javascript:; F Petróleo Infonet: Chefe da Opep vê 2013 confortável para o petróleo

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Chefe da Opep vê 2013 confortável para o petróleo



LONDRES - O secretário geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse não estar preocupado com o cenário do mercado de petróleo para 2013, uma vez que o grupo exportador produz um milhão de barris por dia (bpd) a mais do que a meta oficial de produção, sem o enfraquecimento dos preços.
"Eu realmente não estou preocupado. Estou ansioso por 2013. Será, eu espero, um ano confortável para a Opep e para o preço do petróleo", disse Abdullah al-Badri em entrevista nesta terça-feira.
Os comentários indicam que o grupo de países exportadores, que se reúne em Viena no próximo mês, não deve fazer grandes mudanças em sua política de produção.
A Opep está produzindo 1 milhão de bpd a mais do que o teto de produção de 30 milhões de bpd, disse ele, e de acordo com estimativas do grupo, a demanda pelo petróleo da Opep vai cair em 2013 para uma média de 29,72 milhões de bpd, uma vez que vai aumentar a oferta de países não membros.
A produção aumentou este ano com uma expansão da capacidade de exportação do Iraque e alta produção da Arábia Saudita compensando a reduzida oferta do Irã, cuja produção teve forte queda este ano devido às sanções do Ocidente.
Badri disse que há um excedente no mercado, mas que não está preocupado com isso.
"Há um excesso de oferta, talvez 500 mil a 600 mil barris por dia, mas eu não acho que será um problema. Se você olhar para a situação do mercado, estamos produzindo 31 milhões de barris por dia, 1 milhão acima do nível acordado, mas o mercado ainda está a 110 dólares o barril. Então vamos esperar para ver."
O Iraque aumentou a oferta iraquiana em cerca de 500 mil barris por dia este ano e o mercado absorveu o volume extra, disse Badri, acrescentando que o Iraque pode acrescentar a mesma quantia de petróleo em 2013.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...