javascript:; F Petróleo Infonet: Rio Oil & Gas: Formação profissional em debate

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rio Oil & Gas: Formação profissional em debate



A formação de recursos humanos e da certificação de mão de obra foi um dos destaques do bloco de debates sobre os principais desafios e cenários da indústria de óleo e gás na tarde de hoje (17), na Rio Oil & Gas. Esse é um dos pontos críticos da indústria de óleo e gás e um dos maiores desafios, principalmente para o desenvolvimento da cadeia e para a exploração do pré-sal.
O debate buscou discutir o problema da mão de obra enfrentado  pelo setor e levantar que soluções estão sendo encontradas. O painel foi moderador por Elias Ramos, superintendente deplanejamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Damian Popolo, gerente sênior de Relações Internacionais da BG Brasil, falou sobre a importância da internacionalização da educação no setor. Ele apresentou a iniciativa de enviar para o Reino Unidos parte dos bolsitas, onde obtém importantes informações sobre os principais avanços nas áreas de petróleo e gásem todo o mundo.
Foco no público interno
Maria Alves, gerente de Recursos Humanos da Universidade Petrobras, destacou que o objetivo das iniciativas da estatal é o público interno. “Nosso foco é o incentivo à especialização dos alunos desde os cursos de graduação,avançando com foco bem definido na área escolhido até o mestrado, o que contribui para o aumento do nível de qualificação profissional”, afirmou.
No ano de 2011, a Universidade Petrobras registrou 224 mil participaçõesde seu corpo funcional. Por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), criado pela Petrobras, em parceria com a ANP, foram disponibilizadas cerca de 10 mil bolsas. O objetivo do PFRH é preparar estudantes a atuar nosetor de óleo e gás. São oferecidos cursos de ensino médio, graduação, mestradoe doutorado.
Segen Estefen, professor e diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, destacou que a formação de recursos humanos na pós-graduação (mestrado edoutorado) está apoiada na pesquisa e desenvolvimento. Estefen destacou que a Cidade Universitária, campus da Coppe/UFRJ, está se tornando um verdadeiro cluster da energia, já que a maior parte dos projetos está voltada para este segmento.
Joaquim Passos, diretor da Abemi, destacou a importância das mudanças culturais na gestão de equipes e reforçou que é preciso investir no Brasil maisem certificações internacionais na capacitação de equipes.
Outros painéis
Além da formação de mão de obra serão debatidos durante a Rio Oil &Gas prevenção de acidentes ambientais, desenvolvimento tecnológico do setor, cadeia de fornecedores, financiamento da indústria de óleo e gás, aspecto jurídico dos acidentes ambientais e o futuro dos transportes.

Por: Flávia Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...