javascript:; F Petróleo Infonet: Por que não consigo me inserir no mercado de trabalho?

terça-feira, 24 de abril de 2012

Por que não consigo me inserir no mercado de trabalho?



Sinceramente fico triste com o que nossos governantes fazem com nosso País, já que temos um Brasil tão rico para alguns e tão miserável para a maioria. Digo isso porque recebo diariamente muitos currículos de pessoas graduadas, experientes, em plena condição de ofertarem suas competências às empresas, no entanto, são preteridas das vagas no mercado de trabalho.

Acredito que essa situação seria diferente se o Governo incentivasse mais o empreendedorismo, reduzindo a carga tributária, especialmente das micro e pequenas empresas, nossas maiores empregadoras.
Agora vamos ao que interessa. Muitas pessoas que estão disponíveis para o mercado não conseguem ocupação por alguns motivos:
  • falta de qualificação profissional;
  • preferência, de algumas empresas por pessoas mais jovens;
  • preferência, de algumas empresas, por determinada formação acadêmica;
  • currículo "pobre" ou mal elaborado;
  • falta de contato com potenciais empregadores, por meio de sua rede de contatos (networking);
  • falta de pós-graduação/MBA ou cursos de extensão, aperfeiçoamento, capacitação, etc, já que graduação, tão somente, hoje em dia não é diferencial; e
  • muito mais.
Além disso, muitos candidatos chegam à tão sonhada entrevista, contudo, por problemas de comportamento, nervosismo ou até por falarem demais, acabam perdendo a vaga pleiteada.
Para tudo isso tem solução. A começar por nossas autoridades políticas, que poderiam fomentar o mercado de trabalho com vantagens para o pequeno empresário poder, assim, contratar funcionários. Como podemos ver, a falta de ocupação é um problema sistêmico, global, indo além da responsabilidade unicamente do candidato a vagas.
Mas então o que fazer para conseguirmos a tão sonhada vaga no mercado de trabalho?
Podemos começar por rever nosso currículo (no meu blog de RH há um excelente manual de elaboração de currículo). Vai uma dica: se nossa experiência profissional sobressai nossa formação acadêmica, aquela deverá estar em destaque.
Graduação e demais cursos. Se temos somente graduação e não há condições de fazermos pós-graduação/mba, o melhor é buscar cursos de extensão, capacitação, aperfeiçoamento. A vantagem desses cursos está nos novos conhecimentos, atualizando aquilo que vimos na faculdade além, é claro, da ampla rede de relacionamentos, que poderá nos colocar diante de potenciais empregadores.
Cartão de apresentação. Quantas pessoas você conhece por dia? Já pensou quantas oportunidades você tem de que seus conhecimentos sejam aproveitados no mercado de trabalho, se mais pessoas souberem que você tem determinada competência para resolver seus problemas? As empresas nos contratam para resolvermos problemas. Isto é, devemos mostrar, por meio de nosso currículo ou nosso cartão, que somos aptos para determinada função, cargo, ocupação. E quanto mais pessoas souberem disso, mais chances teremos de sermos contratados. Por isso, se ainda não tem cartão, melhor fazê-lo logo. De boa qualidade e que retrate suas competências, com pelo menos dois telefones de contato, além do e-mail profissional (muito cuidado com certos endereços de e-mail!). Daqui por diante, a toda pessoa que conhecer, entregue um cartão. Explique o que você é capaz de fazer pelo cliente. Você será lembrado mais facilmente se o empregador/cliente em potencial tiver como te contatar, pois nem sempre estamos com um currículo à mão.
Trabalho voluntário. As empresas apreciam candidatos que participam de trabalhos voluntários. Isso revela desprendimento, responsabilidade social e que este profissional não é movido somente por dinheiro. Atualmente é a forma mais usual de adquirir experiência profissional em sua área de formação.
Faculdade de renome. Sinto dizer isso àqueles que não tiveram condições de estudar numa faculdade de renome no mercado nacional, como FGV, por exemplo, e algumas Universidades federais. Saiba que algumas empresas dão preferência por candidatos de certas faculdades em detrimento de outras menos conhecidas. Assim, se for possível, faça um sacrifício e invista num bom curso superior ou pelo menos numa pós-graduação de renome.
Cadastro de currículo online. Uma saída, atualmente, é tornar seu currículo visível ao maior número de empresas possível, com o cadastro do currículo em sites especializados em recolocação profissional. Recomendo a leitura da matéria "Empresas de internet decretam o fim do currículo no Brasil". Tal artigo mostra que o currículo impresso está sendo substituído pelo online.
Participação em redes sociais. Saiba que as empresas estão averiguando a vida do candidato nas redes sociais e isso tem impedido muitos profissionais de conseguirem emprego. Diante disso, é recomendável usar as redes sociais para trocar informações úteis, para divulgar suas competências, para mostrar-se disponível para o mercado de trabalho, etc. É importante participar de fóruns e grupos na sua área de atuação, comentando artigos, escrevendo para revistas ou sites especializados, etc. Essa é uma maneira de se relacionar com pessoas que estão estudando ou que estudaram a mesma profissão. Muitos podem estar empregados e, ao perceberem que você tem experiências ou conhecimentos necessários à sua empresa, poderá surgir, daí, uma indicação para possíveis vagas em aberto.
Para finalizar, gostaria de deixar mais algumas dicas. É importante acompanhar a evolução do mercado de trabalho. Muitas profissões estão sendo substituídas – lembrem-se do número de bancários antigamente, hoje substituídos por caixas eletrônicos. O mesmo ocorrerá com muitas profissões tradicionais. Assim, devemos estar nos atualizando por meio de leitura especializada (revistas, livros, blogs, sites) para verificar para onde caminha nossa profissão, que novas competências o mercado está exigindo, como comportar-se diante de dinâmicas de grupo ou entrevistas e ainda, como agregar valor ao nosso currículo. É imprescindível, também, mantermos contato com pessoas, em especial àquelas que nos conhecem, como por exemplo, parentes, amigos, ex-colegas de trabalho ou de faculdade, etc. Devemos deixar nosso currículo atualizado ou cartão com essas pessoas. Além disso, devemos buscar aprender, todos os dias, coisas novas, fazendo novos cursos, nem que seja pela web. Por fim, não devemos esquecer o principal: cuidar de nossos relacionamentos e buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional, sempre!
Fonte: Administradores .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...