javascript:; F Petróleo Infonet: Petrobras anuncia hoje o novo Plano Estratégico

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Petrobras anuncia hoje o novo Plano Estratégico




Investimentos da Companhia para o período 2012/2016 devem girar em torno de R$ 224 bilhões
Um corte substancial nos investimentos relacionados a área de Abastecimento e Refino adiou o anúncio do novo Plano de Negócios da Petrobras para o período 2012/16. Segundo o jornal Valor Econômico, o novo Plano Estratégico da Companhia deve ser divulgado hoje (14) por meio de um fato relevante. De acordo com o jornal, os investimentos para os próximos anos podem até ficar alinhado com o do ano anterior, que previa US$ 224,7 bilhões para o período 2011/15.
Quando foi empossada ao cargo de presidente da estatal e depois do anúncio do Plano Brasil Maior, pelo governo Dilma, Graça Foster já vinha esperando a pressão por parte do governo federal para que antecipasse a aprovação dos investimentos para estimular a economia do País.  De acordo com fontes ligadas à Companhia, a presidente Foster, vinha realizando na última semana reuniões a portas fechadas com diretores de cada área para discutir o montante das contas.
De acordo com o jornal Valor, se houver um aumento no valor dos combustíveis de 15%, isso reduziria significativamente a necessidade de recursos para novos investimentos, desta forma, a necessidade de captações de recursos e os níveis de endividamento seriam menores. A gasolina e o óleo diesel respondem por cerca de 65% da receita da companhia. Ontem (13) o governo, liderado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão descartou qualquer possibilidade de reajuste no preço da gasolina. “Nós não cedemos a pressão de reajustar quando o preço do petróleo subiu, e agora não há mais está pressão, enfatizou Lobão. Graça Foster reafirmou ontem  em um programa de  televisão, que os preços dos combustíveis “estão mantidos”.
Os investimentos desta vez serão divididos por etapas – anteriormente a Petrobras apresentava todos os investimentos necessários para um projeto, mesmo que as fases do mesmo não estivessem detalhadas internamente. No atual cenário, ainda não ficou esclarecido se a nova apresentação dos projetos - feita por etapas - fará com que o investimento pareça menor. O que não muda é o foco na área de exploração e produção do petróleo, que continua recebendo cerca de 70% dos recursos da companhia.
Produção no mês de abril
A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras em abril, no Brasil e no exterior, foi de 2.551.951 barris de óleo equivalente por dia (boed). Os campos localizados no Brasil produziram, em média, 2.305.378 boed. No exterior, a produção foi de 246.573 boed. Paradas para manutenção de algumas plataformas e seus respectivos sistemas submarinos, assim como a interrupção da produção do campo de Frade, operado pela Chevron, todos na Bacia de Campos, contribuíram para a redução de 32,2 mil barris por dia (1,6%) na produção nacional, em relação ao mês anterior.
Fonte; NN

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...