javascript:; F Petróleo Infonet: Terminologia Offshore - LETRA S

terça-feira, 24 de abril de 2012

Terminologia Offshore - LETRA S


Letra S

SAFETY GOGGLES - ÓCULOS DE SEGURANÇA - Equipamento obrigatório na operação de chumbagem com metal derretido, ou na limpeza de ferrugem, desincrustação, etc.
SAFETY HOOK - GATO DE SEGURANÇA - Gancho usado na movimentação de cargas, com dispositivo que impede a saída dos cabos suspensos (ou encaixados), sem a liberação manual.
SAFETY JOINT - JUNTA DE SEGURANÇA - Ferramenta de segurança, com rosca para a esquerda, colocada na coluna de perfuração acima da broca ou ferramenta de pesca (veja FISHING TOOL) e que permite a fácil retirada e recuperação da coluna de perfuração acima desta mesma junta de segurança, na eventualidade das ferramentas em uso no poço ficarem emperradas.
SAFE WORKING LOAD (S.W.L.) - CARGA DE TRABALHO SEGURA - Indicação do limite máximo e seguro para operação de um equipamento no levantamento de pesos ou tração. Normalmente expresso em toneladas.
SAMPLES - AMOSTRAS DE APARAS - Aparas da formação penetrada na perfuração que retornam à superfície no fluido de circulação sendo removidas pela peneira oscilante, para exame pelo geólogo.
SAMPSON POST - POSTE DO BALANCIM - Poste vertical que sustenta o balancim (veja WALKING POST).
SAND LINE - CABO DA BOMBA DE RESÍDUOS - Cabo de aço para acionar a bomba de areia (veja SAND PUMP); removedor de resíduos (veja BAILER); ou removedor de fluidos (veja SWAB), dentro do poço.
SAND PUMP - BOMBA DE RESÍDUOS - Tipo de removedor de resíduos (veja BAILER) munido de um êmbolo, usado para remoção de graxa de lubrificação e aparas de um poço de pulverização da formação rochosa (veja DRILLING - CABLE TOOL).
SAND REEL - TAMBOR DA BOMBA DE AREIA - Tambor para bobinar o cabo da bomba de resíduos.
SANDED UP - ENTUPIMENTO DE AREIA - Entupimento pela areia com petróleo que passa da formação para o poço.
SATELLITE WELL - POÇO SATÉLITE - Um dos poços perfurados direcionalmente pela plataforma fixa (diâmetro de aproximadamente 3,2 Km).
SAVERSUB - LUVA DE PETRÓLEO - Luva de proteção colocada na extremidade inferior do kelly (veja KELLY) para uni-lo à coluna de perfuração, podendo ser facilmente trocada quando gasta. Sua função é proteger a união inferior do kelly.
SBM - MONOBÓIA - Veja MONOBUOY.
SBM’S HAWSERS - ESPIAS DA MONOBÓIA - Usadas para amarração do navio petroleiro à monobóia.
SCAFFOLD - ANDAIME - Estrutura montada para trabalhos externos de conservação e pintura, bem como reparos.
SCHLUMBERGER - SCHLUMBERGER - a) Companhia internacional de pesquisa do subsolo que oferece serviços que cobrem praticamente todos os aspectos da indústria do petróleo com a atividade predominantemente dirigida para operações a cabo em um poço (operações de perfilagem); b) Conrad (1878-1936), Mazeel (1884-1953), irmãos franceses que desenvolveram um método de perfilagem elétrica contínua de poços. Consistia em descer uma ferramenta (sonda) sustentada por um cabo no interior do poço para registrar as propriedades do mesmo. Fundaram em 1926 uma sociedade de prospecção elétrica que recebeu mais tarde seu nome.
SCRATCHER - RASPADEIRA - Dispositivo colocado sobre uma tubulação de revestimento, que limpa as paredes do poço, à medida em que este revestimento é colocado, melhorando as condições do poço para uma operação de cimentação satisfatória.
SCREEN PIPE - TUBULAÇÃO FENDADA - Curta seção de tubulação de revestimento, perfurada ou fendada, usada para proteger a face da formação produtora e evitar que sejam arrastadas, pelo fluido, areia ou quebras da formação para dentro da coluna de produção.
SCREEN (VIBRATING) - PENEIRA OSCILANTE - Duas ou mais telas oscilantes a alta velocidade (movidas por motor elétrico) para limpeza (filtragem) do fluido circulante para seu posterior retorno ao poço.
SEARCH LIGHT - PROJETOR DE BUSCA -- Holofote com luz direcionada para auxiliar na visibilidade noturna de uma unidade.
SECONDARY RECOVERY - RECUPERAÇÃO ARTIFICIAL - Recuperação artificial do petróleo por algum meio, tal como a injeção de água ou gás (veja WATER FLOODING). Normalmente usada quando o poço está se esgotando.
SEDIMENT - SEDIMENTO - Material originado pela desagregação de rochas preexistentes, suscetível de ser transportado e depositado.
SEDIMENTARY ROCK - ROCHA SEDIMENTAR - Tipo de rocha formado a partir da consolidação de fragmentos de outras rochas, podendo haver também contribuição de precipitação química e/ou acúmulos de detritos orgânicos.
SEEPAGE - EXSUDAÇÃO - Fonte natural de petróleo que ocorre na superfície em função de uma migração a partir de fissuras no reservatório em profundidade.
SEISMOGRAPH - SISMÓGRAFO - Dispositivo para detecção de vibrações na crosta terrestre, também utilizado na prospecção de formações portadoras de petróleo. O método utilizado é o da criação de vibrações através da detonação de cargas explosivas alojadas em poços rasos (em terra), ou então por disparos de canhões de ar comprimido (em mar). A natureza e velocidade das vibrações fornecem informações sobre o tipo de formação rochosa.
SELF-ELEVATING PLATFORM - PLATAFORMA AUTO-ELEVATÓRIA - Veja JACKUP (RIG).
SEMI-SUBMERSIBLE - PLATAFORMA SEMI-SUBMERSÍVEL - Trata-se de uma plataforma ao largo apoiada em uma estrutura de pernas (colunas) sobre flutuadores (geralmente dois) com tanques de lastro, usada para a perfuração ou produção de petróleo, podendo ser amarrada ou usar posicionamento dinâmico.
SEPARATOR - SEPARADOR - Vaso ou dispositivo usado para separar misturas de gás/óleo.
SERVICE TREE - ÁRVORE DE NATAL PROVISÓRIA - Sistema de distribuição provisório. Veja CHRISTMAS TREE.
SET CASING - COLOCAÇÃO DE REVESTIMENTO - Operação de se colocar uma coluna de revestimento no poço e cimentá-la na posição final.
SETTLED PRODUCTION - PRODUÇÃO ESTÁVEL - Termo utilizado para descrever campos petrolíferos que produzem, dia após dia, quase que os mesmos volumes de produção.
SHACKLE - MANILHA - Dispositivo para conexão rápida, possuindo diversos tipos, sendo cada um apropriado a um tipo de operação. Normalmente uma “ferradura” com um pino (cavirão) no fechamento entre as extremidades.
SHAKE OUT - CENTRIFUGAÇÃO DE AMOSTRA - Centrifugação de uma amostra de petróleo para determinar o seu índice de sedimentos básicos e água.
SHALE - FOLHELHO - Rocha sedimentar finamente laminada, constituída pela consolidação de material de granulometria fina, como argila, silte ou lama.
SHALE OIL - ÓLEO DE FOLHELHO - Fluido extraído de um folhelho.
SHALE SHAKER - PENEIRA OSCILANTE - Veja SREEN (VIBRATING).
SHALLOW DIVE - MERGULHO RASO - Mergulho para trabalho, ou inspeções, próximo à superfície.
SHARK JAW - PELICANO HIDRÁULICO - Tipo de gato usado como boça na desconexão/conexão de âncoras, amarras ou cabos (soquetes) de acionamento hidráulico por controle remoto, geralmente alojado em pontos próximos ao rolo de popa avante das guias de reboque (veja FAIRLEADS).
SHIELDED CABLE / WIRE - CABO OU ARAME BLINDADO - Espia ou cabo de aço com proteção selada externa.
SHOCK LINE - AMORTECEDOR - Cabo utilizado para absorver os esforços em um “engrenagem de reboque”.
SHOE (FLOAT) - SAPATA FLUTUANTE - Sapata de revestimento munida de uma válvula de retenção para facilitar a operação de flutuação de uma coluna de revestimento e assim aliviar o trem de içamento de cargas excessivas.
SHOE DRIVE - SAPATA DE EMPUXE - Curta seção de tubulação de parede grossa, colocada sobre a extremidade inferior de uma coluna de revestimento (veja CASING STRING) que deverá ser forçada para dentro do poço.
SHOOTING - EXPLOSÃO CONTROLADA - Explosão controlada, com explosivos de alta potência, para rachar a rocha impermeável da formação, a fim de aumentar o fluxo do petróleo. Outro termo usado é “lançar torpedos” (torpedoing). Na prospecção esse termo se refere às explosões efetuadas para causar vibrações no solo.
SHORE BASE - BASE DE APOIO - Escritório em terra para apoio à unidade ao largo (offshore).
SHUTDOWN - PARALISAÇÃO - Termo que define a paralisação provisória ou permanente de um poço.
SIDE TRACKING - DESVIO LATERAL - Perfuração direcional para se evitar uma broca ou tubulação de revestimento quebrada e/ou emperrada no poço. Para essa operação utiliza-se uma ferramenta especial (veja WHIP-STOCK).
SIDEWALL CORING TOOL - AMOSTRADOR LATERAL - Ferramenta que opera no poço presa a um cabo e que obtém amostras das rochas que constituem as paredes deste poço em profundidades predeterminadas. Pode ser do tipo percussão, onde o amostrador é disparado contra a parede do poço através de uma carga explosiva, ou então utilizar uma broca rotativa que perfura e recolhe uma amostra da parede do poço.
SIDEWAYS MOVEMENT - MOVIMENTO LATERAL - Deslocamento lateral descrito pelas embarcações de apoio marítimo com grandes recursos de manobra.
SINGLE - SEÇÃO INDIVIDUAL - Seção de tubulação de perfuração de 6 a 9 m de comprimento, munida de um acoplamento (veja TOOL JOINT) do tipo conector caixa (fêmea) na extremidade superior e um conector tipo pino (macho) na extremidade inferior.
SINGLE ANCHOR LEG MOORING - FUNDEIO SINGELO DA SONDA - Normalmente, uma plataforma semi-submersível possui 8 âncoras, 2 por pernas de canto. O fundeio singelo é o uso de somente uma das âncoras por perna (coluna).
SINKER - BARRA DE PERFURAÇÃO - Pesada barra de aço usada na perfuração a cabo (veja DRILLING-CABLE TOOL), colocada acima da broca e da ferramenta de percussão (veja JAR), para proporcionar peso adicional para a operação da ferramenta de percussão.
SKID - GAIOLA - Estrutura tipo gaiola geralmente destinada ao transporte de ampolas ou garrafas de gases.
SKIRT PILES - SAPATAS DE JAQUETA - Grupo de tubos (6), que são enterrados aproximadamente por 30 m no solo submarino, destinados à fixação da jaqueta.
SLANT RIG - POSICIONAMENTO INCLINADO - Posicionamento de uma plataforma auto-elevatória em terreno acidentado onde as pernas não tocam o fundo por igual.
SLIPS - CUNHAS COM SERRILHAS - Cunhas de aço, dotadas de dentes serrilhados cambiáveis, que se acomodam na bucha mestre da mesa rotativa (plataforma giratória) para prender a tubulação de perfuração ou revestimento na mesa, durante a colocação ou retirada de seções de tubulação das colunas.
SLOP TANK - TANQUE DE RESÍDUOS - Tanque de recebimento de resíduos de sedimentação de outros tanques, para sedimentação mais demorada.
SLOTTED LINE COMPLETION - COMPLETAÇÃO COM TUBULAÇÃO FENDADA - Quando a areia produtora é frouxa (desbarranca), mas é formada por material grosso, uma seção de tubulação de revestimento com fendas ou ranhuras verticais é colocada atravessando a formação reservatório. A seção é suspensa por meio de um “sustentador de revestimentos” (veja LINER HANGER) na coluna de revestimento final de produção.
SLURRY - CIMENTO PASTOSO - Mistura de água e cimento especial, que é bombeada no poço para cimentar uma coluna de revestimento, ou para vedar uma zona de perda de fluido de circulação, ou por outra razão. Este cimento possui propriedades especiais tais como: tempo de secagem, temperatura de trabalho, etc.
SLUSH PIT - COVA DE LAMA - Cova ou tanque para armazenamento de lama.
SLUSH PUMP - BOMBA DUPLEX PARA LAMA - Bomba tipo êmbolo, com camisas e êmbolos cambiáveis, utilizada para veicular o fluido circulante.
SMIT MOORING BRACKET - BOÇA “SMIT” - Dispositivo prático para aboçar amarras, no convés de um petroleiro próximo à buzina central, na operação de amarração à monobóia.
SNAGGING - EFEITO TRAVA - Situação em que o rebocador, mesmo fazendo força, não atua, pois com o cabo de reboque saindo pelo través do guincho, a resultante dos esforços é nula.
SNATCH BLOCK - PATESCA - Espécie de moitão, roldana para guia com um gorne, tendo um dos lados de apoio da roldana com acesso opcional para a entrada de um cabo pelo seu seio e um distorcedor para que tenha liberdade de movimentos. É usada para servir de guia em locais onde não haja uma tamanca.
SNUBBER - ARÍETE HIDRÁULICO - Dispositivo usado para forçar uma tubulação de perfuração dentro do poço que está sob pressão, ou de recuperar tubulações sob condição semelhante.
SOCKET - SOQUETE - Tipo de acabamento dado ao cabo de aço para a sua conexão.
SOFT EYE - MÃO SEM REFORÇO - Mão de cabo (aço ou fibra) sem estrutura interna de proteção (sapatilho).
SOLID ALKANES - ALCANOS SÓLIDOS - Alcanos com cadeia maior que (C20).
SONIC LOG - PERFIL SÔNICO - Registro do tempo de trânsito despendido por uma onda compressional para percorrer uma determinada distância na rocha que circunda o poço. É feito com uma ferramenta composta por um transmissor e dois receptores.
SOUNDING AND CONTOUR PLAN - CARTA ISOBÁTICA - Carta de área (mapa) apresentando as profundidades e contornos do fundo oceânico.
SOUR GAS - GÁS AZEDO - Gás com odor desagradável e freqüentemente contendo sulfeto de hidrogênio.
SP - PERFIL DE POTENCIAL ESPONTÂNEO - É o registro da diferença de potencial entre um eletrodo móvel no poço e um eletrodo de referência, geralmente na superfície.
SPACING - ESPAÇAMENTO - Distância entre os poços produtores perfurados em um mesmo reservatório.
SPADE TYPE RUDDER - LEME SUSPENSO - Tipo de leme usado nas embarcações de apoio marítimo (sem cadaste).
SPAGHETTI - ESPAGUETE - Tubulação ou cano de perfuração de pequeno diâmetro (abaixo de 51 mm).
SPIDER - ARANHA - Carcaça pesada de aço com cunhas (veja SLIPS), usada para sustentar o revestimento durante a operação de sua colocação no poço.
SPIDER - PÉ-DE-GALINHA - Estrutura de sustentação de um eixo propulsor próximo ao hélice.
SPINNER SURVEY - LEVANTAMENTO DO PONTO DE FUGA - Operação destinada a indicar o ponto onde fluidos estão escapando do poço para a formação, cavernosa ou porosa.
SPINNING CHAIN - CORRENTE DE REPUXO - Corrente que envolve uma tubulação de perfuração operada do guincho para acelerar as operações das viagens de ida e volta (veja ROUND TRIP).
SPOOL PIECE - CARRETEL - Peça conectada à válvula borboleta (butterfly valve) que recebe todos os esforços de sustentação e manuseio do mangote flutuante.
SPOOLING GEAR - GUIA-CABO - Dispositivo para guiar cabos facilitando a estivagem no tambor do guincho. Geralmente de acionamento hidráulico remoto.
SPRING BUOY - BÓIA-MOLA - Bóia colocada no pendente de sustentação da âncora para evitar que o mesmo se enrosque no fundo.
SPUD IN - INÍCIO DE PERFURAÇÃO - Operação de se perfurar os primeiros metros de um novo poço.
SPUD TANKS - TANQUES DE FUNDO - Tanques de estabilidade localizados nas sapatas das pernas de uma plataforma auto-elevatória.
SQUEEZE JOB - CIMENTAÇÃO SOB PRESSÃO - Bombeio sob pressão de cimento pastoso em uma formação “ladra”.
STAB - ESTOCADA - Operação de se guiar uma extremidade dentro da união de outra para conexão.
STABBING BOARD - PLATAFORMA BATE-ESTACAS - Plataforma provisória, colocada na torre a 9 m acima do piso, para permitir ao operário da torre manipular seções de tubulação de revestimento, durante a colocação da coluna.
STABILIZER - ESTABILIZADOR - Ferramenta colocada acima da broca, numa coluna de perfuração, para auxiliar na operação em um poço direcional.
STAND - ESTOQUE DE RESERVA - Comprimento de tubulações, geralmente feito com 3 seções individuais (veja SINGLE) de aproximadamente 27 m de comprimento, empilhada na torre durante a retirada e desmontagem da coluna.
STAND PIPE - TUBULAÇÃO VERTICAL DE DISTRIBUIÇÃO DE LAMA - Tubulação de aço situada na torre, ao lado de uma das pernas da estrutura, ligada à mangueira flexível do kelly, ao tornel giratório (veja SWIVEL).
STEAM RIG - INSTALAÇÃO A VAPOR - Instalação de perfuração cuja força motriz deriva de uma bateria de caldeiras portáteis (máquina ou turbina a vapor).
STEERABLE PROPELLER - PROPULSOR DIRIGÍVEL - Veja AZIMUTHAL THRUSTER.
STEP OUT WELL - POÇO DE AFASTAMENTO - Poço perfurado, afastado da área de descoberta, para avaliar a extensão da área do reservatório.
STERN ROLLER - ROLO DE POPA - Cilindro móvel na parte central da popa para evitar o atrito do cabo de reboque e seu conseqüente desgaste. Seu diâmetro é projetado para não causar dobra excessiva no cabo de aço.
STERN THRUSTER - PROPULSOR LATERAL DE POPA - Tipo de propulsor localizado na popa, em um túnel, para aumentar a capacidade de manobra da embarcação.
STIMULATION - ESTIMULAÇÃO - Operação para forçar a saída do fluido da formação para o poço (veja FRACTURING).
STOCKLESS - ÂNCORA SEM CEPO - Tipo de âncora moderno que não possui cepo, acessório que forma uma cruz superior com a haste para estabilizar o deslocamento no fundo.
STORAGE DRUM - TAMBOR DE ARMAZENAMENTO - Tambor extra de um guincho para armazenamento de cabo de aço.
STOVE PIPE - TUBO CHAMINÉ - Revestimento do tubo rebitado, usado nos antigos poços perfurados por cabo (veja DRILLING-CABLE TOOL).
STRADDLE TEST - TESTE DE FLUXO - Técnica da colocação de vedadores de poços acima e abaixo da formação reservatório, para a execução (ou condução) de testes de fluxo (veja FLOW TEST).
STRING - COLUNA - Tubulação conectada em seqüência.
STRING SHOT - EXPLOSÃO CONTROLADA DE OBSTRUÇÃO - Carga de explosivos colocada na tubulação de perfuração, suspensa por um cabo elétrico, usada na explosão da tubulação acima da obstrução, quando a coluna de perfuração prende no poço.
STRINGING UP - COLOCAÇÃO DO CABO DE IÇAMENTO - Ação de se conduzir o cabo através da polia cega, cavalete de polias e moitão móvel.
STRIP A WELL - DESAPARELHAR UM POÇO - Retirada de varetas e tubulações de perfuração ao mesmo tempo.
STRIPPER - POÇO POBRE - Poço que só produz pouca quantidade de petróleo.
STRUCTURE - ESTRUTURA GEOLÓGICA - Configuração da geologia em subsuperfície que pode estar associada à presença de petróleo e/ou gás.
STUCK PIPE - TUBULAÇÃO EMPERRADA - Tubulações (perfuração, revestimento, etc.) que prendem no poço e não podem ser elevadas ou abaixadas e, freqüentemente, também não podem ser giradas ou circuladas.
SUB-SEA COMPLETION - COMPLETAÇÃO SUBMARINA - Método de se concluir um poço de produção submarino (ao largo), onde os cabeçotes dos poços são situados no leito do mar e a árvore de natal (veja CHRISTMAS TREE) acima do nível do mar e abaixo do tombadilho de uma plataforma de produção. O petróleo e gás de uma “condução submarina” são levados por linhas do cabeçote do poço à uma plataforma, bóia de carregamento (SBM), ou para terra e seu devido processamento.
SUBSTITUTE OR “SUB” - SUBSTITUTO - Junta de ligação ou união roscada para coincidir com tubulações de diferentes tipos de roscas.
SUBSTRUCTURE - SUBESTRUTURA - Estrutura onde a torre e os motores e guinchos são instalados.
SUCKER ROD - VARETAS DE SUCÇÃO - Varetas para o acionamento de bombas embutidas.
SUCTION BAILER - ASPIRADOR DE FLUIDO - Dispositivo tubular, com válvula de retenção, usado para a retirada de lama ou fluido de um poço, geralmente para estimular a produção do fluido de reservatório, pela redução da coluna hidrostática.
SUITCASE BUOY - BÓIA DE ÂNCORA - Bóia utilizada para recolhimento / lançamento da âncora conectada à esta através de pendentes.
SUITCASE SAND - AREIA NÃO PRODUTIVA - Formação arenítica que se provou improdutiva. O termo deriva do fato de que, quando as operações são suspensas, o pessoal faz a mala (suitcase) e se desloca para outro canteiro.
SUPERCAVITATING PROPELLER - HÉLICE SUPERCAVITANTE - Tipo de hélice utilizado nas embarcações a colchão de ar/hélice (veja OVERMARINE).
SUPPLY VESSEL - SUPRIDOR / NAVIO DE SUPRIMENTOS - Termo dado à embarcação, geralmente um rebocador de alto mar sem dispositivos para reboque ou manuseio, destinada ao transporte de material e granéis líquidos e sólidos para as unidades ao largo (offshore).
SURFACE DEMAND DIVING - MERGULHO COMANDADO DA SUPERFÍCIE - Termo dado ao mergulho com comando de equipe a bordo de um navio de apoio a mergulho (DSV), geralmente através de cápsula de serviço (sino).
SURFACE STRING - COLUNA DE SUPERFÍCIE - Primeira coluna de revestimento colocada no poço para fechar as formações de superfície e agir como chumbador para o cabeçote do poço e das comportas de segurança (veja BLOW OUT PREVENTER).
SUSTAINING PLASTIC BUOY - BÓIA PLÁSTICA DE SUSTENTAÇÃO / ARINQUE - Bóia utilizada na sustentação de um mangote de monobóia quando desconectado. Este procedimento está em desuso pela colocação de espia de polipropileno (flutuante). É a bóia utilizada para indicar, em águas rasas, a localização do ferro (âncora) de fundeio.
SURVIVAL CAPSULE - CÁPSULA DE SALVAMENTO - Veja BRUCKER SURVIVAL CAPSULE.
SWAB - LAMBAIO / LIMPADOR DE POÇO - Ferramenta munida de copos de borracha acionada por cabo, usada para a remoção de fluido de perfuração do poço e assim, reduzir a coluna hidrostática, normalmente a fim de induzir o fluxo do poço sob a pressão natural do reservatório.
SWIVEL - TORNEL / DESTORCEDOR - Conjunto suspenso por um gancho e aparafusado ao lado superior do kelly (veja KELLY) por conexão roscada (rosca esquerda).
SWIVEL - DESTORCEDOR - Usado na conexão da amarra à âncora para evitar “cocas” (voltas), também chamado de superswivel.
SYNCLINE - SINCLINAL - Em geologia, indica uma dobra com flancos para cima e convexidade para baixo, contendo rochas estratigraficamente mais jovens em seu núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...