Extração de petróleo
Depois que a torre de perfuração é removida, uma bomba é colocada sobre a cabeça do poço.
Foto cedida por California Department of Conservation (Departamento de Conservação da Califórnia) Bomba em poço de petróleo |
No sistema de bombeamento, um motor elétrico aciona uma caixa de engrenagens que movimenta uma alavanca. A alavanca empurra e puxa uma vareta polida para cima e para baixo. A vareta polida é fixada a umavareta de sucção, a qual é fixada à bomba. Esse sistema força a bomba para cima e para baixo, criando uma sucção que aspira o petróleo através do poço.
Em alguns casos, o petróleo pode ser muito denso para fluir. Então, um segundo poço é cavado no reservatório, onde é injetado vapor sob pressão. O calor do vapor diminui a viscosidade do óleo no reservatório e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço. Esse processo é chamadorecuperação intensificada de petróleo.
Foto cedida por California Department of Conservation (Departamento de Conservação da Califórnia) Recuperação intensificada de petróleo |
Com o uso de toda essa tecnologia de perfuração de petróleo e os novos métodos em desenvolvimento, a questão permanece: teremos petróleo suficiente para atender a nossas necessidades? As estimativas atuais sugerem que temos petróleo suficiente para cerca de mais 63 a 95 anos, com base nas descobertas atuais e futuras e nas demandas atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário