Na bilionária industria do petróleo, a pressa também é inimiga da perfeição, e neste acidente, uma única mensagem custou a vida de mais de 90 pessoas, um mero “Não”, custou a vida de pessoas e a perda de um navio.
Um pequeno navio sonda, operando na região dos Tufões da Asia, desaparece sem deixar sinal algum durante um grande Tufão, relatos de sobreviventes são escassos e desencontrados, mais outro grande acidente, em que uma sucessão de falhas foi novamente responsável.
Este era o Seacrest, um pequeno navio sonda de 4 400 toneladas pertencente a UNOCAL Oil Co., apesar de pequeno e para águas rasas era um eficiente navio DP de 2ª geração.
Detalhes dessa tragédia ainda hoje são escassos.
Jornais informavam que 97 tripulantes estavam a bordo do navio-sonda de 4.400 toneladas a serviço da Unocal operando no Mar da China Meridional, à cerca de 430 quilômetros ao sul de Bangkok, quando ele emborcou em mar grosso durante o Tufão de nome Gay.
Nenhum sinal de socorro foi recebido proveniente do Seacrest e nenhuma das suas baleeiras foram encontradas, sugerindo que o acidente ocorreu muito rapidamente para a tripulação poder reagir.
O navio somente foi dado como desaparecido no sábado, 4 novembro, 1989 e um helicóptero de busca localizou o Seacrestflutuando emborcado às 0815, horário local, isso domingo 5 de novembro de 1989.
Duas equipes de resgate foram desembarcadas no casco emborcado do navio para verificar se havia sobreviventes. Eles bateram no casco, na esperança de que alguns membros da tripulação podem ter sobrevivido em algum bolsão de ar, dentro do navio, mas não obtiveram qualquer resposta. Nos dias seguintes, os mergulhadores da Marinha Tailandesa, mergulharam à procura de sobreviventes no navio, e encontraram somente dois corpos no casco.
Os jornais relataram um total de 97 tripulantes a bordo do Navio SondaSeacrest: sendo 64 tailandeses, 7 americanos, 4 australianos, 4 britânicos, 3canadenses, 2 dinamarqueses, 2 filipinos, 1 italiano, 1 neozelandês, 8 singapurianos e 1 alemão ocidental.
Os relatórios sugerem que 91 tripulantes foram perdidos com seis sobreviventes, mas ainda hoje, relatos contemporâneos se confundem: The New York Times, no anúncio inicial daUnocal, em 4 de Novembro de 1989, informou que seis sobreviventes haviam sido resgatados por pescadores tailandeses, mas não eram sobreviventes do Seacrest, enquanto o The Times (Reino Unido) afirmou em 6 de Novembro de 1989, que entre quatro e sete tripulantes sobreviveram Seacrest. A publicação mais tarde em 1990, pelo Observatório Real de Hong Kong sobre os ciclones tropicais de 1989, observou que seis dos 97 tripulantes Seacrestsobreviveram.
Os relatórios sugerem que 91 tripulantes foram perdidos com seis sobreviventes, mas ainda hoje, relatos contemporâneos se confundem: The New York Times, no anúncio inicial daUnocal, em 4 de Novembro de 1989, informou que seis sobreviventes haviam sido resgatados por pescadores tailandeses, mas não eram sobreviventes do Seacrest, enquanto o The Times (Reino Unido) afirmou em 6 de Novembro de 1989, que entre quatro e sete tripulantes sobreviveram Seacrest. A publicação mais tarde em 1990, pelo Observatório Real de Hong Kong sobre os ciclones tropicais de 1989, observou que seis dos 97 tripulantes Seacrestsobreviveram.
O navio de perfuração também é mencionado brevemente em um documento da Marinha Estados Unidos, discutindo sobre o Tufão Gay, onde observa-se que o olho do Tufão parece ter passado ao longo do Seacrest, após do qual mar revolto causou o navio emborcar. Outros relatórios indicam que o Seacrest, estava com a torre de perfuração cheia de tubos quando a tempestade o atingiu, o um centro de gravidade elevado pode ter contribuindo para ocorrer o acidente. Registros indicam que os destroços do Seacrest foram recuperados para a investigação e depois que o navio afundou.
“Não! não parem a operação, não desconectem o poço, não esta autorizada a quebra de ferramenta, poupemos tempo”,resultando em 91 mortes.
_91 trabalhadores deste Navio Sonda, de várias nacionalidades morreram no desastre, levando a um processo judicial pesado, contra os proprietários do navio a UNOCAL Tailândia (agoraChevron), mais de 90 famílias em luto por todo o mundo. Depois que o navio naufragou, as equipes de resgate tiveram problemas localizar corpos, encontrando a apenas dois sobreviventes da catástrofe gastando uma quantidade anormal de tempo na água antes da recuperação. O naufrágio representou o terceiro pior desastre ocorrido com Plataformas e navios de perfuração na industria do petróleo, embora haja pouca ou nenhuma menção à este desastre.
Segundo informações não oficiais, constam 6 sobreviventes: Dois mergulhadores da Indonésia e da Tailândia e 4 roustabouts. A região era o campo Satun quando o tufão formou em cima de nós com os resultados terríveis que se seguiram.
Investigação do acidente.
Mais tarde investigação revelou a razão pela qual o navio veio a emborcar, a torre de perfuração do navio estava com cerca de 200 toneladas de tubos, e ainda estava conectado à cabeça do poço no momento da tempestade levando a uma elevação do centro de gravidade comprometendo a estabilidade. A prática padrão para este tipo de embarcação, é estivar todos os tubos quando à ameaça de mau tempo- Alega-se que UNOCALrespondeu, quando foi consultada pelo OIM: “Não”, não parem a operação, não desconectem o poço, não esta autorizada a quebra de ferramenta, poupemos tempo, resultando em 91 mortes(No, save time, save money = 91 dead).
O processo judicial que se seguiu ao naufrágio são mencionados pelos representantes legais da Unocal http://www.susmangodfrey.com/clientssay.html, “No caso Sandoval vs. UNOCAL , aUNOCAL proprietária do navio de perfuração Seacrest que emborcou durante o tufão Gay no Golfo da Tailândia, em 1989.
Representando mais de 90 falecidos processaram a UNOCAL do Texas e em todo o mundo.“Nossos advogados foram obrigados a aprender completamente o código civil tailandês, a fim de defender o caso”, disse a Susman Godfred Advogados.
O caráter único do ‘Tufão Gay “, que afundou centenas de navios de pesca com seus ventos + 100 knt e ondas de 40ft .
“O tufão atingiu o sul da Tailândia, a província Chumphon em 1989, foi a maior tempestade somente de tufões, em toda história da Tailândia. O Tufão Gay matou mais de 529 pessoas e deixou 160 mil desabrigados”, destes mais de 600, eram marinheiros que estavam em diversas embarcações que desapareceram no mar.
Nota: – Acesso a dados Tufão Gay, foi através de um site seguro das Forças Armadas dos Estados Unidos. Você terá de aceitar um certificado de segurança que irá ler o relatório e seu IP será registrado …
Os piores desastres envolvendo plataformas de petróleo pelo mundo: Em primeiro lugar foi o catastrófico incêndio na plataforma de petróleo “Piper Alpha” da Ocidental Oil, localizado no Mar do Norte no final da noite de 6 de Julho de 1988, provocando um incêndio devastador, que matou 167 dos 226 homens a bordo. Outros desastres com plataformas móveis de petróleo incluem, aAlexander L. Kielland (123 mortos, 1980), a SS Ocean Ranger (84 mortos de 1984) Navio Sonda Americano, Glomar Java Sea (81 mortos de 1981).
Fonte : Blog Mercante
Fonte : Blog Mercante
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