javascript:; F Petróleo Infonet: Cresce participação de private equity no setor de óleo e gás

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cresce participação de private equity no setor de óleo e gás


Na quarta-feira, (16/05), a ABVCAP – Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital, realizou o evento “Capitalização de Empresas da Cadeia Produtiva de Óleo & Gás via Fundos de Private Equity & Venture Capital”. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Bolsa do Rio.  Após as oportunidades que surgiram com a descoberta do pré-sal, várias empresas têm interesse em investir nesta área, mas muitas delas não têm fôlego para investir. É aí que entram os fundos de private equity.

No evento, foram abordadas perspectivas do setor de óleo e gás, atração de investimentos de fundos de venture capital para este segmento, os principais fatores que levam um gestor a investir numa empresa, como o capital empreendedor pode alavancar negócios e tornar mais competitivas as empresas nacionais, além de depoimentos de instituições que cresceram com aportes de venture capital.

Diante do novo ciclo de desenvolvimento do setor de óleo e gás a preocupação é saber como preparar as empresas brasileiras para conseguir torná-las competitivas frente às companhias estrangeiras que estão se instalando no Brasil. “Os fundos de private equity podem colaborar para um melhor desenvolvimento das empresas que atuam na área de óleo e gás, pois além do capital eles agregam valor à companhia, demonstrado através da valorização de suas ações via bolsa”, afirma Clovis Meurer, presidente da ABVCAP.

A programação foi voltada para discussões de como os fundos de private equity (FIPs) atuam no setor de óleo e gás e como deve ser a interação entre os FIPs e as empresas investidas, incluindo o que cada parte busca e o que é necessário juridicamente para que o investimento ocorra. Entre os palestrantes confirmados estão Sidney Chameh, Conselheiro Deliberativo da ABVCAP, Marcelo Moraes, Coordenador do Comitê de Infraestrutura da ABVCAP Gustavo Peixoto, executivo da gestora Mantiq Investimentos e Eduardo Vidal, sócio diretor da Pulsar Invest, além de Leonardo Miranda, sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

O evento contou com o patrocínio da BM&FBOVESPA, Diamond Mountain Capital Group e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, além do apoio da ABDI, ApexBrasil, ONIP e Sebrae.
Fonte: TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...