javascript:; F Petróleo Infonet: Somente a Petrobras já conta com 1.200 funcionários em Santos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Somente a Petrobras já conta com 1.200 funcionários em Santos



Empresas do setor de petróleo e gás devem fechar este ano com mais de 2mil funcionários atuando na Baixada Santista. Somente a Petrobras já  conta com 1.200 empregados em santos. Os outros 800 empregados estão divididos em diversas outras empresas como a Halliburton, Schlumberger, Modec, Saipem e Iesa.O número ainda muito baixo se comparado com o Rio de Janeiro, que detém a maior parte do mercado desde os anos 1970. Segundo reportagem publicada pelo jornal o Dia, a região norte do estado do Rio emprega 24.355 trabalhadores. A capital é a segunda maior empregadora, com 16.999 postos de trabalho, seguida da baixada Fluminense. No entrono de Duque de Caxias, com 3.077. Em todo o estado há 46.096 empregados no setor, com salário médio de R$ 9.144,61. O segmento conta com 206 estabelecimentos no estado do Rio.
O cenário, no entanto, ainda vai melhorar muito na Baixada Santista nos próximos anos. Após a conclusão das obras no Valongo, a Petrobras contara com três prédios com capacidade para receber até 6 mil trabalhadores.
O maior impacto está em alto-mar. É um crescimento invisível para quem está em terra.Se considerarmos tanto os profissionais que estão em regime administrativo quanto aqueles  que estão em alto-mar, em todos os atuais sete sistemas de produção e 22 sondas de perfuração em operação, o negócio Bacia de Santos já gera mais de 10 mil empregados , Mas esse número não se refere a Santos e região apenas.
Recentemente, a Saipem anunciou que vai contratar 1 mil funcionários até 2017. Os cargos são, em sua maioria, para técnicos que vão trabalhar no Centro de Tecnologia e Construção Offshore. A unidade será construída no antigo terreno da mineradora Nobara, no Complexo Industrial e Naval de Guarujá.
Entre as principais funções demandadas pela empresa estão soldadores, montadores industriais, operadores de máquinas e ajudantes.
Outras Empresas
A dinamarquesa Maersk, que possui uma subsidiária de óleo e gás, já está em Santos, mas atuando outro setor. Segundo a gerente de recursos humanos da empresa, Elisangela Frugis Oliveira, a unidade local, na Praça Rui Barbosa, no Centro, atua apenas com transporte marítimo.
A Schlumberger, de origem americana, ocupam um dos andares do Edifício Rubiácea, na Rua do Comércio, também no Centro. A empresa, considerada uma das maiores prestadoras de serviço da cadeia de petróleo e gás do mundo, não informou o número de funcionários. Somente no Rio de Janeiro são 2 mil trabalhadores. Estima-se que em Santos sejam 100 pessoas.
Empresas como a OGX, do bilionário Eike Batista, a Repsol e a BG contam com um endereço de referência na Cidade, mas apenas para prestar contas por utilizar o litoral de São Paulo para suas atividades.
Fonte: Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...