Construído no final dos anos 1990 para receber turistas vindos principalmente da Argentina, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, no Rio, se transforma agora para ser um grande centro da indústria do petróleo e gás.
Até 2014, serão investidos R$ 60 milhões na ampliação do pátio de aeronaves e na construção de novos terminais de cargas e passageiros para atender empresas como a Petrobras, a OGX (do empresário Eike Batista) e a BP.
A indústria petrolífera também movimenta outros aeroportos regionais do Estado, como o de Macaé, sob gestão da Infraero (empresa que administra os aeroportos), e o municipal de Maricá.
Só de janeiro a agosto deste ano, o desembarque de cargas em Cabo Frio -máquinas, equipamentos e insumos industriais- vindas do exterior para as petrolíferas cresceu 75,7% em relação ao mesmo período de 2011.
Proporcionalmente, o aumento verificado na cidade é superior ao registrado no transporte de cargas em Cumbica (18,5%) e Viracopos (-5,45%), em São Paulo, e no Galeão (32,4%), no Rio, durante o mesmo período.
Atualmente, três voos cargueiros semanais vindos de Miami (EUA) chegam ao aeroporto. E, há 20 dias, a Libra Aeroportos, atual concessionária de Cabo Frio, fechou acordo com a Lufthansa para cargas de transferência.
Segundo o diretor da empresa, Pedro Orsini, novos voos internacionais poderão chegar a Cabo Frio. “Temos equipes nos Estados Unidos fazendo corpo a corpo e mostrando as vantagens de operar no aeroporto”, disse.
Já os embarques e desembarques de passageiros cresceram 48,8% neste ano em relação ao mesmo período de 2011, e os pousos aumentaram 61,7%.
Nos dois casos, a maioria é de funcionários e helicópteros das plataformas de petróleo em alto mar.
“O nosso entendimento é que queremos crescer”, disse Orsini. “A concorrência com o Galeão é sadia. Estamos lá para concorrer. Cada um tem seu nicho e a nossa perspectiva é crescer ainda mais”, completou.
AMPLIAÇÃO
De acordo com a Libra Aeroportos, serão mais 30 posições para helicópteros, 16 mil m² de área coberta para cargas e um terminal com capacidade para até 1,2 milhão de passageiros por ano.
Atualmente, o aeródromo tem 13 posições para helicópteros (em operação simultânea), 70 mil m² de área de carga (alfandegada) e terminal para 300 passageiros (por voo), além da capacidade de receber aviões cargueiros.
A próxima etapa da Libra é obter autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para importação de substâncias para a indústria farmacêutica.
No terminal de cargas, áreas específicas para os produtos já estão construídas.
Fonte: Folha de S.Paulo / Venceslau Borlina Filho
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