javascript:; F Petróleo Infonet: Sete Brasil deve ser incluída no Programa Progredir

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sete Brasil deve ser incluída no Programa Progredir



Os fornecedores da Sete Brasil poderão ter uma facilidade a mais para obter financiamentos ainda este ano. A companhia poderá ser incluída no programa Progredir - criado pela Petrobras com os seis maiores bancos de varejo do país para facilitar a obtenção de empréstimos para a cadeia de fornecedores e subfornecedores. A afirmação foi feita pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa. De acordo com ele, a estatal vai duplicar o portal da iniciativa na internet e criar o "Progredir Sete".

"A sete já foi concebida com essa possibilidade", disse Barbassa. "A Sete é uma empresa de alta liquidez também e tem fundamentos financeiros muito sólidos, isso dá ao sistema bancário confiança que, uma vez [o contrato com o fornecedor seja] performado, a fatura será paga".

A partir do programa, cada fornecedor ou subfornecedor com contratos de aquisição de equipamentos ou prestação de serviços com a empresa pode fazer um empréstimo com os bancos Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e HSBC usando até 50% do contrato como garantia. O custo do financiamento no programa chega a ser cerca de 40% mais barato em relação ao mercado.

O executivo explicou que a forma como a Sete será incluída ainda não está totalmente definida. Em um primeiro momento, quem dará a garantia para que o fornecedor da Sete contrate financiamentos com os bancos será ela própria. "Remotamente poderia vincular à Petrobras", afirmou Barbassa. De acordo com ele, o fornecimento de serviços da Sete Brasil para a Petrobras só acontecerá depois que as sondas que serão arrendadas à estatal estiverem prontas. Enquanto as unidades estiverem em construção, a Sete será a garantidora dos contratos.

Barbassa anunciou na segunda-feira (7) a entrada da Petrobras Netherlands B. V. (PNBV) na iniciativa. Segundo ele, essa subsidiária é responsável por cerca de 40% do valor dos contratos da companhia, que somam hoje cerca de R$ 480 bilhões. A Petrobras Biocombustível (PBio), a Refinaria Abreu e Lima e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) também tiveram sua participação anunciada ontem.

A Transpetro e a BR Distribuidora também serão incluídas com o tempo, dependendo apenas da adaptação de sistemas.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...