javascript:; F Petróleo Infonet: Brasil: produção de petróleo bate recorde

terça-feira, 6 de março de 2012

Brasil: produção de petróleo bate recorde




RECORDE  A produção brasileira de petróleo atingiu novo recorde em janeiro, segundo dados divulgados hoje pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram produzidos no primeiro mês de 2012 um total de 2,231 milhões de barris diários (bbl/d), o que representa um aumento de aproximadamente 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com dezembro de 2011, a alta foi de 0,8%. Este é o segundo mês consecutivo em que a produção nacional supera a marca de 2,2 milhões de barris diários.
GÁS NATURAL    Segundo a nota, a produção de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 71,1 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d), um incremento de 7,3% frente ao mesmo mês em 2011 e de 0,3% se comparada ao mês anterior. A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi de aproximadamente 2,678 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). O campo de Marlim Sul foi o com maior produção de petróleo e também de gás natural. Este campo também foi o que teve o maior crescimento de produção de petróleo e gás natural, com aproximadamente 53,7 mil boe/d a mais do que em dezembro de 2011. Os poços interligados à plataforma P-56, em operação desde agosto de 2011, foram responsáveis por 89% deste crescimento.
PRÉ-SAL  A produção do Pré-sal foi de 152,3 mil bbl/d de petróleo e 4,8 milhões de m³/d de gás natural, totalizando 182,5 milhões de boe/d, uma redução de 9% em relação ao mês passado. A redução se deve ao fim dos testes de produção no poço 1BRSA108AESS, no campo de Jubarte. Dos oito poços produtores de reservatórios do pré-sal, sete estão entre os 30 poços com maior produção total, em barris de óleo equivalente. Destaque para os três poços produzindo atualmente no Campo de Lula que figuram na lista dos 30 maiores produtores. O poço 9BRSA716RJS, de Lula, segue como poço com a maior produção de petróleo, pelo nono mês seguido, com uma produção de 27,2 mil bbl/d.
VAZAMENTO  A Petrobras informou que a plataforma P-51, instalada no campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, estava em procedimento de parada programada quando ocorreu um vazamento de gás por um furo em uma linha ligada ao queimador da unidade. A P-51 custou US$ 1 bilhão e tem capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo diários e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. Foi a primeira plataforma totalmente construída no Brasil e está operando desde 2009. Na época da sua inauguração foi considerada pela empresa "fundamental para garantir a autossuficiência do Brasil em produção de petróleo".
Fonte: NN

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...