javascript:; F Petróleo Infonet: Gigante anglo-russa investe em petróleo na Região Amazônica

sábado, 13 de outubro de 2012

Gigante anglo-russa investe em petróleo na Região Amazônica



Uma das maiores empresas petroleiras da Rússia, a TNK-BP, dona de um faturamento anual equivalente a 60 bilhões de dólares, está operando desde março deste ano na bacia do rio Solimões, na Amazônia. A empresa russa tem como parceiro neste empreendimento o grupo brasileiro HRT.
Em entrevista ao jornal “Brasil Econômico”, o diretor-executivo da TNK-BP, Aleksander Dodds, declarou que o objetivo do consórcio anglo-russo é se tornar uma empresa global com atuação em outros países, o que, segundo o empresário, serve para aprimorar a capacidade tecnológica da TNK-BP, tornando-a ainda mais competitiva na própria Rússia.
Campo de exploração na Amazônia
Aleksander Dodds também revelou que o Brasil foi a terceira opção da TNK-BP fora da Rússia. A primeira foi a Venezuela, e a segunda, o Vietnã. Para o executivo, a opção pelo Brasil foi mais do que acertada. Dodds, um escocês de 55 anos, diz isso com a experiência de quem atua há mais de 30 anos no setor de óleo e gás, tendo exercido a presidência da todo-poderosa Exxon Mobil no Canadá e no Qatar.
Na mesma entrevista ao “Brasil Econômico”, Aleksander Dodds revelou que, do total de 1 bilhão de dólares relativo à participação de 45% nos 21 blocos da HRT no Rio Solimões, já foram investidos 280 milhões de dólares. Além desse valor, cerca de 100 milhões de dólares serão aplicados em equipamentos, o que representa, segundo o executivo, o maior investimento de uma empresa russa no Brasil. Dodds garante que a operação tem correspondido aos objetivos da TNK-BP.
Pelo conhecimento em exploração em terra, a empresa russa, embora satisfeita com os resultado do gás, tem grande esperança na produção de óleo na bacia do Solimões. O petróleo da região é considerado de excelente qualidade, o mais leve do Brasil. O potencial de reservas projetadas alcança 280 milhões de barris. Em 2013, o grupo HRT-TNK-BP vai perfurar quatro poços, mas prefere não antecipar previsões sobre a produção.
Fonte: Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...