javascript:; F Petróleo Infonet: Unifor lança sistema de produção de petróleo

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Unifor lança sistema de produção de petróleo



Com o intuito de impulsionar a indústria voltada para o setor petrolífero, foi desenvolvido no Ceará o equipamento de Bombeiro Mecânico C-114, conhecido popularmente como cavalo de pau. Utilizado na produção de petróleo em terra, a expectativa da empresa responsável, Armtec Tecnologia em Robótica, que atua em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), é oferecer o produto no mercado com desenvolvimento totalmente nacional.


"O equipamento é fácil de montar, compacto e mais fácil de fazer manutenção. Quanto mais durável for, com menos peças sendo trocadas, mais ele rende financeiramente", ressalta o diretor-executivo da Armtec, Roberto Macêdo.

Segundo o coordenador da graduação tecnológica da Unifor em Petróleo e Gás, Roberto Menescal, toda a parte de inteligência e engenharia foi desenvolvida dentro da universidade. "É um grande evento, que marca a retomada da indústria. Agora, vamos fazer testes de padrão internacional para comprovação e acreditação", afirma.

Durante os testes, será utilizada água para simular o funcionamento de um poço petrolífero, com cargas e pesos equivalentes. Após esse momento, os responsáveis pelo projeto esperam que o equipamento passe a ser utilizado no mercado, sendo habilitado para ser vendido com a definição de preços.

Macêdo diz que a única empresa que disponibiliza esse tipo de produto no País é estrangeira, sem capital nacional. "Já existiram iniciativas fomentadas pela Petrobras, mas não chegaram à fase dos preços", enfatiza.

A ideia do projeto local surgiu após o Prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de 2009 recebido pela empresa. De posse dos recursos, foi dada a largada dos trabalhos juntamente com setores da indústria pesada. Nomeado como "Terra", o equipamento da Armtec foi projetado e construído por equipe de alunos, engenheiros, mestres e doutores - sendo a maioria ex-alunos da Unifor.

Inauguração

Todo o projeto tem caráter pioneiro, já que esse é o primeiro cavalo de pau do Norte e Nordeste fabricado por uma microempresa. Instalado dentro da universidade, o objetivo é que os estudantes também tenham contato com o funcionamento do equipamento. A inauguração ocorre nesta terça-feira, dia 20, às 9 horas no Ginásio Poliesportivo da Unifor.

Marco

"É um grande evento, que marca a retomada da indústria. Agora, vamos fazer testes de padrão internacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...