javascript:; F Petróleo Infonet: Profissões: A Carreira em Engenharia de Petróleo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Profissões: A Carreira em Engenharia de Petróleo



O Engenheiro de Petróleo ( profissional da Engenharia de Petróleo ) é um profissional especializado que pode trabalhar em todas as etapas do processo de produção de petróleo.
Atuando na descoberta de jazidas, na exploração, na produção e na comercialização, o engenheiro de petróleo é um profissional fundamental nas companhias de exploração, energia e produção de combustíveis.
O profissional de engenharia de petróleo tem um amplo campo de atuação: em relação aoambiente de trabalho pode atuar em plataformas de produção, em refinarias de combustível, navios petroleiros e também em empresas de prestação de serviços, em relação a função, pode atuar como consultor ambiental, como consultor técnico, como consultor especialista em petróleo geral, realizando levantamento de preços e também liderando equipes de exploração.
Como tem uma formação multi-disciplinar, os engenheiros do petróleo podem integrar equipes de geólogos, engenheiros navais e engenheiros ambientais coordenando e direcionando os trabalhos.
No Brasil, a carreira em engenharia de Petróleo é relativamente nova, foi regulamentada somente em 1973 pelo CONFEA ( Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ).
Durante a criação desta nova carreira de engenharia, foram estabelecidas as atribuições do Engenheiro do Petróleo, pouco tempo depois também fundados os primeiros cursos de Engenharia de Petróleo.

O Curso de Engenharia de Petróleo

O curso de Engenharia de Petróleo proporciona uma formação bem geral e abrangente aos alunos. Além da grade básica de Engenharia ( física e matemática ) o aluno terá também conteúdos relacionados a Química ( processamento e refino do petróleo ), Engenharia Naval básica ( conhecimento do projeto de plataformas e torres de exploração ) e até Geologia estudando técnicas de exploração do solo para encontrar petróleo.
Além das matéria técnicas citadas acima, o curso de engenharia de Petróleo tem também uma boa quantidade de matérias práticas relativas ao ciclo do petróleo tais como armazenamento, transporte de óleo, refino e prospecção ( escavação de poços na terra e no mar ).
No final do curso de Engenharia de Petróleo serão abordadas também disciplinas complementares tais como economia geral ( para entender e acompanhar câmbio e variações no preço do petróleo ), noções de administração de empresas, gestão de projetos e contabilidade.
O curso de engenharia de petróleo busca formar profissionais completos para atuar tanto na exploração direta quanto na organização dos negócios de petróleo.
Engenharia de Petróleo: Oportunidades de trabalho na exploração, refino e processamento

Grade Básica do Curso de Engenharia do Petróleo

  • Refino do Petróleo
  • Física
  • Cálculo
  • Desenho Técnico
  • Geologia Básica
  • Prospecção
  • Química Orgânica
  • Química Geral
  • Resistência dos Materiais

Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Favoráveis

A carreira de engenharia de petróleo está bastante favorável. Com a descoberta do Pré-Sal Brasileiro pela Petrobrás ano passado ( 2009 ), os investimentos no setor de produção de petróleo devem crescer consideravelmente ( bilhões de dolares vão ser investidos em novos projetos ).
As reservas de petróleo do Pré-Sal ainda nem começaram a ser exploradas e já estão sendo consideradas a grande descoberta natural do nosso século.
Entre os novos projetos petrolíferos que devem ser realizados nos próximos 5 anos, temos o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro( COMPERJ ) que vai ser construido no município fluminense de Itaboraí, a construção de dezenas de novas plataformas de petróleo pelos estaleiros Brasileiros e também a abertura dos poços do Pré-Sal que vai ser realizada em breve.
Só com estes projetos, o governo espera que sejam gerados mais de 1,2 milhões de empregos diretos e indiretos.
Além dos setores de exploração, muitos empregos para engenharia de petróleo também vão ser gerados no setor de manutenção das instalações e gerência.

Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Desfavoráveis

Entre os principais aspectos desfavoráveis da carreira em engenharia de petróleo está o seu quadro de horários, que pode ser bem diferente das outras carreiras.
Muitas vezes, principalmente quando o profissional de engenharia de petróleo trabalha nas plataformas oceânicas, o engenheiro de petróleo tem que ficar semanas ( as vezes meses !! ) no mar cuidando dos projetos. Enquanto está na plataforma, o engenheiro tem que viver e trabalhar sem contato com o continente ( somente através de internet, telefone, etc… ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...