Com a correria do dia a dia e a chegada constante de um grande número de currículos, a maioria dos executivos e selecionadores não têm muito tempo para ler na íntegra os documentos dos candidatos quando uma oportunidade de emprego é lançada.
É neste momento que a carta de apresentação ganha importância, pois resume aos recrutadores o histórico do profissional, além de deixar claro o poder de síntese e organização do candidato. Veja cinco dicas da Catho Online sobre esse documento que precede o currículo e que é parte essencial na candidatura de uma vaga:
1.Conteúdo sucinto:
Deve-se pensar em uma comunicação simples entre quem busca uma oportunidade de emprego e quem procura um bom profissional. A carta deve ser objetiva, contendo uma página no máximo.
2.Omissão de dados:
O profissional jamais deve mentir, mas pode omitir alguns fatos que podem ser avaliados de forma negativa. Alguns exemplos são o idioma estrangeiro (se não é fluente, preferível não mencionar) e a formação acadêmica (omitir esta seção caso não possua, no mínimo, grau universitário).
3.Características pessoais:
Não devem ser inseridas na carta, pois este tipo de informação só será mencionado em um contato presencial, se questionado.
4.Personalização:
É importante que o profissional possua foco bem definido em sua carreira para que consiga transmitir confiança ao selecionador. Sempre que possível, deve personalizar o documento, incluindo o nome, cargo, empresa e endereço do destinatário.
5.Outras utilidades:
Uma boa dica é abordar empresas que não possuem vagas em aberto por meio da carta. Este documento também permite um resumo maior da carreira, permitindo o destaque apenas de pontos positivos.
Os consultores da Catho Online elaboram esta carta para que você possa enviar às empresas nas quais gostaria de trabalhar, mas não sabe se têm vagas em aberto, ou para qualquer outra vaga em que você tenha interesse, juntamente com seu currículo. Clique aqui e saiba mais!
Fonte: | Portal Carreira & Sucesso
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