javascript:; F Petróleo Infonet: Produção de gás do Brasil pode dobrar até 2020, diz ANP

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Produção de gás do Brasil pode dobrar até 2020, diz ANP


Estimativa é de 120 milhões de metros cúbicos ao dia
Redação NNpetro - 
A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, informou nesta quarta-feira (17) que a produção de gás no Brasil deve dobrar até 2020. A estimativa é que a produção chegue a 120 milhões de metros cúbicos ao dia.
Durante palestra realizada em São Paulo, Chambriard destacou que o país poderá ofertar entre 100 milhões e 120 milhões de metros cúbicos ao dia, em 2020, já considerando o volume extraído do pré-sal. De acordo com a ANP, a produção atual é de 66 milhões de metros cúbicos diários.
"Não é absurdo (prever 100 a 120 milhões metros cúbicos ao dia), é uma hipótese construída principalmente nos projetos do pré-sal que estão para entrar", disse.
A diretora ponderou que a estimativa leva em conta uma reinjeção pequena de gás no processo de produção do petróleo. E disse ainda que, para este número se concretizar, será importante muito planejamento. A ANP calcula que seria necessária a instalação e operação de 21 plataformas entre 2016 e 2018.
"É um esforço muito grande, mas nós estamos preparados para isso", afirmou Magda Chambriard, lembrando que o tamanho dos gasodutos no país dobrou entre 1999 e 2012, passando de 3.700 km para 9.500 km. O objetivo da ANP é de interiorizar a rede que hoje está concentrada na costa.
Chambriard destaca ainda que o Brasil tem grande potencial no mercado de gás e pode dar um salto no setor. "O Brasil tem dimensões continentais. Temos indícios de gás no Norte, no Sul, no Leste e no Oeste, não é possível que a gente não possa dar este salto", disse.
Recorde
A Petrobras bateu seu próprio recorde de entrega de gás natural em setembro, quando foram colocados no mercado 91,4 milhões de metros cúbicos, ultrapassando o recorde anterior de 85,9 milhões de metros cúbicos, registrado em novembro de 2010. Chambriard disse que as novas refinarias da Petrobras devem consumir 30 milhões de metros cúbicos diários de gás em 2020, segundo estimativas da ANP. Hoje, já são consumidos cerca de 20 milhões metros cúbicos/dia.
(Com informações da Reuters e da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...