A Petrobras e a Universidade Federal do Pará (UFPA) inauguram na sexta-feira (23), os Laboratórios de Pesquisa Aplicada à Exploração de Petróleo e Gás (Lapaex) destinados a realizar pesquisas em geofísica do petróleo. Os laboratórios integram a Rede Temática de Geofísica, e tiveram investimentos de R$ 1,5 milhão em infraestrutura.
O complexo agrupa quatro laboratórios: Laboratório de Processamento Sísmico (Prosis), Laboratório de Processamento de Dados Geofísicos de Poço (Prolog), Laboratório de Modelagem Eletromagnética (Proem) e Laboratório de Métodos Potenciais (Labmagrav) - onde serão realizadas pesquisas em métodos elétricos e eletromagnéticos, métodos gravimétrico e magnético, métodos sísmicos, métodos interpretativos e processamento de dados geofísicos de poços de petróleo e água subterrânea.
Alguns projetos ligados à geofísica aplicada já vêm sendo desenvolvidos pela estatal em parceria com a UFPA, entre eles destacam-se: imageamento sísmico pelo método CRS (2D e 3D), modelagem e inversão 3D de dados geofísicos eletromagnéticos para exploração e detecção de petróleo em águas profundas.
Também vem sendo desenvolvidos estudos para caracterização de reservatórios através de algoritmos inteligentes e migração por extrapolação de ondas em 3D. Com a nova estrutura, serão iniciadas pesquisas para caracterização de fraturas em perfis e imagens de poço e mapeamento de estruturas salinas.
Fonte: Agência Petrobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário