javascript:; F Petróleo Infonet: Maus hábitos de vida de embarcados são fatores de risco

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Maus hábitos de vida de embarcados são fatores de risco





A HA (Hipertensão Arterial) e o DM (Dia­­betes Mellitus) são apontados como os principais fatores de risco para as doen­ças cardiovasculares que, por sua vez, cons­tituem a principal causa de morbi­mor­­ta­lidade na população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Tal situação configura preocupantes problemas de saú­de coletiva no Brasil por suas ­eleva­das prevalências, pelas complicações agudas e crônicas elevando também custos sociais e econômicos decorrentes do uso de ser­viços de saúde, absenteísmo, aposentadoria precoce e incapacidade para o trabalho. Sendo assim, tais doenças me­re­cem a­tenção no que se refere à saúde do trabalhador.

Quais são os hábitos de vida adotados pelos trabalhadores portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus de uma empresa do ramo de navegação? A distância do convívio da família, a sensação de enclausuramento e de falta de liberdade, a preocupação com segurança, o des­gaste mental e o nervosismo que envolve o pré-embarque e o embarque em si, podem levar a possíveis alterações de hu­mor, tornando esse indivíduo mais suscetível ao estresse. Com todas essas mudanças, esse traba­lhador pode negligenciar o autocui­da­do, adotando hábitos maléficos à saúde, tais como sedentarismo, etilismo e adoção de alimentação inadequada, com con­se­quen­te aumento de peso. Esses fatores podem agravar seu es­tado de saúde já com­pro­metido.

No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 65% do total de óbitos na faixa etária de 30 a 69 anos. Entre as doenças cardiovasculares, o AVE (Acidente Vascular Encefálico) e o IAM (In­far­to Agudo do Miocárdio) são as mais pre­valentes. Dessa forma, a Hipertensão Arterial constitui o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, cuja primeira causa de morte, o AVE, tem co­mo origem a hipertensão não controlada.

Dados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) demonstram que 40% das aposentadorias precoces decorrem das complicações causadas pela Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Essas aposentadorias e outros afastamentos oca­sionados por conta das complicações causadas pela HA e DM, aumentam a taxa de absenteísmo na empresa em que indivíduos portadores dessas doenças estão inseridos, gerando enormes problemas, tais como retardamento, descontentamento de pessoas que dependem da produção do colaborador afastado e, nos casos de aposentadoria precoce, mobiliza­ção por parte da empresa para encontrar um substituto.
Fonte: Revista Proteção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...