javascript:; F Petróleo Infonet: Petrobras passará por mudanças mais profundas com Graça Foster na presidência

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Petrobras passará por mudanças mais profundas com Graça Foster na presidência




Graça Foster, próxima presidenta da Petrobras, aposta no aumento da produção no pré-sal



A troca de comando naPetrobras, com a saída de José Sérgio Gabrielli e a chegada de Maria das Graças Foster tende a promover uma verdadeira dança das cadeiras na segunda maior companhia de petróleo do mundo. A demissão de Almir Barbassa, diretor financeiro ligado a Gabrielli, é considerada por segmentos ligados ao setor como uma questão de dias.
Analistas econômicos, no entanto, consideram como certa a demissão do diretor de abastecimento, Paulo Roberto Costa. A presidenta Dilma não teria restrições à permanência do executivo, mas ele e a nova presidenta da estatal teriam uma relação “desgastada” e Costa precisaria de todo o apoio de seus padrinhos políticos, tanto no PP quanto no PMDB, para assegurar o cargo. A aposta mais consistente, no entanto, é quanto à demissão do diretor de Exploração e Produção, a “diretoria fura-poço” como a rebatizou o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti. Guilherme Estrella é a demissão mais aguardada na companhia, após a saída de Gabrielli.
Observadores da cena política avaliam que a presidenta Dilma esperava apenas o melhor momento para pedir a saída de Gabrielli e, após vencer as eleições, deixou claro que gostaria de ter Graça Foster no lugar dele. Um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, foi suficiente para mantê-lo no posto por um ano mais. A reforma ministerial foi a primeira oportunidade para que ela realizasse a troca. A Petrobras, na visão da presidenta, seria uma empresa que precisa de um comando central capaz de agregar as principais decisões. O estilo de Gabrielli, no entanto, é o de dividir poderes e descentralizar ao máximo a empresa.
Graça Foster é conhecida na empresa por sua “absoluta lealdade” à presidenta Dilma, como a descreveu um dos assessores mais próximos do presidente que sai, embora seja uma das poucas pessoas no país que discute em pé de igualdade com a primeira mandatária, sobre questões ligadas a energia. Este seria, segundo este assessor, um dos principais motivos para a substituição no comando da estatal que, doravante, contará com uma presidenta de linha dura, firme o suficiente para se relacionar com outras áreas do governo.
Mais produção
A maior pressão da presidenta Dilma é por mais agilidade na produção de áreas do pré-sal, um fator decisivo para o aumento no valor das ações em bolsa. A valorização da companhia, segundo a ex-ministra das Minas e Energia do início do governo Lula, não se deve apenas à política de contenção de reajustes nos preços dos combustíveis, como forma de reduzir as pressões inflacionárias, mas também à gestão financeira e à produção.
No Senado, durante breve discussão com os parlamentares sobre um novo acordo para redistribuição das receitas com royalties do petróleo, Dilma deixou claro não acreditar nas estimativas do próprio governo de que o Brasil produzirá 5 milhões de barris por dia até 2020. O recado foi lido, por analistas do setor, como uma insatisfação com o ritmo de exploração e produção da empresa no pré-sal. Dilma, não raramente, vinha mostrando sua insatisfação com os problemas da Petrobras em contratar e receber navios e plataformas construídos em estaleiros nacionais. A recuperação da indústria naval, por meio de encomendas da Petrobras, foi uma das grandes apostas de Lula que ainda não surtiu o efeito esperado.
Para o lugar de Graça Foster, um dos nomes mais prováveis é o do atual presidente da BR Distribuidora, o engenheiro químico José Lima Neto. Na diretoria de Gás e Energia da estatal, Lima Neto poderá atuar em linha com as decisões da futura presidenta no campo da distribuição das commodities, apoiado por sua experiência no braço de varejo da companhia.
Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...