javascript:; F Petróleo Infonet: Transpetro e EAS retomam construção de navios

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Transpetro e EAS retomam construção de navios


Acordo envolve a construção de quatro dos 16 navios suspensos pela estatal
Redação NNpetro 
A estatal Transpetro, subsidiária da Petrobras, comunicou que chegou a um acordo com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para a retomada de construção de quatro dos 16 navios, cujos contratos estavam suspensos há quase seis meses, no valor de 5,3 bilhões. No total, a Transpetro encomendou junto ao EAS 22 navios por R$ 7 bilhões.  
Em comunicado à imprensa, a Transpetro informa que: “o EAS cumpriu as condições previstas nos Termos Aditivos que suspenderam os contratos de construção de 4 dos 10 navios Suezmax encomendados ao estaleiro e, consequentemente, dará continuidade à construção das embarcações, que terão projeto da Samsung”.
A Transpetro também afirma que, em relação à construção dos 12 navios restantes, que integram a encomenda global de 22 navios feita ao estaleiro pelo Promef, a suspensão dos contratos permanece em negociação. Com o acordo entre as empresas, está encerrado o período de suspensão dos contratos dos quatro últimos navios da série.
O estaleiro EAS também construirá sete sondas de perfuração contratadas pela empresa Sete Brasil, no valor total de US$ 5,2 bilhões.
Entenda o caso
Os contratos entre as empresas foram suspensos em maio, por meio de Termos Aditivos que determinam que o EAS apresente um parceiro tecnológico, projetos de navios que atendam às especificações contratuais, plano de ação e um cronograma confiável para a construção das embarcações.
Em junho deste ano, o EAS anunciou que estaria estudando parceria tecnológica com a japonesa IHI Martine United, para fornecer apoio aos projetos da 11ª à 22ª embarcação da Transpetro. Após a saída da Samsung – antiga parceira tecnológica para construção de navios petroleiros – o Estaleiro Atlântico Sul, passou a negociar com alguns grupos japoneses para substituir à coreana. a negociação com a IHI continua sem resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...