javascript:; F Petróleo Infonet: Terra: Um Planeta Movido a Petróleo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terra: Um Planeta Movido a Petróleo


Petróleo, combustíveis e seus derivados: a base do mundo moderno
Seja na forma de gasolina, diesel, combustível de aviação, plástico ( de diversos tipos ), asfalto e até medicamentos, o Petróleo é atualmente a principal matéria prima do nosso planeta, estando presente em todo o tipo de atividade e indústria.
Recurso natural abundante e disponível em quase todos os países do mundo ( em quantidades diferentes obviamente ), o petróleo já trouxe muito dinheiro para alguns países, trouxe muito progresso e também já causou muitas guerras ( Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, Guerra Arabe-Israelense, etc… ).
Muita gente não sabe, mas o petróleo além de principal combustível do planeta e matéria prima de milhares de produtos é também a principal fonte de inflação do mundo: quando o petróleo sobe, praticamente tudo sobe pois o petróleo é a base da economia atual.
Muitos economistas preveem inclusive que quando o petróleo acabar, a inflação tende a diminiuir até se tornar residual ( varia em torno de zero ).
Engenharia de Petroleo: Poço de Petróleo Primitivo
Embora o petróleo já exista no nosso planeta a vários milhões de anos ( levou milhões de anos para se formar inclusive ), a indústria moderna do petróleo e a engenharia de petróleo em sí só surgiram no século 19.
O primeiro poço de petróleo da Era Moderna ( destinado a exploração e venda do petróleo ) foi perfurado no Arzebaijão ( república próxima a Rússia ) em 1846.
No início, como haviam poucos carros ( eram caros e tinham pouca tecnologia ) e o plástico ainda não era uma matéria prima universal, a indústria do Petróleo não se desenvolveu muito.
A indústria de refino do óleo negro só ganhou o tamanho e o poder que tem hoje no século 20 devido a evolução e massificação dos transportes ( surgimento da aviação como padrão de transporte entre os países e popularização do automóvel ) e também a descobertas da jazidas de petróleo dos Estados Unidos e da Arábia Saudita no começo do século ( essa descoberta garantiu generosos estoques de óleo e formou a base da indústria ).

Principais Países Produtores de Petróleo da Era Moderna

Principais países produtores de petróleo do mundo moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...