INTERNACIONALIZAÇÃO Com o foco voltado para as micro, pequenas e médias empresas que atendam à cadeia produtiva de petróleo e gás e que queiram se preparar para se internacionalizar foi apresentado hoje, 04, no auditório da Firjan no Rio de Janeiro, o Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, do Sebrae (ProInter P&G). Ele visa a melhorar fatores competitivos das empresas e ajudá-las a descobrir e aprimorar seu diferencial, explorar suas capacidades comerciais e oportunizar parcerias. O Programa se destaca por ser uma ação inovadora que promove a inserção competitiva e sustentável de empresas brasileiras no mercado internacional de petróleo, gás e energia.
CONSULTORIA De acordo com a gerente do ProInter, Miriam Ferraz, qualquer relação que uma empresa estabeleça, com o mercado externo, seja por meio da exportação, aquisição de tecnologia, estabelecimento de parcerias ou formação de joint-ventures e distribuição, pode-se chamar de Internacionalização. A gerente destacou que, além de o programa agregar valores à esses serviços e diversificar seus clientes e fornecedores, esta, consequentemente, contribuindo para a questão do conteúdo local. “Nossa missão é transformar nossas empresas em empresas de classe mundial”, afirmou Miriam.
DESAFIOS Presente no evento, o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Carlos Camerini, discursou sobre os desafios tecnológicos e as oportunidades de mercado para a indústria petrolífera com as recentes demandas da Petrobras. Camerini projetou uma perspectiva sobre o quê as empresas que participarem da Offshore Technology Conference (OTC) 2012, em Houston, irão encontrar depois do acidente da BP (antiga British, atual Beyond Petroleum) no Golfo do Mexico. “Quem foi na feira no ano passado percebeu um movimento da indústria em solucionar alguns problemas e agora nós vamos ter nesta próxima edição, em maio, resultados (daquele) já na conferência”, apontou o superintendente.
MISSÃO Sobre a missão que irá para Houston, Miriam fez questão de falar sobre a participação do ProInter na feira. “O SEBRAE tem grande tradição em promover missões internacionais, tanto dentro do País como fora dele. O ProInter não poderia deixar de participar da mais significativa feira do segmento de Petróleo e Gás, a OTC. Este já é um caminho por nós conhecido, não é a primeira vez que marcamos presença por lá”. Miriam ainda disse que a importância da participação das empresas é estar presente em um ambiente onde se encontram as grandes operadoras, especialistas e outros agentes do mercado; onde as oportunidades de negócios seguem a mesma dimensão. “Neste ano estaremos acompanhando 41 empresas, todas do segmento e que, de alguma forma, foram atendidas por alguns dos pilares de nosso programa, Na nossa miss
Fonte: NN
Nenhum comentário:
Postar um comentário