javascript:; F Petróleo Infonet: Profissionalização é entrave no setor de óleo e gás

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Profissionalização é entrave no setor de óleo e gás


Prominp irá qualificar 204 mil profissionais até 2015
NNpetro - Júlia Moura 
A falta de mão de obra qualificada em petróleo e gás continua sendo um entrave para a indústria. Ferramenta para auxiliar a qualificação profissional do setor de óleo e gás, o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) realizou seis processos seletivos públicos e qualificou quase 90 mil profissionais em 185 categorias, todas voltadas para o mercado de petróleo e gás.  Mesmo assim, o número de vagas na área supera o número de profissionais qualificados.
Para evitar que haja carência de mão de obra, a Petrobras pretende capacitar mais de 204 mil profissionais, até 2015. Serão investidos cerca de R$ 430 milhões. De acordo com a companhia, existe necessidade de qualificação de 212.638 mil profissionais, até 2014. Deste total, cerca de 85 mil pessoas (aproximadamente 39%) representam mão de obra para a indústria naval.
“O principal indicador de sucesso dos cursos do Prominp é a empregabilidade formal dos alunos, que antes do curso é de 32,8% e após o curso passa para 67,1%”, informou a Petrobras. Dos 204 mil profissionais que serão qualificados, 8,6 mil são de nível superior, incluindo engenheiros de diversas especialidades. Para esses profissionais, os cursos se estendem por nove ou dez meses e são dados por universidades federais e estaduais. Já para o nível técnico os cursos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com duração de quatro meses.
A carência do Brasil é percebida também nos países vizinhos. Países da America Latina têm a educação como grande barreira para o crescimento e desenvolvimento econômico. O relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), revela que oito milhões de jovens entre 15 e 24 anos, um a cada 12, da região sequer  completaram o quinto  ano do ensino fundamental e precisam de caminhos alternativos para adquirir habilidades básicas exigidas pelo mercado de trabalho. No Brasil, um em cada cinco jovens está desempregado, índice três vezes maior do que verificado entre adultos.
Novas oportunidades
De acordo com a estatal, a expectativa é lançar o próximo ciclo de seleção pública para o Prominp no começo do próximo ano. Está sendo feito um levantamento com base na carteira dos projetos das operadoras de petróleo e gás para se estimar o número de vagas a serem disponibilizadas na ocasião.
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) prevê até o final no ano a perfuração de 739 poços em todo Brasil, o que aponta para o aquecimento do setor.
Imigração
O gargalo da descoberta do pré-sal trouxe ao país uma política do conteúdo local, além de iniciativas para qualificar a mão de obra nacional. Apesar disso, a necessidade da indústria mostra uma crescente imigração para o setor. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, na semana passada, aproximadamente 455 mil pessoas imigraram para o Brasil no período de 10 anos, aumento de 63% em relação a ano 2000. O estudo revelou também que 54,1% dos estrangeiros chegaram ao país nos dois anos anteriores ao levantamento de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...