javascript:; F Petróleo Infonet: Graça Foster trava “guerra” para aumentar produção

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Graça Foster trava “guerra” para aumentar produção




Em evento realizado pela Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP), para festejar o Dia do Geólogo, comemorado na quarta-feira, (30/05), a presidente da Petrobras, Graça Foster, apresentou na terça, (29/05), no Rio de Janeiro, para uma plateia de profissionais do setor, os desafios que a Companhia irá enfrentar para aumentar a produção de petróleo nos próximos anos.  Segundo estimativas da presidente, o pré-sal proporcionará saltos expressivos na produção da estatal para os próximos três a quatro anos.
"Hoje, o desafio é lidar com a depleção (esgotamento natural dos campos) bem como interligar novos poços às unidades para produção de mais óleo. Um dos grandes desafios que tenho imposto ao diretor de E&P é o aumento da eficiência operacional para que possamos ganhar esta 'guerra' que é o aumento da produção", afirmou a Graça.
A executiva apresentou o crescimento na produção da Petrobras ao longo dos últimos anos, o que a tornou uma das cinco maiores produtoras do mundo. A Companhia incrementou a produção em 73% entre 2000 e 2011, saltando de 1,3 milhão de barris de óleo equivalente (boe) por dia para 2,2 milhões de boe/dia, enquanto o crescimento da produção mundial foi de 12%, passando de 75,2 milhões de boe/dia para 84,5 milhões de boe/dia no mesmo período.
“É um cenário que nos encoraja. Vamos ter um Plano de Negócios realista, ainda que com a nossa audácia natural”, ressaltou Graça Foster.
Sobre a incorporação de reservas da estatal, a presidente disse que a Petrobras tinha reservas de 9,65 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), pelo padrão SPE (Society of Petroleum Engineers), passando para 15,71 bilhões de boe em 2011, um crescimento de 63%.
Venda de ativos
O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa disse na última segunda-feira (28), durante a Reuters Latin Amercican Summit, que a Companhia planeja executar no segundo semestre deste ano a maior parte de seu plano de desinvestimento estimando em 13,6 bilhões de dólares. De acordo com o diretor, a Petrobras já iniciou o processo de blocos exploratórios no Golfo do México, com a escolha de um banco para intermediar as negociações com os interessados em comprar ativos.

Fonte: NN

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...