STX OSV, Waldemiro Filho, entre outras autoridades e empresários do setor de óleo e gás.
O Skandi Iguaçu, batizado pela madrinha Rita Torressen, integra uma nova geração superpotente de rebocadores, desenhada para operar em uma ampla gama de águas profundas e variadas condições ambientais. Ele possui os últimos equipamentos em segurança para operações de AHTS, tais como os maiores guinchos, guindastes móveis com manipuladores e um novo sistema de manuseio de âncoras.
Ao desenhar o Skandi Iguaçu, o Grupo DOF teve a preocupação com a preservação do meio ambiente. O novo barco consome até 30% menos combustível (óleo diesel), pois utiliza um sistema de propulsão híbrido que combina o motor a diesel convencional com um sistema elétrico ligado diretamente às suas engrenagens.
“O  crescente volume de encomendas da Petrobras e o desenvolvimento de áreas exploratórias por outras petroleiras deverão acelerar o ritmo da indústria naval nacional nos próximos anos. É natural que o estado do Rio se beneficie diretamente desses novos investimentos, feitos por empresas como o grupo DOF ASA, que acreditam no potencial da indústria local para realizar essas obras”, disse o secretário Julio Bueno.
Para Eirik Torressen, o batismo do Skandi Iguaçu representa a consolidação da atuação do grupo no país: “Tenho muito orgulho em dizer que, dos 64 navios da companhia em operação no mundo inteiro, 24 estão na costa brasileira e mais da metade da frota carrega a bandeira brasileira”.
Desde 2001 no Brasil, o grupo norueguês DOF ASA já investiu mais de US$ 1 bilhão na construção e operação de navios voltados para a indústria de óleo e gás, além de prestar serviços especializados em águas profundas. Entre seus principais clientes estão as petroleiras Petrobras, Statoil, Shell, Chevron e OGX. Atualmente, emprega mais de 1.300 pessoas no Brasil e possui uma frota de 28 barcos de várias modalidades. Deste total, 24 estão em operação (10 AHTSs, 5 PSVs, 7 CSVs e 2 PLSVs) e quatro em construção. Das embarcações em operação, 11 foram construídas no Brasil.
No Brasil, o Grupo DOF ASA está representado por duas companhias complementares: a NorSkan Offshore e a DOF Subsea. A primeira é responsável pelo suporte técnico e pela operação marítima da frota, enquanto a outra dá suporte às atividades em águas profundas. Parte da estratégia do grupo é desenvolver as duas companhias no Brasil.

Fonte: Folha de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...